Unicesumar
Unicesumar

Em parceria com Estado, UniCesumar inaugura centro de apoio para animais silvestres

Localizado na Fazenda Experimental da instituição, em Maringá, espaço reforça cuidados com a fauna silvestre na região

A UniCesumar, em parceria com o Governo do Paraná, por meio da Secretaria do Desenvolvimento Sustentável e do Turismo (Sedest), inaugurou nesta quinta-feira (16/12) o Centro de Atendimento à Fauna Silvestre (CAFS) de Maringá. A unidade, localizada na Fazenda Experimental da universidade, será responsável pela recepção, triagem e atendimento de animais silvestres em situação de risco. 

A inauguração contou com a presença do reitor da instituição, Wilson de Matos Silva, do secretário estadual do Desenvolvimento Sustentável e do Turismo, Márcio Nunes, do prefeito de Maringá, Ulisses Maia e outras autoridades e representantes da universidade.  

Com 500 metros quadrados, o CAFS de Maringá tem capacidade para atender animais de pequeno porte, como aves, tatus, capivaras, cachorro do mato, entre outros. Segundo o secretário do Desenvolvimento Sustentável e do Turismo, Márcio Nunes, por meio do convênio com o governo estadual, a UniCesumar investiu mais de R$ 1 milhão na construção do espaço. O Estado fará um repasse anual de R$ 150 mil para manutenção do local.  

A unidade de Maringá é a quinta no Paraná. O Estado também conta com espaços nessa modalidade, em parceria com instituições de ensino, instalados em Curitiba, Londrina, Cascavel e Guarapuava.  

O reitor da UniCesumar, Wilson de Matos Silva, também destacou a importância do local para o conhecimento científico produzido na instituição, tanto na graduação como na pós-graduação stricto sensu, principalmente com o Mestrado em Tecnologias Limpas. O programa tem linhas de pesquisa voltadas para o meio ambiente e a agropecuária. 

“A missão desse local será recuperar, tratar, cuidar dos animais e, quando possível, colocar de novo na natureza. É um prazer darmos mais essa contribuição para a comunidade como UniCesumar. Uma universidade também tem que ter essa visão social, que já temos muito forte e agora estamos intensificando na área ambiental”, disse o reitor.   

“Essa parceria com as universidades traz benefícios tanto para o Estado como para as instituições. O convênio com o Governo do Estado é por meio de um repasse financeiro que fazemos e ainda dá a possibilidade dos professores e alunos desenvolverem não só o cuidado com os animais, mas também pesquisas”, afirmou Márcio Nunes. 

O CAFS presta auxílio ao Instituto Água e Terra (IAT) no recebimento de animais silvestres vítimas de maus-tratos, comércio ilegal, tráfico, cativeiro irregular e outras situações de risco. Após a recepção e o atendimento médico veterinário, o IAT decide sobre a destinação dos animais. Sempre que possível, eles são devolvidos à natureza.  

A professora Jussara Leonardo, responsável técnica do local, explicou que veterinários, biólogos e grupos de alunos vão atuar na observação e atendimento dos animais abrigados. Segundo ela, além de fortalecer o cuidado com a fauna na região, o local será importante para a formação e vivência prática dos estudantes.  

“O CAFS é muito importante para os estudantes, que vão aprender mais sobre conservação e como eles podem manter a nossa fauna e trabalhar em prol dela, que muitas vezes é criada inadequadamente ou está em lugares críticos”, afirmou a professora. 

Estrutura    

O Cafs de Maringá é composto por dois containers para atendimento, avaliação e triagem dos animais. O local conta com ambulatório, espaço para armazenamento, higiene e cozinha para preparo dos alimentos. Além disso, foram construídas baias de alvenaria para abrigar mamíferos e outros animais silvestres.  

Segundo o chefe regional do IAT em Maringá, Antonio Carlos Moreto, a estrutura da UniCesumar, que conta com o curso de Medicina Veterinária, Hospital Veterinário e a Fazenda Experimental, será fundamental no trabalho de conservação da fauna. 

“O município de Maringá está entre as regiões que possuem maior número de apreensão de animais silvestres vitimados. Nesse sentido, ter um local adequado, com corpo técnico capacitado que possa receber, triar, dar o devido tratamento médico veterinário adequado para as espécies até sua destinação final é uma estratégia importante de conservação das espécies”, disse Moreto.   

O prefeito de Maringá, Ulisses Maia, também destacou a importância do local, que amplia o atendimento para mais animais e reforça a parceria da instituição com o município nos projetos de bem-estar animal.  

“A prefeitura já tem uma parceria com a UniCesumar para o atendimento de animais de rua e precisávamos de um local para os animais silvestres. Vamos manter essa parceria e a prefeitura vai indicar os animais, recolher e trazer pra cá para eles serem atendidos e recuperados para depois voltarem para a natureza”, afirmou Maia.  

Instituição recebe Selo Amigo da Fauna 

Durante o evento, a UniCesumar também recebeu o Selo Amigo da Fauna. A placa, desenvolvida pelo IAT, é entregue para as instituições parceiras que trabalham pela conservação da fauna no Estado. 

Além do CAFS, a universidade conta com outros projetos próprios para a conservação da fauna e do meio ambiente. Na quinta (16/12), a instituição também inaugurou dois novos viveiros para aves, na Fazenda Experimental, que fazem parte do mantenedor de fauna silvestre (local autorizado pelo IAT para manter animais de fauna silvestre).  

O viveiro maior tem 150 metros quadrados com 9 metros de altura e o outro tem 90 metros quadrados com 3 de altura. O espaço, também na Fazenda Experimental da instituição, já abriga 15 animais, dos quais 11 são araras e quatro papagaios. A previsão é que outros animais sejam transferidos ainda esse mês.  

A UniCesumar também realiza a preservação ambiental de uma grande área na Fazenda Experimental. O local tem 480 hectares, com uma área de mata nativa de 158 hectares localizada a 3 km do perímetro urbano de Maringá. 

 

 

Últimas notícias

Categorias