Doutoranda em Promoção da Saúde Fabiane Dolphine Fuentes Penachiotti Participa Da 24ª Conferência Mundial em Promoção da Saúde – Montreal, Canadá

A doutoranda Fabiane Dolphine Fuentes Penachiotti, matriculada no Programa de Pós-graduação em Promoção da Saúde (PPGPS) da UniCesumar, participou, de 15 a 19 de maio, da 24ª Conferência Mundial sobre Promoção da Saúde (24th World Conference on Health Promotion), transmitida virtualmente de Montreal, Canadá. Este grande evento, promovido pela União Internacional para a Promoção da Saúde e Educação (IUHPE), teve como tema Promovendo políticas de saúde, bem-estar e equidade. Toda a programação da Conferência Mundial esteve alinhada à missão da IUHPE que consiste em avançar na promoção efetiva da saúde e no desenvolvimento e implementação de políticas públicas saudáveis. O programa contou com palestrantes que são referências mundiais em promoção da saúde, espaço para discussões sobre os temas da conferência e cerca de 1.000 apresentações orais, pôsteres e workshops que abordaram os desenvolvimentos mais recentes na promoção da saúde.

A doutoranda Fabiane, orientanda da Profa. Dra. Rute Grossi-Milani, apresentou dois trabalhos: Resources Predictors of Anxiety and Mental Health in Brazil during the Pandemic, no qual abordou os recursos de enfrentamento que foram preditores de ansiedade e saúde mental positiva para brasileiros, durante a pandemia de COVID-19; e Who are the most anxious Brazilians during the pandemic? em que revelou os grupos de brasileiros que apresentaram mais sintomas de ansiedade durante o mesmo período. Foram coautoras as professoras Dra. Rute Grossi-Milani e Dra. Mirian Ueda Yamaguchi, além das pesquisadoras Shifra Sagy e Adi Mana, de Israel, referência em salutogênese. A parceria resultou da colaboração internacional que reuniu pesquisadores de vários países em torno da temática utilizando de recursos individuais, sociais e nacionais.

Durante a programação científica do evento, a doutoranda participou de conferências e workshops que abordaram as oportunidades e desafios para o campo da promoção da saúde, inovações em bem-estar e autocuidado, a contribuição da salutogênese e da literacia em saúde para políticas mais equitativas, o papel da resiliência em momentos de crise, o uso de ferramentas digitais para estimular hábitos saudáveis, a escola como ambiente-chave para vidas saudáveis entre outros temas relevantes. Neste sentido, o evento foi uma oportunidade para conhecer e fazer um balanço das estratégias e ações que podem ser tomadas para alinhar as políticas públicas com os objetivos de saúde, bem-estar e equidade (por exemplo, Saúde em Todas as Políticas), envolvendo todos os setores da sociedade e todas as regiões do mundo.

Imagem 1Imagem 2