A historiadora e diretora do Museu Unicesumar, Loide Caetano, lança na próxima sexta-feira a obra "Semeando café e disseminando a fé", em que faz um paralelo entre o desenvolvimento de Maringá e a presença da Igreja Presbiteriana Independente na cidade, desde o início da colonização.
De forma entrelaçada, a autora narra fatos históricos que deixam evidente a forma como o protestantismo cresce seguindo a expansão das fronteiras agrícolas. A publicação informa que já em 1942, mesmo antes da emancipação do município, havia a presença de comunidades presbiterianas na cidade, quando os cultos aconteciam ainda nas casas das pessoas.
Em 1947, foi construído o primeiro templo da igreja presbiteriana independente, localizado na rua Santos Dumont, Vila Operária. A igreja Jeová Rapha existe até hoje no mesmo local, porém em um prédio que foi totalmente remodelado e ampliado, à medida que o bairro se desenvolvia. O primeiro pastor a celebrar cultos na cidade foi Paulo Alvarenga, que vinha de Mandaguari (comarca a qual pertencia Maringá). Quando inaugurada a igreja, assumiu a função o pastor Herculano Sampaio.
A história apresentada no livro é resultado de uma longa pesquisa feita pela professora para os seus estudos de mestrado em Ciências da Religião, pela Universidade Metodista de São Paulo. Loide conta que a pesquisa levou um ano e meio para ser feita e se baseou em documentos primários da própria igreja, publicações de jornais e entrevistas com pioneiros.
Sobre o título "Semeando café e disseminando a fé", a autora explica: "como a colonização de Maringá está inserida em um período de hegemonia econômica do complexo cafeeiro, o título do livro traduz, de forma didática e lírica, essas relações". Com narrativa fluente e ricamente ilustrado, leva o leitor a entender também mais uma face da história do protestantismo no Brasil.
De acordo ainda com a autora, "mais do que compor uma narrativa informativa, dotada de ricos subsídios aos que forem realizar novas pesquisas sobre temas relacionados, o livro traz uma interpretação do fenômeno, mediante diálogo com clássicos da sociologia, notadamente com o livro 'A ética protestante e o espírito do capitalismo', de Max Weber".
O prefácio foi escrito pelo reitor da Unicesumar, Wilson de Matos Silva. Já a apresentação coube ao pastor Marcelo Gomes, titular da 1ª Igreja Presbiteriana Independente de Maringá e o professor historiador Reginaldo Dias. Eles indicam a leitura a presbiterianos independentes, protestantes em geral e estudantes de história das religiões e, também, aos maringaenses e a todos os interessados na história do desenvolvimento do estado, "uma vez que a publicação engrossa as fileiras das melhores pesquisas sobre o nascimento e a expansão das nossas cidades", frisam os apresentadores.
O livro é uma publicação da Editora Sinergia com apoio cultural da Unicesumar. O lançamento ocorrerá na sexta-feira próxima, dia 11, às 19h, na Tulha de Café, anexo ao Museu Unicesumar.