“Fomos ao Haiti e voltamos pessoas melhores”

Alunos de Medicina que participaram da missão humanitária no Haiti relatam experiências da viagem

No início desse mês, 13 alunos do curso de Medicina da UniCesumar vivenciaram uma experiência totalmente diferente de tudo que pudessem imaginar. Ao aceitarem o desafio de fazer uma viagem humanitária para o Haiti, não imaginavam que esses dias ficariam marcados para o resto de suas vidas. Os estudantes relataram que, apesar da pobreza extrema causar tanta comoção, eles também foram inundados com muito amor e carinho que receberam de crianças e idosos haitianos durante os sete dias que ficaram no país. E o mais importante, voltaram de lá com o sentimento e a missão de multiplicar o amor por esta causa e lutar para que mais pessoas ajudem as crianças e idosos haitianos.

“Essa viagem mudou as nossas vidas. Não tem como não mudar depois do que vivemos lá. Superou as nossas expectativas e só indo até lá para entender como foi “, contaram os alunos Isadora Schila e Gabriel Berti.

Nos dias em que esteve em Porto Príncipe, o grupo visitou seis orfanatos, um hospital e um projeto de alfabetização de adultos. E, mesmo tendo pouco tempo, os profissionais e estudantes ajudaram da melhor forma que puderam. “Como estudantes de Medicina, nós sabíamos que não poderíamos ver aquela criança de novo. Então o pouco que fizemos diante daquela falta de tudo, foi importante. Qualquer coisa era importante diante daquela situação de vulnerabilidade extrema”, contou o aluno Adriano Zen.

“Foi incrível, tanto na parte humanitária como na parte da Medicina. Um dia de colo é importante para as crianças. Como médicos, vimos muitas coisas que não veríamos no Brasil facilmente. A gente não poderia tratá-los de uma forma integral, mas a experiência que vimos das patologias foi muito importante”, relatou a aluna Bruna Nicolau.

Já Isadora Schila destacou a atenção das crianças com cada um do grupo. “Elas se preocupavam com a gente, chegavam a limpar o nosso suor. Era algo comovente”. Gabriel Berti descreve a viagem como algo mágico. “A partir do momento que entrávamos nos orfanatos, nosso mundo era aquele lugar. Era como se não existisse mais nada”.

Isadora ainda acrescentou que a viagem foi uma lição de vida para todos que passaram por lá. “Eles sobrevivem com muito pouco mesmo. A realidade é muito pior do que a gente imaginava. As crianças estavam em uma situação de risco, com muitas doenças que não são comuns aqui, como, por exemplo, sarna. Ficamos com o sentimento de que precisava ser feito muito mais, por isso queremos continuar lutando de alguma forma por esta causa”.

Os alunos de Medicina ensinavam coisas básicas como escovar os dentes e davam banho nas crianças que estavam com sarna e fungos. Foram ações simples, mas importantes para as crianças porque elas careciam de todo tipo de cuidado. Outra coisa que impressionou os alunos foi o grande número de crianças órfãs, não só em decorrência do terremoto que atingiu o país, mas também porque os pais acabam deixando os filhos nos orfanatos por não terem condições financeiras para cuidar. “Voltamos pessoas melhores e com certeza, depois de formados, voltaremos para lá e tentaremos ser profissionais melhores”, disse Gabriel.

Mais que um desejo grande de retornar ao Haiti, a aluna Isadora relembra que prometeu a um dos órfãos que voltaria para revê-lo. “Cada um de nós apadrinhou uma das crianças e prometemos para elas que vamos voltar”, conta, emocionada.

Ao todo, 22 pessoas participaram da comitiva, dentre elas, alunos, médicos e colaboradores da UniCesumar. Eles chegaram em Porto Príncipe, capital do Haiti, no sábado (3) e retornaram no dia 11. Com a ajuda de um oftalmologista, os alunos também realizaram exames nos olhos e doaram óculos de grau, dentre outras atividades de atendimento e cuidado com a saúde.

Os alunos que participaram da Missão Haiti foram os seguintes:

Isabela Guerra Zucoli

Larissa de Almeida Mello e Costa

Bruna Delmutti Guimarães Nicolau

Adriano Zen

Tauana Karoline Friedrich Foiato

Giovana Josepetti da Costa

Leticia Picoli Vituri

Ayrton Pereira de Aguiar Neto

Giovanna Lumy Tamura

Mateus Nichele  Buschle

Isadora Carolina Hensel Schila

Beatriz Sandri Lamas

Gabriel Berti Chemello

A Missão Haiti é um primeiro projeto do Programa “Educação Que Transforma”, que tem como objetivo proporcionar aos estudantes de diversos cursos da UniCesumar experiências de aplicação do conhecimento em realidades reais, por meio de viagens humanitárias.

Saiba tudo sobre a viagem ao Haiti

Vídeo dos melhores momentos

SlideShow com as melhores fotos

Diário de Bordo