Estudantes de comunicação classificam trabalhos para o Intercom Sul

Estudantes de Jornalismo e Publicidade do Cesumar aprovaram quatro trabalhos para apresentação no mais importante congresso científico de comunicação do país,  o 13º Intercom Sul (Congresso de Ciências da Comunicação da Região Sul), que acontece de 21 de maio a 2 de junho em Chapecó (SC).

Os três trabalhos classificados para apresentação na Expocom (Exposição de Pesquisa Experimental em Comunicação), que acontece durante o congresso, ficaram entre os cinco melhores nas categorias de Jornalismo Informativo, Videodocumentário  e Radiodocumentário.  O quarto foi um artigo selecionado para apresentação em sessão científica.

 Além de mostra, a Expocom é um prêmio destinado aos melhores trabalhos experimentais exclusivamente produzidos por alunos de graduação no âmbito dos cursos de Comunicação Social e suas habilitações. Os melhores apresentados na edição regional serão classificados para a edição nacional, que acontecerá em setembro em Fortaleza.

Entre os trabalhos classificados do Cesumar está a reportagem "Doze horas no canavial", de Camila Munhoz  Maciel, que conta como é a vida dos cortadores de cana na região Noroeste do Paraná e foi publicada na revista experimental do curso de Jornalismo "Eu tenho", sob a coordenação da professora Rosane Verdegay.

"Por trás do anonimato: um retrato da vida nas ruas" é um videodocumentário que será levado pelos estudantes Johnny Massashi Katayama, Ana Luiza Verzola e Pedro Henrique Grava.  O vídeo foi produzido no quarto bimestre do ano passado na disciplina de Produção em TV, sob a orientação da professora Elaine Cristina Guarnieri e também se transformou num radiodocumentário, que foi apresentado na Rádio Universitária Cesumar, a RUC FM, sob orientação do professor Vinicius Dorne.

O terceiro trabalho é das estudantes Marcella Barros Tait e Mariana Dursk, que se formaram em 2011. Trata-se da reportagem "Na Garupa dos Motoboys: a rotina e os desafios da profissão em Maringá", um radiodocumentário produzido como Trabalho de Conclusão de Curso, sob orientação do professor Vinicius Dorne.

Já a estudante Ivania Skura, do terceiro ano de publicidade, apresentará um artigo científico, desenvolvido por meio do Programa de Iniciação Científica, em que analisa a reação do jovem maringaense frente às propagandas na mídia que incentivam a prática esportiva.

Para o coordenador dos cursos de Comunicação, Ricardo Torquato, o interesse dos estudantes em apresentar trabalhos neste congresso significa que há a preocupação deles em produzir trabalhos consistentes, que possam ultrapassar o nível da sala de aula e ganhar projeção lá fora. "Nós temos uma produção excelente de trabalhos acadêmicos e o congresso é uma oportunidade de mostrarmos isso", comentou.

 A estudante Ana Luiza Verzola disse que a experiência de levar o trabalho ao Intercom é nova. Segundo ela, "o fato de ser um, dos cinco selecionados, em uma categoria que geralmente é bastante concorrida [o videodocumentário] já é um motivo de orgulho".

"Isso mostra que a faculdade dá a oportunidade necessária para que o aluno se prepare aos desafios do mercado de trabalho, com base em experiências acadêmicas, e também na produção de conteúdos que são reconhecidos lá fora", afirmou, ao agradecer a professora Elaine, "pelos ensinamentos em sala", como à coordenação de curso, "por nos auxiliar até o presente momento com a participação no Intercom".


Últimas notícias

Categorias