Acadêmicos da UniCesumar participam de Projeto Multicêntrico, em parceria com a USP

Pesquisa vai avaliar a efetividade da triagem pré-hospitalar em pacientes vítimas de trauma

Desenvolver pesquisa durante a graduação, além de ampliar o conhecimento do aluno, pode auxiliar na resolução de problemas que afetam a comunidade. Pensando nisso, a UniCesumar incentiva a participação dos estudantes na área de pesquisa e, na unidade de Ponta Grossa, os acadêmicos do segundo ano de enfermagem participam, a partir desta sexta-feira (31), da execução de um projeto multicêntrico, que vai analisar questões importantes relacionadas aos pacientes que chegam aos hospitais vítimas de trauma.

O projeto conta com a participação de pesquisadores de diferentes regiões do Brasil e de outros países da América Latina, como a Argentina, Colômbia, Cuba, México, Porto Rico e Uruguai. No Brasil, a coordenação da professora Lilia de Souza Nogueira, da Escola de Enfermagem da Universidade de São Paulo (USP). A pesquisa tem o objetivo de avaliar a influência do tipo de suporte pré-hospitalar e da triagem no tempo de permanência e mortalidade hospitalar, de pacientes vítimas de trauma.

Em Ponta Grossa, o projeto será realizado em um hospital que é referência no atendimento de trauma no município. Participam da ação 10 alunos da UniCesumar e a pesquisa será aplicada durante todo o mês de junho, sob a supervisão das professoras Dyenily Alessi Sloboda e Lillian Caroline Fernandes, docentes de Enfermagem do campus de Ponta Grossa. “ Esses dez alunos serão divididos em escalas para acompanhar, durante todo o tempo, a chegada dos pacientes. É um ganho muito grande para os acadêmicos, que ainda no segundo ano do curso terão a experiência de participar de um projeto internacional, observando a realidade nas áreas de urgência e emergência, que geralmente ocorre nos estágios aplicados no terceiro e quarto ano da graduação. Outro ganho é o fato de terem contato com demais profissionais da área”, conta Dyenily.

Para a coordenadora do Centro de Ciências Biológicas e Saúde da UniCesumar, Tatiana Stremel, a participação dos alunos é uma excelente oportunidade de crescimento profissional. “Projetos como esse proporcionam uma vivência profissional diferenciada, fomentando a análise crítica em relação ao planejamento da saúde”.

Os projetos multicêntricos são análises que seguem um protocolo único e são realizadas em vários centros de pesquisa, seguindo o mesmo procedimento. A coleta de dados ocorre simultaneamente em todo o Brasil e nos demais países participantes. Após a coleta de informação, que termina no dia 30 de junho, os dados serão lançados em um sistema, em que serão condensados e analisados.