As carreiras nas áreas da Saúde exigem dedicação e perseverança, ainda mais quando conciliadas com os estudos. Pensando nisso, neste Dia do Estudante (11), a UniCesumar conta algumas histórias inspiradoras de alunos dos cursos de Saúde, com o objetivo de ressaltar a importância da profissão e reconhecer a trajetória dos acadêmicos.
Uma dessas histórias é a do Marcos Sousa, Nascido em Bela Vista do Paraíso (PR) e criado na zona rural, ele viveu cercado por simplicidade e trabalho. Foi somente na adolescência, quando se mudou para Lupionópolis (PR), que surgiu o interesse pela área da saúde, despertado pela série Grey’s Anatomy.
Em 2020, ingressou no curso de Enfermagem da UniCesumar de Londrina (PR). Durante os três primeiros anos, enfrentou uma rotina desafiadora: viajava cerca de 100 km todas as noites para assistir às aulas presenciais.
Marcos atuou como estagiário durante a pandemia e recebeu a Medalha de Honra ao Mérito concedida pela Câmara de Vereadores de sua cidade, em reconhecimento à sua contribuição no atendimento à comunidade local. Além disso, ele foi presidente de classe e do colegiado, exercendo papéis de liderança entre os colegas.
Hoje, Marcos trabalha como enfermeiro na Unidade de Terapia Intensiva (UTI) do Hospital Universitário de Londrina. Seguindo a buscar conhecimento, o enfermeiro está matriculado numa pós-graduação na área de cuidados intensivos.
Outra história de realização é a da Silmara Batista, também aluna de Enfermagem. Aos 45 anos, casada e mãe de um filho de 14 anos, Silmara trabalha como tutora pedagógica na UniCesumar há três anos, mas sempre teve o desejo de cursar Enfermagem. "Tive o primeiro contato com a profissão por meio de um livro, que acendeu uma luz dentro de mim, como se eu tivesse definido o meu objetivo”, conta Silmara, que sempre carregou o desejo de ser enfermeira, mas teve sua trajetória marcada por grandes perdas pessoais.
Aos 28 anos, Silmara perdeu o pai, e aos 30, sua mãe faleceu em seus braços. "Por muito tempo, carreguei a dor e a sensação de impotência, de não poder ajudá-la", lembra. Foi então que a UniCesumar entrou na vida dela, após o esposo ter se formado em Gestão da Qualidade.
Silmara se matriculou no curso de Enfermagem e, após três anos, está prestes a concluir o curso que sempre sonhou. "Sei que meus pais, onde quer que estejam, estão muito orgulhosos de mim", afirma emocionada. Silmara também faz questão de agradecer à universidade pela oportunidade de realizar esse sonho, que representa muito mais que uma formação acadêmica. "Hoje, sei que vou fazer a diferença na vida de outras pessoas, já que não pude fazer nada para tentar salvar minha mãe. A UniCesumar fez parte dessa jornada incrível", diz.
Outra trajetória marcada principalmente pela persistência é a de Geovanna Silva, formada em Enfermagem pela UniCesumar de Londrina (PR). Durante toda a graduação, conciliou os estudos com o trabalho em um mercado, onde atuava todos os dias da semana. A rotina era exaustiva e, por diversas vezes, ela pensou em desistir. Ainda assim, ela continuou. “Enfrentei momentos de dúvida, insegurança e sobrecarga emocional. Mas com a minha fé em Deus e com o apoio da minha família, consegui conquistar esse sonho”, conta a egressa.
A cada conquista de Geovanna, como as boas notas, o desempenho nos estágios e a aprovação do trabalho de conclusão de curso, fazia com que ela enxergasse que todo o esforço valia a pena.
Hoje, já formada, a enfermeira está dando os primeiros passos na carreira. Reconhece os desafios da profissão, mas também sabe que cresceu muito durante a graduação e que tem a base necessária para seguir em frente com responsabilidade e confiança.
Já em Biomedicina, a Gabrielle Faria, egressa da UniCesumar de Londrina, revela que iniciou no curso ao ser reprovada em medicina. "Estava muito assustada, pois tudo era muito novo para mim. Eu estava sem rumo depois de não passar no vestibular para o curso dos meus sonhos. A Biomedicina, então, era uma escolha 'secundária'," conta Gabrielle. Contudo, ao longo de sua trajetória acadêmica, ela descobriu a verdadeira paixão pela área, impulsionada pelas oportunidades oferecidas pela universidade. "Fui para a iniciação científica, participei de eventos e estagiei, e isso foi o que me fez enxergar que eu realmente nasci para ser biomédica", completa.
A pesquisa teve um papel fundamental no desenvolvimento de Gabrielle. A experiência da iniciação científica despertou nela o interesse pela docência e pela área de pesquisa. "Essa experiência foi um divisor de águas, me inseriu de verdade na graduação e me ajudou a decidir a área que queria seguir", afirma. Hoje, Gabrielle é mestra em Patologia Experimental e doutoranda em Ciências Fisiológicas, na área de Fisiologia Neuroendócrina e Metabolismo, além de ser uma profissional habilitada em Imagenologia e Patologia Clínica.
Já Karen de Souza, também egressa de Biomedicina na UniCesumar de Londrina, iniciou sua jornada acadêmica com uma forte afinidade pelas ciências biológicas. Ela sempre teve interesse pela saúde, mas foi ao descobrir a Biomedicina que se encontrou profissionalmente. "Quando vi que a Biomedicina foi o segundo curso mais concorrido na principal universidade pública de Londrina, minha curiosidade foi despertada. Pesquisei sobre o curso e percebi o quanto eu me identificava com a profissão", explica Karen. Ela conquistou uma bolsa integral pelo ProUni para estudar na UniCesumar, e sua experiência na universidade foi fundamental para seu crescimento acadêmico e pessoal.
Karen destaca que, logo no segundo ano da faculdade, iniciou um projeto de Iniciação Científica, o que a inseriu no universo das pesquisas. "Foi um aprendizado técnico e humano, que seguiu além da graduação", lembra. "Os professores me mostraram que a sala de aula é só o começo. O verdadeiro aprendizado acontece na troca, no questionamento, e na vivência prática", diz Karen.
Hoje, Karen é mestra e doutoranda em Patologia Experimental e segue sua trajetória como pesquisadora. "A Biomedicina foi a porta de entrada para o pensamento crítico e para a prática da ciência, que vai muito além dos livros. A base sólida que a graduação me deu me dá confiança para enfrentar os desafios", conclui.
A lista de histórias inspiradoras agora ganha um novo capítulo com a trajetória de Eudes Maria Pereira da Silva, aluna do curso de Nutrição. Filha de professores alfabetizadores, Eudes cresceu com a convicção de que a educação era o único caminho para “ser alguém na vida”. Formou-se em Direito, fez Administração e pós-graduação em Marketing, sempre incentivando jovens estagiários a ingressarem no mercado de trabalho. Movida pela paixão pelo conhecimento, também estudou Psicologia Transpessoal.
Sua vida passou por uma reviravolta após o fim de um casamento de 25 anos. Com duas malas e o coração cheio de esperança, mudou-se para Caxias do Sul (RS) em 2019. Em 2022, atendeu ao convite de uma amiga para conhecer a UniCesumar, prestou o vestibular e foi aprovada no curso de Nutrição a distância. Recentemente, abriu mão do trabalho para se dedicar aos estágios supervisionados, convicta de que a educação novamente a levará a um futuro promissor. Como resume, com a serenidade de quem renasceu para si mesma “Já tive fama, já tive poder, já tive bens, mas não consegui ser feliz, como tenho sido agora.”