Unicesumar
Unicesumar

Educação a distância cresce mais de 1000% nos últimos 10 anos

Especialista afirma que, em cinco anos, 50% dos estudantes cursando o ensino superior estarão na modalidade a distância

Post_EAD_Linkedin (1)Autonomia, flexibilidade, qualidade de ensino e preço acessível. Essas são algumas das vantagens da Educação a Distância (EAD), responsáveis por impulsionar esta modalidade de ensino. De acordo com o Censo da Educação Superior de 2015 do Ministério da Educação (MEC), a EAD retêm 17,4% do total de matrículas realizadas no ensino superior no Brasil. Ou seja, dos 8 milhões de universitários, 1,4 milhão estão cursando à distância.

Pode-se afirmar que esses números são significativos, uma vez que, em 2005, por exemplo, eram cerca de 100 mil alunos matriculados na EAD por todo o país, representando um crescimento de mais de 1000% em 10 anos. Para o diretor da Associação Brasileira da Educação a Distância (ABED), Carlos Longo, os números devem aumentar consideravelmente nos próximos anos.

“Muitos fatores estão colaborando para o crescimento da EAD. Os avanços tecnológicos, qualidade de ensino, o cotidiano agitado, a importância da profissionalização e a capacitação permanente são alguns deles. Por esses e outros motivos, acreditamos que, em cinco anos, teremos 50% dos estudantes cursando o ensino superior na modalidade a distância”, afirma.

Ainda segundo Longo, a educação a distância está conquistando seu devido espaço e respeito, não somente no cenário educacional, mas no empresarial também. “As empresas estão, cada vez mais, exigindo colaboradores que são proativos, responsáveis, flexíveis, entre outras qualidades. Por ter uma metodologia de ensino completa e de qualidade, a EAD desenvolve essas e outras habilidades no indivíduo. E, justamente por isso, os gestores responsáveis pelas contratações estão dando preferência para pessoas que tenham uma graduação ou especialização através da metodologia EAD”, explica.

Para Willian de Matos Silva, pró-reitor de ensino da EAD Unicesumar (Centro Universitário de Maringá), a modalidade é a oportunidade para que todos tenham acesso à educação superior. “Acreditamos que a EAD é a modalidade que pode mudar o cenário da educação no Brasil. Por proporcionar flexibilidade ao aluno, através de uma metodologia com qualidade e com valores acessíveis, a educação a distância pode impulsionar o crescimento do número de alunos em curso superior no país. Desta forma, os brasileiros terão a possibilidade de entrar para a vida acadêmica e traçar um caminho de oportunidades e experiências que só a educação proporciona”, afirma.

A Unicesumar registrou, nos últimos anos, um aumento na procura pela educação a distância. Em 2011, por exemplo, a instituição tinha 11 mil alunos matriculados na modalidade. Em 2016, o número saltou para 65 mil. Ou seja, em cinco anos, a instituição teve um aumento de 490%. Já para 2017, a expectativa é que este número ultrapasse a marca de 100 mil acadêmicos.

 

Expansão Unicesumar

Devido ao crescimento no número de alunos e a qualidade educacional oferecida pela Unicesumar, em meados de 2016, o Ministério da Educação (MEC) anunciou a aprovação da abertura de mais de 230 polos de educação a distância para a instituição.

O projeto de expansão da Unicesumar vem sendo planejado desde 2014 e prevê investimentos na ordem de R$ 40 milhões, com a abertura das novas unidades. Para definição das cidades, a instituição realizou estudos de inteligência de mercado, que analisaram diversas regiões e municípios brasileiros.  A princípio, a instituição teve como objetivo estar presente em todos os estados brasileiros e suas capitais. A escolha das demais cidades levou em consideração o desenvolvimento econômico local, entre outros fatores, como a ausência de ensino superior ou EAD.

Diversos municípios do Brasil estão disponíveis para abertura de um polo da Unicesumar. Interessados em representar a instituição devem entrar em contato através do número 0800 601 6130 ou site www.unicesumar.edu.br/ead/seja-parceiro.

 

Últimas notícias

Categorias