Didática do pensamento crítico é exposta em palestra para professores


Didática do Pensamento Crítico e Habilidades Cognitivas
foram as principais temáticas discutidas em uma formação oferecida a
professores do Colégio Objetivo - pertencente ao Grupo Unicesumar - na manhã do último sábado, 15. Ministrado pelo psicólogo e diretor da Livre-Pensamento Desenvolvimento Educacional, Laênio
Loche, o curso teve por objetivo despertar nos professores a utilização prática
de diferentes abordagens em sala de aula de modo a instigar a promoção do
raciocínio próprio nos alunos.

A abertura do evento foi
realizada pelo reitor da Unicesumar, Wilson de Matos Silva, que destacou a
importância da reciclagem e da procura por conhecimento constante pelos
profissionais "Quem não aprender a aprender estará fora do mercado em pouco
tempo. A aprendizagem é permanente e o conhecimento precisa ser repassado como
agente de transformação da sociedade. Diferentes abordagens transformam os atos
de se instruir e repassar conhecimento em algo prazeroso. Ganha o profissional,
o aluno e a instituição, todos satisfeitos com o processo de ensino",
complementou o reitor. 

Na plateia presente no
Auditório Professor Bressan estiveram 
76 professores da Educação
Infantil ao Ensino Médio da instituição, entre eles diretores, coordenadores,
supervisores e psicólogos. Ao longo da abordagem, Loche focou-se na importância
do discipulado baseado em uma didática estimulante como consequência do bom
desenvolvimento do aluno, a sistematização de um conjunto de estratégias para
nível de participação homogênea das turmas e também a adaptação do ensino no
mundo contemporâneo, repleto de conhecimento.

"Nesta era, estamos imersos em um oceano de informação.
Como lidar com tanta comunicação? De que maneira os professores podem promover
a compreensão de seus alunos, fazendo com que os mesmos saibam discernir as
informações válidas, confiáveis e verdadeiras das inconsistentes, imprecisas
e falsas?", indagou Loche.

O palestrante destacou o
excesso de informação atual como "empecilho" na aprendizagem, e estimulou os
educadores a organizar um conjunto de ideias dentro das disciplinas aplicadas
para ajudar os educandos a trabalharem a compreensão do que é verdadeiro.
Laênio mostrou na prática exemplos de questões aplicadas em exames nacionais,
como ENEM e ENADE que estimulam a reflexão das questões avaliatórias.

Para o professor de química
do Ensino Médio, Vinícius Santos, formações deste gênero são extremamente
válidas. "Aprimorar a ação pedagógica, ampliar as ferramentas e refletir sobre
as melhores escolhas para lidar com a aprendizagem de nossos alunos é uma prática
positiva. No Colégio Objetivo, trabalhamos as competências e habilidades de cada
aluno de maneira individualizada. Enquanto profissionais, podemos e devemos nos
aprimorar para auxiliá-los na busca por conhecimento", complementou Santos.

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