Documentário mostra impacto do PEEB em escolas públicas

A UniCesumar lançou um documentário sobre o Programa de Excelência na Educação Básica (PEEB), desenvolvido com escolas públicas de Maringá e região. Na produção, alunos, professores, diretores e pais, contam como o programa tem feito diferença no dia a dia da escola e trazido benefícios, principalmente ao formato de aprendizado das crianças.

Desenvolvido na UniCesumar desde 2013 e ligado ao Instituto UniCesumar, o PEEB tem o objetivo de propor novos formatos de ensino e aprendizagem para os professores, diretores e secretários da Educação, visando a excelência na educação básica. “A escola é um espaço de interação e troca de conhecimento. É nesse espaço onde se tem oportunidades de crescimento intelectual e de relacionamentos e de valores. Por isso é tão importante trabalhar a base da educação dos alunos”, explica a doutora em Educação e coordenadora pedagógica do PEEB, Tânia Periotto.

Para a professora Janete Machado, o PEEB proporcionou aos professores novas formas de ensino. “Às vezes a gente ficava só ensinando do nosso jeito. Com o PEEB descobrimos que há outras maneiras que podem levar mais rápida e eficientemente o conhecimento à criança.”

“O que eu aprendo eu busco trabalhar na sala de aula, trazer aquela prática e o desenvolvimento do aluno é muito melhor”, relatou a professora Lidiana de Oliveira.

“O objetivo deste programa é identificar as causas e fragilidades da educação fundamental. Já atingimos mais de 50 mil pessoas com o projeto, mais de 350 professores. Só no ano passado atingimos 5.200 alunos só dos quartos e quintos anos do Ensino Fundamental. Os 30 municípios que trabalhamos estão entre os 100 melhores no IDEB. O primeiro lugar, o terceiro e o quinto do Paraná são da nossa região. Percebemos que é preciso mudar o modelo de ensino”, explicou José Gonçalves Vicente, coordenador do PEEB.

Para o diretor de escola Guto Renato Berto, “o PEEB para mim significa amor. O município nos oferece uma formação, mas a UniCesumar vai além e dá um suporte pedagógico para a escola. Eles me ajudaram na parte tecnológica e tudo o que eu preciso eles me ajudam”, diz ele, emocionado.

A mãe de uma das alunas, Deonice Maria Aita, destaca a educação além da escola, que é muito discutida nas reuniões do PEEB com os pais. “Os pais precisam passar limites para os filhos, é muito importante estar presente na vida escolar deles.

Tania Periotto explica que a prática do PEEB começa com a aplicação dos cadernos de avaliação, onde se verificam as lacunas de aprendizagem em Matemática e Língua Portuguesa, seguido pela tabulação dos dados e geração de relatórios com devolutivas de resultados pontuais de cada contexto. Por fim, são ministradas as oficinas de formação para suprir as lacunas que foram identificadas nos relatórios.

“Trabalhamos junto aos professores e pais para dar ferramentas para que eles consigam melhorar a educação”, explica o reitor da UniCesumar, Wilson Matos.

“Acredito que esse programa ajuda a criança a sonhar com a educação e com a sua profissão. Sabemos das dificuldades da escola pública, mas na nossa macrorregião, temos visto a diferença na vida das famílias dos professores, dos gestores e da escola e sociedade onde estão inseridos. A ideia é que essas crianças se tornem profissionais que transformem a sociedade e reproduzam essa educação para todo o Brasil”, ressalta Weslley Matos, diretor de Relações Institucionais e presidente do Instituto UniCesumar.

O PEEB

Programa de Excelência no Educação Básica(PEEB), em seu campo de atuação, abre espaço para os professores e alunos do Programa de Pós-Graduação em Gestão do Conhecimento nas Organizações (PPGGCO). São vários os projetos e dissertações desenvolvidas no âmbito das cidades e escolas atendidas pelo PEEB. Artigos publicados em revistas e apresentados em congressos relatam os avanços alcançados pelas escolas atendidas. Além de viabilizar a integração da academia com a comunidade, destaca-se no fortalecimento do tripéensino, pesquisa e extensão, o envolvimento de professores, alunos da graduação e mestrandos em ações que buscam a excelência e qualidade na educação básica.

Por trabalhar com cinco variáveis (gestão da organização escolar, professor, família, sociedade civil organizada e o aluno da educação básica), o PEEB transita por diferentes áreas do conhecimento e está aberto para acolher pesquisadores interessados em somar seus estudos em favor da educação de qualidade.