Estudantes apresentam Seminário de Folkcomunicação


Aconteceu ontem (21), no auditório do bloco 6, a abertura do 7º Seminário de Folkcomunicação, promovido pela disciplina de Teorias da Comunicação ministrada aos alunos do segundo ano de Jornalismo e Publicidade e Propaganda do Cesumar.

O Seminário, que se encerra hoje à noite, tem como proposta apresentar pesquisas feitas pelos estudantes sobre temas da cultura popular brasileira e seus processos comunicativos.

Seis equipes prepararam trabalhos para exposição nos dois dias. Na primeira noite, os alunos apresentaram trabalhos sobre as tribos urbanas caracterizadas pelo estilo dos cabelos, a caracterização de políticos locais e a festa de Santo Antônio, na Paróquia de Santo Antônio de Pádua. A criatividade foi o ingrediente principal, com representações, vídeos e interação com a platéia.

Na continuidade da programação, outras três equipes vão se apresentar hoje à noite, trazendo a origem do jeitinho brasileiro, o teatro popular levando a comunicação para as ruas e os aspectos folkcomunicativos no ritual de formatura de Maringá.

"Os trabalhos são frutos de pesquisas de campo e bibliográficas feitas pelos alunos", explicou a professora responsável pelo seminário, Renata Lara Pimentel, que destacou e agradeceu ao estudante de jornalismo João Paulo Pugin pela organização geral do seminário.

Para Renata, o importante das atividades é a aprendizagem que fica para os alunos, "é eles conseguirem mostrar que entenderam a teoria e transportar isso para uma representação, o que contribui para conhecimento deles", acrescentou.

O evento contou ainda com uma palestra de abertura sobre "Inter(faces) da cultura popular no Brasil",  ministrada pela professora  pesquisadora de culturas populares, Larissa Lara Michelle Lara, da Universidade Estadual de Maringá.

Veja mais fotos [ aqui ]

Últimas notícias

Categorias