Membros da CNIC conhecem trabalho da Orquestra Cesumar


Os membros da Comissão Nacional de Incentivo à Cultura (CNIC), que realizam esta semana a sua 201ª reunião em Maringá, fizeram uma visita técnica à Orquestra Filarmônica Cesumar (OFC) nesta quinta-feira de manhã.

No encontro com o maestro Davi Oliveira e alguns músicos, os integrantes da CNIC procuraram conhecer detalhes do trabalho que é realizado pela Filarmônica, há nove anos subsidiada pelo Centro Universitário de Maringá (Cesumar).

A Comissão Nacional de Incentivo à Cultura é quem dá pareceres a projetos que buscam autorização para captar recursos via incentivo fiscal da Lei Rouanet. Esse tipo de visita serve para subsidiar o trabalho do grupo na análise desses projetos.

Aos integrantes da CNIC o maestro falou sobre a história da orquestra, a forma de manutenção do grupo e também das apresentações que realizam em cidades de todo o Noroeste e Norte do Estado. Além disso, os visitantes conheceram a sala de ensaios da OFC, a secretaria e o arquivo de partituras, composto por mais de mil obras catalogadas, todas originais.

A visita foi também uma forma de a comissão verificar de perto as condições da Filarmônia Cesumar, que teve aprovado um projeto este ano para captar recursos pela Lei Rouanet. Os membros da comissão mostraram satisfação com o trabalho técnico e profissional desenvolvido pela Orquestra.

As reuniões da CNIC passaram a ser itinerantes a partir de 2011  e esta é a primeira vez que acontece em Maringá e também fora de uma capital de estado.  "Anteriormente, os encontros mensais costumavam acontecer apenas em Brasília, mas, com o objetivo de incorporar a diversidade cultural também a essa agenda, o Ministério da Cultura definiu que as reuniões aconteçam em diferentes regiões do país", explicou o presidente da Comissão, Henilton Menezes, que expressou admiração pelo trabalho da OFC.  

Últimas notícias

Categorias