Professores, pesquisadores e acadêmicos do curso de Ciências Biológicas do Cesumar participarão do Plano Municipal de Conservação e Recuperação da Mata Atlântica do município de Maringá, elaborado pela Secretaria Municipal de Saneamento Básico e Meio Ambiente.
Entre os diversos objetivos do plano, estão a criação de corredores de biodiversidade entre fragmentos florestais do município, diagnóstico de áreas degradadas, reflorestamento e o estabelecimento de diretrizes para recuperação da mata atlântica. O projeto é o segundo apresentado e implantado no Brasil, que prevê a criação de corredores ecológicos em áreas urbanas.
As propostas de projetos de pesquisas a serem desenvolvidos pelo curso foram apresentadas em evento realizado no Auditório Hélio Moreira (Prefeitura Municipal de Maringá), em comemoração ao dia do Meio Ambiente. Oitenta acadêmicos do curso de Ciências Biológicas também participaram do evento, acompanhados das professoras Léia Carolina Lúcio e Edicléia Bonini.
Dentre os projetos apresentados pela coordenadora do curso de Ciências Biológicas, professora Alessandra Valéria de Oliveira, estão a criação de um banco de sementes de espécies nativas dos fragmentos florestais do Parque do Ingá, Bosque II e Horto Florestal e o levantamento de espécies da fauna como anfíbios, aves e morcegos. Os projetos serão coordenados por docentes do curso e pesquisadores integrantes do Grupo de Pesquisa de Biotecnologia e Meio Ambiente e terão início no próximo mês.
"Estamos felizes em poder colaborar, através de nossas pesquisas, com um projeto de tamanha relevância para a população e o meio ambiente de Maringá. Esperamos obter resultados que possam subsidiar políticas públicas para a proteção de um dos biomas mais ricos em biodiversidade do mundo e o segundo mais ameaçado do planeta", disse a Coordenadora do curso, Alessandra Valéria de Oliveira.