A Unicesumar recebe hoje como
palestrantes da Semana de Engenharia Civil, dois dos principais especialistas de
obras metroviárias e mobilidade urbana do país, os engenheiros civis Juliano
Penteado e Wilson Busanello, da empresa Odebrecht. Os dois participam das obras
de ampliação das linhas do Metrô do Rio de Janeiro, que faz parte do projeto das
Olimpíadas de 2016. O evento está programado para começar às 19h30min, no
auditório Dona Etelvina.
Penteado destaca que é
importante para os estudantes conhecerem este tipo de obra que está acontecendo
atualmente no Rio de Janeiro "Vamos falar da infraestrutura, funcionamento do
metrô, vamos mostrar como estão sendo estas obras de ampliação e também um
pouco de história, assuntos bem específicos, mas que interessam também a um
público em geral. Esperamos que a gente possa contribuir bastante com as
atividades da Semana de Engenharia", disse.
O engenheiro também abordará a
atuação e especialização que o mercado de trabalho exige para os profissionais,
principalmente no cenário atual de tantas mudanças na estrutura da mobilidade
urbana e obras metroviárias "Vamos abordar as necessidades mundiais e da
América Latina e o mercado de trabalho nessas áreas. O Brasil em especial vem
passando por mudanças que vão exigir bastante capacitação dos profissionais de
engenharia no campo metroviário e de transportes, e é isso trataremos na
palestra de hoje. A intenção é passar para os estudantes um pouco da
experiência de vida e mercado que a gente tem e mostrar quais são as
necessidades do mercado, principalmente em obras como essa", destacou.
Cenário
local
Metrôs são alternativas de
transporte utilizadas hoje em capitais e metrópoles brasileiras, mas em cidades
menores ainda não são vistos como um meio viável às alternativas de transporte
existentes. "Não sei se para cidades
médio-grandes, como o caso de Maringá e Londrina, um metrô seria viável, pois
existem alternativas mais baratas e funcionais para atender este tipo de
cidade. Um projeto que interligaria as regiões metropolitanas foge um pouco da
linha de metrô urbano, seria uma estrutura diferente e bem mais cara. É algo diferente
do que acontece com o Rio, por exemplo", destacou.
A semana de Engenharia continua
com as atividades até amanhã, com a realização de palestras e minicursos e o tradicional
desafio da "Ponte de Macarrão", marcado para a noite, no auditório Dona Etelvina.
No desafio, os alunos devem construir pontes de macarrão, sendo vencedor o
projeto que tiver a ponte mais resistente e com menor peso.