Ingressar num curso superior por si só já abre um leque de experiências na vida de qualquer pessoa. Agora, usufruir de oportunidades de intercâmbio em outros países é ainda mais enriquecedor. A partir de abril, alunos de graduação e pós-graduação presencial e EAD da UniCesumar poderão usufruir do Guia “Experiências Globais”, uma plataforma que reúne todas as informações para quem deseja realizar um intercâmbio em outro país, seja voluntário, remoto, conseguir uma bolsa de estudos, ou ainda, estágio remunerado. O Guia está disponível em sites.google.com/view/guia-experincias-globais/transforme-sua-carreira-com-experiências-globais.
O objetivo da plataforma é reunir o melhor das informações sobre todas as oportunidades acadêmicas e, assim, oferecer um diferencial competitivo aos alunos da instituição. “Vivemos em um mundo cada vez mais interconectado, onde as barreiras culturais e geográficas estão se tornando menos significativas. Por isso, estudantes que vivenciam diferentes contextos globais tendem a desenvolver competências que vão além da sala de aula, impactando diretamente suas carreiras”, relata Thuinie Daros, diretora de Qualidade e Inovação da Vitru Educação, grupo mantenedor da UniCesumar.
Com a uma experiência global, segundo ela, será possível “mergulhar” em culturas diferentes, aprender novas línguas e ter um currículo que se destaca no mercado. “Experiências globais são diferenciais significativos no currículo, permitindo aos estudantes desenvolverem habilidades como comunicação intercultural, liderança e pensamento crítico, características muito valorizadas por empresas que atuam em contextos globais”, diz a diretora, acrescentando que as experiências globais são capazes de formar indivíduos que não apenas se adaptem ao mundo globalizado, mas que também assumam papéis de liderança na criação de iniciativas inovadoras e socialmente responsáveis.
“Queremos que nossos estudantes tenham acesso a oportunidades que conectem suas trajetórias a um contexto global. Esta plataforma não é apenas um recurso informativo, mas uma ponte estratégica para a disseminação de experiências globais, seja por meio de mobilidade virtual, parcerias com instituições internacionais ou iniciativas como o ensino de idiomas. Nosso objetivo é superar barreiras e proporcionar aos estudantes uma visão ampliada, enxergando o mundo como um campo aberto de possibilidades.”
Para tanto, o Guia “Experiências Globais” é dividido em oito seções: Guia de Oportunidades Globais; Estágios Remunerados no Banco Interamericano de Desenvolvimento; Workshops e Conferências Internacionais; Programas de Intercâmbio; Projetos de Pesquisa Colaborativa Internacional; Voluntariado internacional; Bolsas de estudos para mulheres em STEM do British Council e Foreign Language Teaching Assistant (FLTA) Program.
“Além de habilidades interculturais e visão de mundo, a partir dos conteúdos disponíveis na plataforma, ocorre o fomento para o desenvolvimento de competências relacionadas ao engajamento com temáticas globais, como sustentabilidade, direitos humanos, inovação tecnológica e saúde pública. Essas experiências permitem aos estudantes refletir sobre desafios mundiais e propor soluções colaborativas em um contexto multicultural”, finaliza Daros.