A fibromialgia é uma síndrome comum em que a pessoa sofre de dores por todo o corpo por longos períodos, com sensibilidade nas articulações, nos músculos, nos tendões e em outros tecidos moles. Fadiga, distúrbios do sono, dores de cabeça, depressão e ansiedade também estão relacionados à doença, que afeta principalmente mulheres entre 30 e 60 anos, podendo ainda se manifestar em crianças e adolescentes.
Há quatro anos, a Unicesumar possui um projeto de extensão voltado a ajudar estas pessoas, amparado por professores e estudantes de psicologia, fisioterapia, nutrição, medicina e educação física. Geralmente, o uso de antidepressivos e anti-inflamatórios indicados pela medicina não são suficientes para resolver o problema e os pacientes encontram melhores resultados em terapias alternativas que envolvam profissionais de diversas áreas.
O professor e psicólogo Leonardo Pestillo, responsável pelo projeto, observa que para os familiares também é importante entender a situação do paciente. Por isso, o Grupo de Fibromialgia da Unicesumar tem por objetivo promover encontros com os pacientes e familiares a fim de auxiliar na busca de uma melhor qualidade de vida para a pessoa acometida pela síndrome. Nos encontros, os participantes assistem a palestras de diversos profissionais e os pacientes são orientados ainda na prática de atividades físicas.
"Ao final do projeto, espera-se que os participantes tenham sido esclarecidos quanto à doença e seus fatores, bem como possam, a partir deste trabalho, modificar alguns hábitos pessoais que os levem a uma melhor qualidade de vida", salienta Pestillo.
Em depoimentos deixados ao final do projeto em 2013, alguns pacientes disseram ter melhorado muito, aprendido a respeitar os seus limites e, também, a não sofrer quando não conseguem fazer alguma atividade. Uma das frequentadoras relatou: "fiquei mais feliz de não estar sozinha, de saber que existem formas como a hidroginástica, danças, o lazer e a música que podem me ajudar".
O Grupo de Fibromialgia tem encontros quinzenais aos sábados à tarde, e o primeiro deste ano está programado para o próximo dia 29. Para as inscrições, os interessados devem enviar e-mail para fibromialgiacesumar@gmail.com ou entrar em contato com a Clínica de Psicologia pelo telefone 3027-6360, ramal 1150.