Com a ideia de apoiar iniciativas inovadoras de tecnologia, a UniCesumar realizará nesta quarta-feira (30) a final do Startup Garage, uma ação desenvolvida pelo Sebrae para promover o empreendedorismo. O evento, que terá apresentação de projetos voltados à acessibilidade, agronegócio e economia do compartilhamento, ocorrerá às 18h, no campus da Instituição.
Em maio deste ano, oito equipes participaram de 13 workshops para prepararem a própria startup. A trajetória do Startup Garage incluiu também bate-papo com especialistas, apresentações para empresários, mentorias e consultorias. Agora, cinco equipes terão cinco minutos para apresentar o projeto a investidores-anjo, e os campeões ganharão vagas para o Empretec, do Sebrae, além de bolsas de pós-graduação na UniCesumar.
De acordo com a coordenadora da UniCesumar Empresarial, Fabiana Azevedo, o Startup Garage traz benefícios tanto para os empreendedores, quanto para as instituições envolvidas. “É uma grande oportunidade para estimularmos os alunos a pensarem como empreendedores e sentirem na pele as dificuldades de empreender. Com o apoio da Instituição e do Sebrae, esse desafio se torna mais fácil, mais rápido e resulta em startups mais consolidadas e coerentes com as demandas da sociedade”, declarou.
Para a avaliação dos projetos finalistas, foram convidados profissionais referência na área, como gerente de Inovação do Sebrae, Perseu Gomes, a CEO da Strada Tecnology, Rafaela Campos, e o presidente da Maringá Capital, Walcir Franzoi.
Entre os projetos finalistas do Startup Garage 2019 estão ideias voltadas ao agronegócio e ao setor de alimentos. Com a “Melhora Agro”, a proposta é desenvolver um programa que reúna os geradores de informação e tecnologia com produtores rurais. Enquanto isso, os criadores da “Pizco” propuseram uma grande plataforma de relacionamento que visa o fortalecimento das relações na produção de alimentos, com a finalidade de favorecer a preservação social, ambiental e cultural.
O tema acessibilidade também ganhou espaço por meio do “Wheelchair”, um sistema integrado à cadeira de roda que torna o usuário capaz de mover a mesma pela íris. Já o “Ocupa Aí” tem o objetivo de conectar profissionais dos ramos da beleza e saúde para otimizar o uso de espaços de acordo com a necessidade do cliente.
Outro projeto finalista é a “Jobz”, uma plataforma de desenvolvimento de profissionais focada em habilidades emocionais, comunicativas e técnicas. Com ela, é possível capacitar e direcionar o cliente ao empregador de seu perfil e posteriormente acompanhar seu crescimento.
Final do Startup Garage 2019