Encontro científico apresenta mais de mil trabalhos do Brasil, Portugal e Dinamarca

EPCC da Unicesumar premia os melhores trabalhos em quatro áreas do conhecimento

Biocombustível produzido a partir do óleo de café, aplicação do videogame para que idosos ganhem força muscular e nanotecnologia na construção civil são algumas das pesquisas apresentadas no X Encontro Internacional de Produção Científica (EPCC) da Unicesumar, que começou nesta terça-feira (24), no campus de Maringá (PR). Ao todo, são 1.118 trabalhos de diversas áreas do conhecimento, elaborados por acadêmicos da Unicesumar e de outras instituições de ensino superior. O evento reúne participantes de 15 Estados brasileiros, além de Portugal e Dinamarca. A maior parte dos trabalhos inscritos (1.056) é do Paraná, sendo que 626 são de estudantes de graduação e pós-graduação da Unicesumar.

Para incentivar a pesquisa acadêmica e estimular os participantes do evento, o EPCC vai premiar os melhores trabalhos em quatro categorias: Ciências da Vida, Ciências Exatas, Tecnologias e Engenharias e Humanidades. O primeiro colocado em cada uma delas receberá R$ 600,00, o segundo colocado, R$ 400,00 e o terceiro, R$ 300,00.

Segundo a diretora de pesquisa da Unicesumar e presidente do Instituto Cesumar de Ciência Tecnologia e Inovação (ICETI), Ludhiana Ethel Kendrick de Matos Silva, o encontro tem o propósito de avaliar integrantes dos programas de iniciação científica da instituição e proporcionar a troca de experiências entres os participantes. “O objetivo é divulgar a produção científica desenvolvida pela comunidade acadêmica interna e de instituições de ensino superior do país e do exterior, além de promover o intercâmbio entre pesquisadores, visando a troca de informações científicas”, disse.
Organizado pela Diretoria de Pesquisa da Unicesumar, com apoio do ICETI, o EPCC é realizado a cada dois anos. Em 1999, na sua primeira edição, 72 trabalhos foram apresentados. Na segunda edição, foram 477 trabalhos e a partir da quinta edição ganhou abrangência internacional.

A décima edição do EPCC recebeu a inscrição de 1.252 trabalhos, dos quais 1.118 foram aprovados pelo Comitê Assessor de Pesquisa (CAPEC) da Unicesumar e de uma comissão científica convidada, composta por professores pesquisadores dos programas stricto sensu.

Ludhiana explica que são duas as modalidades de trabalho: resumo expandido, que são pesquisas em desenvolvimento, portanto com resultados parciais ou finais; e artigo completo, somente para os que foram concluídos. “Alguns desses artigos foram classificados pelos avaliadores para concorrerem aos prêmios nas categorias iniciação científica e pós-graduação”, afirmou a diretora.

Ao todo, serão apresentados 332 trabalhos na modalidade de comunicação oral e 786 na de painel dialogado. Os trabalhos aprovados e expostos no evento ficam nos anais eletrônicos, com registros de ISBN e ISSN, e ficam permanentemente na página da Diretoria de Pesquisa, no endereço www.unicesumar.edu.br/pesquisa/eventos/.

Atualmente, a Unicesumar conta com 168 bolsas de iniciação científica e 50 de produtividade em pesquisa para docentes dos programas de mestrado. “Então, o evento é muito importante para a instituição, pois coloca a comunidade acadêmica em contato direto com pesquisadores de várias áreas do conhecimento de outras instituições do país e do exterior, além de trazer, discutir e disseminar assuntos atuais voltados à pesquisa científica e tecnológica. Além disso, o encontro viabiliza o contato com as instituições por meio de seus pesquisadores para formação de parcerias para desenvolvimentos de projetos de pesquisa e cooperação acadêmica”, destaca Ludhiana.