Estudantes de moda produzem agasalhos para doação


Fazendo o reaproveitamento de retalhos doados por indústrias de confecções, estudantes de moda do Cesumar estão produzindo agasalhos que serão doados a crianças de uma creche de Maringá.  A atividade começou a ser desenvolvida em laboratório no início do ano letivo e no final deste mês o repasse será feito à entidade escolhida.

Cem peças de agasalhos foram confeccionadas pelos estudantes do terceiro e do quarto ano e irão atender crianças de 1 a 4 anos de idade. O curso recebeu o tecido de uma indústria de Maringá e os retalhos vieram de vários doadores.

De acordo com a professora que propôs a atividade, Loeci Scapinello, o trabalho é ecologicamente correto porque evita o descarte dos retalhos de tecidos no meio ambiente e desenvolve entre os estudantes a responsabilidade social.

Loeci explicou que os restos de tecidos são utilizados na ornamentação das peças. Utilizando a técnica do patchwork, os estudantes transformam os retalhos em detalhes que são aplicados nas roupas.

Cada estudante teve de fazer a sua criação. Os agasalhos foram confeccionados nos tamanhos 2, 4 e 6 seguindo moldes iguais, porém as peças são diferenciadas de acordo com a criação de cada aluno.

A estudante Larissa Lebrão, do quarto ano, disse que a proposta do trabalho agradou bastante. "Só em saber que minha peça vai para uma criança que precisa, deu mais vontade de caprichar e fazer uma roupa bem bonita. Fico imaginando o rostinho da criança quando receber."

A coordenadora da atividade disse que a intenção foi despertar nos alunos o sentido social do trabalho.  Por isso, além de confeccionar os agasalhos, eles tiveram de produzir embalagens caprichadas para entregar a peça como um presente para a criança. Cada presente vai dentro de uma bolsinha ou sacolinha, também de tecido. As meninas especialmente receberão tiaras, presilhas de flores e laços combinando com os detalhes da roupa.

Este tipo de atividade continuará nos próximos bimestres, mudando apenas os trabalhos que os alunos vão fazer. Eles confeccionarão bolsas, acessórios, outros tipos de roupas e decoração natalina. A intenção é reunir esse material no final do ano e doar a entidades assistenciais para que elas comercializem e arrecadem recursos, informou a professora Loeci Scapinello.

Últimas notícias

Categorias