Curso de Medicina ganha laboratório avançado de Simulação Clínica

Unicesumar oferece primeiro laboratório da cidade que promove cenários simulados de urgência e emergência aos estudantes

foto_imprensa_interna-padrãosite- (2)A Unicesumar investiu R$ 2 milhões na implantação do Laboratório de Simulação Clínica e Habilidades (SimuLab), que possui tecnologia de simulação clínica realística com manequins capazes de simular situações reais com alta fidelidade. São quatro manequins de alta fidelidade, sendo um adulto, uma gestante, uma criança e um bebê, oito manequins de finalidade intermediária e outros destinados à aquisição de habilidades básicas, além de diversos equipamentos médicos e hospitalares. É o primeiro laboratório da cidade a oferecer essa experiência aos alunos do curso de medicina, promovendo cenários de emergência em sala de aula.

Nessas novas instalações, toda semana os alunos do quinto ano participam destas técnicas de ensino na qual há segurança, controle e conforto para analisar o quadro proposto pelos professores enquanto os cenários se tornam progressivamente mais desafiadores e exigentes. Segundo o professor responsável pelo laboratório, Sergio Ricardo Lopes de Oliveira, a utilização de manequins, que simulam pacientes reais, é uma maneira de exigir habilidades básicas e avançadas, que são acrescidas de situações complexas à medida em que o estudante ganha conhecimento, aptidão e confiança. "O aluno pode repetir até atingir a competência adequada, o que torna o ensino mais dinâmico e estimulante além de proporcionar maior segurança tanto para alunos quanto seus futuros pacientes", explica.

De acordo com o professor, as atividades no SimuLab são uma maneira de uniformizar o ensino para que todos os alunos conheçam os mais variados casos clínicos, desenvolvam habilidades técnicas e comportamentais, como lidar com as emoções por conta do alto nível de estresse. "Todas as semanas eles aprendem coisas novas e, na sequência, colocam em prática. Esse treinamento de atendimentos de urgência e emergência os capacita muito para quando estiverem formados", afirmou.

Ele acrescentou, ainda, que enquanto um grupo de alunos atua, os outros observam através do vidro espelhado e imagens captadas por câmeras em diferentes ângulos. Íepois nos reunimos para destacar os pontos fortes do atendimento e o que precisa ser melhorado, tendo acesso a detalhes de cada atendimento."