Estudantes criam soluções inovadoras para a comunidade

Projetos práticos atendem diversas áreas do conhecimento por meio das Atividades de Estudo Programadas (AEP); resultado será conhecido em 17 de julho

Um módulo urbano temporário criado especialmente para que moradores de rua tenham completo acesso à higiene. Ou uma lingerie que devolve a autoestima e conforto às mulheres mastectomizadas. E ainda: um aplicativo para dentistas que estejam com pacientes em situação de emergência em seus consultórios.

Essas são algumas soluções criadas pelos estudantes dos cursos de graduação da UniCesumar que participaram  das Atividades de Estudo Programadas (AEP) em 2020. A expectativa é que nas duas edições de 2021 surjam  novas surpresas e soluções inovadoras.  A disputa ocorre semestralmente e o resultado  sairá em 17 julho e do próximo semestre em dezembro.

O projeto AEP contempla atividades realizadas por alunos dos campi presenciais da UniCesumar em Maringá, Londrina, Curitiba e Ponta Grossa. Os grupos, formados por quatro estudantes, são desafiados a criar soluções práticas para problemas reais dentro de suas áreas de atuação profissional (humanas, exatas e saúde).

A pró-reitora executiva de Ensino Presencial da UniCesumar, Andrea Borim, está entusiasmada com os resultados, apesar da pandemia que obrigou a realização de atividades de forma remota. “Mesmo com as dificuldades do ensino presencial, conseguimos conciliar a teoria com a prática”, comemora.

”Os resultados devem apresentar grande inovação, convergência e  interesse social”, acrescentou  a professora Vanessa Mochi, Head de Gestão Acadêmica do Ensino Presencial.  Para tanto, os estudantes inscritos no programa – independente da área de conhecimento - participam de oficinas de oratória, edição de vídeo, elaboração de projetos, apresentações de impacto e ideação (como ter boas ideias).  “Importante que o projeto sirva à comunidade”, salienta.

PREMIADAS

Uma das equipes premiadas no ano passado veio do curso de Moda em Maringá. As alunas Bruna Sabrina Santana e Maria Luiza Carrilho de Carvalho criaram a “ Alça Rosa”, uma empresa dedicada a criação de lingeries para mulheres que passaram pela mastectomia, retirada de uma ou ambas as mamas, decorrente do câncer de mama. “O objetivo foi desenvolver uma lingerie que valorize o corpo e que atende as necessidades dessas mulheres, compreendendo suas necessidades e proporcionando o conforto e evidenciando a feminilidade da mulher”, explica Maria Luiza.

As estudantes perceberam que há falta no mercado de sutiãs para mulheres mastectomizadas. As próteses de silicone oferecidas são muito pesadas e inadequadas. “Com estudos e experimentos de materiais,  a solução foi desenvolver uma prótese externa em camadas de manta acrílica, moldada perfeitamente ao busto da mulher até as axilas e revestida com tecidos de poliamida que é bem leve e absorve a humildade”. A criação foi aprovada no teste de usabilidade e ergonomia, além disso as alunas querem conscientizar a sociedade, não ser apenas uma marca que vende, mas que busca de fato ajudar essas mulheres.

PREMIAÇÃO

A premiação da edição 2021 vai ocorrer nas seguintes categorias: Melhor AEP por Turma, Melhor AEP por Curso e Melhor AEP por Centro (exatas, humanas e saúde) e Melhor AEP por unidade. As atividades selecionadas disputarão o prêmio de Melhor AEP por Unidade, no qual os alunos vencedores recebem desconto de 100% na próxima mensalidade. Já os estudantes vencedores da Melhor AEP por Centro receberão um brinde especial.