Unicesumar
Unicesumar

ICETI Instituto Cesumar de Ciência, Tecnologia e Inovação

RECOMENDE:

O laboratório de Biologia Molecular tem o objetivo de desenvolver as principais técnicas envolvidas na análise de DNA, RNA e proteínas voltadas para o diagnóstico terapêutico e pesquisa.

Dos equipamentos disponíveis no laboratório, destaca-se o TERMOCICLADOR - utilizado para técnicas baseadas na manipulação ou identificação de DNA. Seu objetivo é executar uma etapa chamada de amplificação. O processo de amplificação de DNA ocorre pela indução de reações em cadeia da polimerase, ou pcr (polymerase chain reaction), através da temperatura. Essa reação, executada de forma precisa e controlada, produz cópias exatas de seguimentos específicos do DNA em estudo.

projetos-de-pesquisa

Resumo do projeto:

Promover reações de biocatálise de fragrâncias utilizando fungos de pele humana com intuito de desenvolver metodologia limpa de síntese de compostos de interesse para aplicação na indústria química, farmacêutica ou cosmética.

Pesquisador Responsável:

Ms. Rogério Minini

Resumo do projeto:

Verificar se o reprocessamento de escovinhas de Robson é seguro, comparando diversas formas de limpeza de escovinhas e verificar se alguma delas é superior em eficiência às outras e, ainda estimular a análise críticas de procedimentos executados no dia-a-dia por dentistas.

Pesquisador Responsável:

Drª. Maria Paula Jacobucci Botelho

Resumo do projeto:

Identificar por técnica de PCR-RFLP fungos contaminantes de rações destinadas a psitacídeos vendidas comercialmente. Coletar diferentes amostras de rações comercializadas destinadas a psitacídeos; isolar os fungos contaminantes em meio de cultura; extrair o DNA dos fungos isolados; amplificar e clivar com enzimas de restrição o marcador molecular de DNA; identificar os fungos contaminantes de rações de psitacídeos por meio do padrão de bandas em eletroforese em gel de agarose.

Pesquisador Responsável:

Drª. Marcela Funaki dos Reis

Resumo do projeto:

Identificar e registrar a ocorrência de fungos Agaricales em fragmentos de Mata Atlântica na região urbana de Maringá-PR. Especificamente: Coletar em fragmentos de Mata Atlântica em Maringá e região espécies de cogumelos Agaricales; Isolar as espécies coletadas para formação de banco de germoplasma; Extrair o DNA das espécies coletadas; Identificar as espécies coletadas utilizando as ferramentas de biologia molecular baseado em marcadores moleculares de DNA; Utilizar os recursos de Bioinformática para confirmar a espécie identificada; Construir árvores filogenéticas a partir das sequência de DNA dos fungos analisados e comparar com as sequências depositadas no GenBank; Cadastrar as novas espécies identificadas nas bases de dados online GenBank, MycoBank e IndexFungorum. Ainda realizar parcerias com instituições públicas e privadas como meio de discutir a posição e o potencial da micota maringaense/paranaense, além de buscar auxílio na identificação de espécies de difícil classificação taxonômica; enviar amostras para compor o acervo de herbários que contribuem com o Herbário Virtual Reflora e divulgar os resultados na forma de artigos como meio de divulgar a micota paranaense e brasileira e incentivar o cultivo e consumo de espécies com potencial medicinal.

Pesquisador Responsável:

Drª. Marcela Funaki dos Reis