Unicesumar
Unicesumar

Dia Mundial da Voz alerta para cuidados com a saúde vocal

Qualquer alteração na voz como rouquidão persistente, dor frequente ou tosse recorrente são sinais de que algo não está legal

 

Considerada o principal instrumento de trabalho de muitas profissões, a voz ainda é negligenciada pela maioria da população de todo o mundo. Por isso, no Brasil, para chamar atenção aos cuidados necessários para preservação da saúde vocal, anualmente, a Sociedade Brasileira de Fonoaudiologia concentra esforços para a realização da Campanha “Amigos da Voz”, com data lembrada em 16 de abril, Dia Mundial da Voz. Em 2024, o tema da campanha é "Minha voz, nossa voz: a força da conexão" e tem como embaixadora a cantora Ana Carolina, que empresta sua imagem e voz para dar ainda mais visibilidade à campanha.

Nesse sentido, a Campanha Amigos da Voz desenvolve conteúdos educativos em forma de folders que incluem um pré-teste de sintomas de distúrbios vocais e um teste para conhecimentos sobre saúde e higiene vocal. A ação convoca profissionais da área para a promoção de atividades de palestras para a população em geral e para profissionais da voz em todo o Brasil. Nesse sentido, o curso de Fonoaudiologia da UniCesumar em Maringá (PR) realiza palestras e ações educativas no campus.

Segundo Aline Gehren, professora e supervisora de estágio da clínica de fonoaudiologia da UniCesumar, as campanhas são importantes para alertar os cuidados com a saúde vocal para que continuem sendo instrumento fundamental da comunicação. “Estimativas apontam que, aproximadamente 70% dos trabalhadores utilizam a voz, sendo que 30% têm a voz como principal instrumento, como os professores, cantores, locutores, operadores de telemarketing. Estes precisam estar atentos para se autoavaliarem com frequência e buscarem profissionais qualificados para um diagnóstico precoce de doenças, como o câncer de laringe”, comenta.

Dentre os alertas da campanha, Gehren destaca que há uma lista do que se deve  fazer e o que se deve evitar. “Há os inimigos número 1 da voz que são o cigarro, bebida alcoólica e alimentos gordurosos. É o combo negativo que agride a saúde da voz. No entanto, qualquer alteração como rouquidão persistente, dor frequente, tosse recorrente é sinal de que algo não está legal. O ideal é consultar com um especialista como médico otorrino ou fonoaudiólogo”, enumera.

Para manter a saúde vocal em dia, ela destaca que é preciso ingerir bastante água, repousar a voz depois de longos períodos de fala, bocejar, respirar pelo nariz e articular bem as palavras. “Por outro lado, deve-se evitar gritar ou sussurrar, pigarrear, e mudanças bruscas de temperatura, principalmente pelo uso de ar condicionado.  “Cuidar da saúde das pregas vocais é tão importante quanto cuidar da saúde de outros órgãos. Prevenir ainda é sempre a melhor opção.”

 

Woman,Lips,With,Sound,Wave,On,Black,Background,In,Neon

Últimas notícias

Categorias