Incentivo à leitura e à escrita marcam a Semana de Responsabilidade Social na UniCesumar

Além de arrecadação de livros, evento foi composto por rodas de conversas sobre a produção literária de colaboradores da Instituição

O incentivo à busca pelo conhecimento e ao desenvolvimento sustentável são fatores elementares na cultura da UniCesumar. Pensando nisso, entre os dias 23 e 27 de setembro, os alunos e colaboradores da Instituição puderam conferir a ação “Dê Páginas à sua Imaginação” em prol da 15ª Semana de Responsabilidade Social, proposta pela Associação Brasileira de Mantenedoras de Ensino Superior.

A ação foi composta por dois atos. No primeiro, foram deixadas caixas para que os alunos e colaboradores pudessem doar livros, que serão entregues à uma ONG para compor uma biblioteca. No segundo, foram escolhidos cinco colaboradores da Instituição que também são autores de livros, para descreverem e compartilharem informações sobre a experiência de escrever.

De acordo com a coordenadora de Responsabilidade Social da UniCesumar, Francieli Muller Prado, o foco da ação foi trabalhar a sustentabilidade, por meio da doação dos livros, e o fomento à leitura, por meio as rodas de conversa com escritores. “Como estamos em uma instituição de ensino, é importante trabalharmos o desenvolvimento da leitura nos alunos. Quando a gente mostra pessoas da própria Instituição que trabalham com a leitura e a escrita, isso pode inspirar os alunos e colaboradores”, explicou.

ESCRITORES DA UNICESUMAR

Um dos convidados para falar sobre a experiência de escrita foi o jornalista Lissânder Dias do Amaral, que é assessor editorial para projetos especiais na UniCesumar e falou sobre a experiência de conduzir o “Fatos e Correlatos”, um blog com crônicas, reflexões e poesias de temas como amor, cotidiano e espiritualidade. Além disso, Lissânder também é editor e coordenador editorial dos livros “Pegadas de um sonhador”, “Maringá 70 Anos”, “Do nosso jeito” e “Diário de bordo”.

Para ele, compartilhar o processo de escrever é uma oportunidade de criar uma conexão com leitores. “Quando compartilho sobre a minha escrita, estou compartilhando um pouco sobre mim mesmo. Então, experiências como essa não somente encorajam os escritores, mas também as pessoas que estão vindo conhecer os trabalhos.”

Segundo Lissânder, outra vantagem é que, depois de conhecer o processo de escrita, muitas pessoas se inspiram a escrever. “As pessoas acham que o ofício da escrita é algo muito distante, difícil e chato. Então, quando temos a oportunidade de compartilhar um pouco sobre esse hábito de escrever, isso estimula as pessoas a encararem esse processo como um hábito. E quando a escrita vira um hábito, as pessoas se libertam para ela”, declarou.

Outra escritora que marcou presença na Semana de Responsabilidade Social foi a historiadora Loide Caetano, diretora do Museu UniCesumar, para descrever o processo criativo do livro “O contador de causos”, que reúne histórias folclóricas criadas por Zico Borghi, um dos pioneiros de Maringá. Loide também é autora das obras “Semeando café: disseminando a fé”, “Kenji Ueta: olho e coração” e “O diário de Luiza”.

Segundo ela, a importância de fazer parte desse evento foi tanto pessoal quanto profissional. “Além de eu ter assistido à apresentação dos meus colegas que abordaram temas relacionados à literatura, que foram falas extremamente produtivas para mim, eu pude apresentar a minha própria produção literária. Tive um retorno visível com interesse na produção do meu livro, mas também tive o interesse voltado à forma de se produzir um texto ou um livro”, concluiu.