Unicesumar
Unicesumar

Curso de formação contínua de professores garante evolução da qualidade educacional

Coordenadores dos cursos de licenciatura da UniCesumar e UNIASSELVI aprofundaram boas práticas pedagógicas

Desde janeiro de 2023, a Vitru Educação - mantenedora das marcas UniCesumar e UNIASSELVI - realiza o programa Conecta, que proporciona uma formação continuada, abrangente e inovadora a todos atores pedagógicos da empresa, visando a ampliação de seus conhecimentos e a constante atualização didática. Sendo assim, professores, tutores, mediadores, gestores educacionais e líderes de equipes pedagógicas participam de uma série de atividades, como palestras, workshops, cursos on-line e presenciais, além de momentos de intercâmbio e troca de experiência com outros profissionais da área. Durante a formação, esses educadores passam por temas que ampliam seu repertório, como identidade pedagógica, ciclo de aprendizagem, psicometria, metodologias inovativas, neurociência da aprendizagem.

Um deles foi o encontro em que coordenadores de cursos de licenciaturas de cursos EAD da UniCesumar e UNIASSELVI estiveram reunidos na cidade de Maringá (PR) para o curso de formação de professores. Para tanto, em um dos dias, tiveram contato com o diretor-presidente da Escola de Formação Permanente do Magistério e Gestão Educacional (ESFAPEGE), Amauri Gomes da Silva que, além das perspectivas para o futuro da educação básica no país, comentou sobre a trajetória de sucesso da cidade de Sobral, no estado do Ceará (a 235 quilômetros de Fortaleza), que investe na capacitação permanente de professores e gestores.

A cidade de cerca de 210 mil habitantes conseguiu, entre 2005 e 2017, saltar sua nota dos anos iniciais do Ensino Fundamental no Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb) de 4,9 para 9,1. Outros dados demonstram que em 2000, 49% dos alunos da rede aprendiam a ler na idade considerada certa. Já em 2004, essa porcentagem chegava a 92%. O avanço nos indicadores chamou atenção de muitos profissionais e a cidade passou a receber educadores e especialistas do Brasil e do mundo, buscando compreender o fenômeno e multiplicar essa experiência em outras localidades.

Por esses fatores, a cidade é considerada um dos maiores cases do Brasil ao ter demonstrado que a educação é fundamental para a transformação social. Portanto, o encontro entre o representante da educação de Sobral e os coordenadores de curso permitiu que os participantes pudessem ter uma visão consolidada para a melhor formação pedagógica dos egressos professores. Além desse encontro, os coordenadores puderam discutir temas importantes como diretrizes curriculares e indicadores de qualidade da educação, ao mesmo tempo em que tiveram oficinas para aprofundar as boas práticas da pedagogia, sob o viés da qualificação dos professores na modalidade EAD.

Por sua vez, o diretor-presidente da Esfapege comentou que a entidade é uma Organização Social (OS) e realiza um trabalho independente, mas possui uma forte parceria com a Secretaria da Educação de Sobral. A formação realizada pela Esfapege, acontece mensalmente para professores, coordenadores e orientadores educacionais da rede pública municipal e estadual de ensino. As formações são específicas para cada ciclo da educação infantil; para professores do 1º ao 5º ano do ensino fundamental; para professores de Língua Portuguesa, Matemática, Ciências, História, Geografia, Educação Física, Artes e Inglês do 6º ao 9º ano do ensino fundamental; para professores da Educação de Jovens e Adultos (EJA); para orientadores educacionais; e para coordenadores pedagógicos.

Uma vez ao mês, portanto, os professores de Sobral saem da sala de aula para participarem da formação. Durante o encontro, fazem estudos teóricos e recebem orientações didático-pedagógicas, bem como indicação de sites e ferramentas para pesquisa e planejamento das aulas. “Os educadores recebem um cronograma do que vai ser trabalhado em sala de aula durante o mês, além de sugestões de atividades para trabalharem os conteúdos com duplo foco: cognitivo e socioemocional”, explica Gomes da Silva.

Para o VP Acadêmico da Vitru Educação, Janes Fidélis Tomelin, o ensino superior brasileiro desempenha um papel crucial na formação de professores para o Ensino Básico e Fundamental. “A UniCesumar e a UNIASSELVI estão comprometidas com a constante evolução da qualidade educacional, buscando atualizações curriculares, integração de tecnologia, práticas profissionais sólidas e formação contínua dos professores. Educação de qualidade é a chave para preparar profissionais competentes, capazes de contribuir efetivamente para o desenvolvimento da sociedade. Investir na melhoria do ensino superior é essencial para garantir um futuro educacional mais promissor para o país.” Atualmente, a UniCesumar possui 20 cursos e a UNIASSELVI possui 62 cursos de licenciatura na modalidade EAD.

 

279A2006279A1974279A2025 (1)279A0473

Últimas notícias

Categorias