Nesta semana começaram as primeiras bancas de defesa das dissertações do Mestrado em Promoção da Saúde. Até o mês de agosto, 19 pesquisas serão avaliadas por professores e pesquisadores da área, sendo estas as primeiras bancas do programa de pós-graduação que teve início em 2011.
Segundo a coordenação do mestrado, as dissertações devem demonstrar a aptidão do aluno para desenvolver e apresentar atividades de pesquisa sobre o tema escolhido, além de configurar contribuição para determinada área de conhecimento da linha de pesquisa.
Para Cristina Vermelho, coordenadora do programa de mestrado, as dissertações que vêm sendo desenvolvidas dão conta de questões regionais, "problemas que envolvem a prevenção e a promoção da saúde e que vêm preocupando as autoridades da 15ª Regional e do Cisamusep, consórcio de saúde que é parceiro da Unicesumar e do nosso mestrado", esclarece.
Pesquisas como "Escolaridade e inserção no mercado de trabalho de indivíduos nascidos com fissura labiopalatina", "Academia de Terceira idade na cidade de Maringá-PR, impacto e relevância na comunidade" e "O Papel da escola e da família frente à prática do bullying nas escolas municipais de Maringá-PR" estão entre os trabalhos apresentados.
Os estudos no programa de Mestrado em Promoção da Saúde da Unicesumar concentram-se em duas linhas de pesquisa: "Educação e Tecnologias na Promoção da Saúde" e " Promoção da Saúde e Envelhecimento Ativo". A cada nova seleção são ofertadas 28 vagas.