Unicesumar
Unicesumar

RECOMENDE:

Apresentação

O Encontro Internacional de Produção Científica é organizado pela Diretoria de Pesquisa do Centro Universitário de Maringá - UNICESUMAR, e é realizado a cada dois anos. Em 1999, na sua primeira edição, 72 trabalhos foram apresentados. Na segunda edição houve um salto maior, sendo que foram apresentados 477 trabalhos, e a partir da quinta edição ganhou abrangência internacional.

Ele tem o objetivo de divulgar os resultados das pesquisas científicas, promovendo o intercâmbio entre os pesquisadores de vários níveis de conhecimento: graduação, pós-graduação, ensino médio e pesquisadores.

A décima edição do EPCC recebeu 1.252 trabalhos, dos quais 1.118 foram aprovados pela Comissão Científica, composta por pesquisadores membros do Comitê Assessor de Pesquisa da UniCesumar (CAPEC) e pesquisadores convidados vinculados a programas stricto sensu.

Ainda, houve participação de diversos Estados do país, sendo: AL, BA, ES, MG, MS, MT, PB, PR, RJ, RN, RO, RR, RS, SC, SE, SP e de 2 países externos, Portugal e Dinamarca.

Dos 1.118 trabalhos aprovados 626 são da instituição, tanto da modalidade presencial quanto da participação dos polos da Educação à Distância (EAD).

 No X EPCC, foram apresentados 332 trabalhos na modalidade de comunicação oral e 786 na de painel dialogado, e foram  publicados nos Anais Eletrônicos do Evento. Veja os anais.

Os trabalhos da modalidade de Comunicação Oral, que foram indicados pelos pesquisadores e classificados pela Comissão Científica, concorreram ao “Prêmio Pesquisa Científica 2017” em duas categorias: Iniciação Científica e Pós-Graduação.

No total, foram concedidos 18 prêmios, distribuídos pelas seguintes áreas

  • Ciências da Vida(ciências da saúde, ciências biológicas e ciências agrárias);
  • Ciências Exatas, tecnologias e Engenharias (ciências exatas e da terra, Engenharias, tecnologias);
  • Humanidades(Ciências Humanas, Lingüística, Letras e Artes e Sociais Aplicadas)

Veja a relação dos premiados na opção PRÊMIO.

O evento mais uma vez foi um sucesso, engrandeceu nossa Instituição e fomentou a discussão da ciência, tecnologia e inovação entre os pesquisadores e possibilitou parcerias para desenvolvimento de pesquisa em outras universidades.

Agradecemos a brilhante participação de todos que contribuiram para o sucesso do evento!

Ludhiana E. K. de Matos Silva
Diretora de Pesquisa