Método Trezentos será aplicado para alunos EAD

Unicesumar será a primeira instituição do Brasil a empregar o método para alunos da Educação a Distância, utilizando-se de tecnologias para aproximar os estudantes

Com o objetivo de despertar o interesse do estudante pelo colega com dificuldades de aprendizagem, o método 032Trezentos propõe a oportunidade de uma ajuda mútua. Funciona da seguinte forma: após o resultado de alguma avaliação de aprendizagem, os estudantes são organizados em grupos, onde os alunos com melhor rendimento ajudam os alunos com rendimento inferior. Os grupos recebem metas individuais e coletivas a serem cumpridas em um prazo determinado. Algumas dessas metas envolvem a resolução de listas de exercícios e encontros presenciais. Após o prazo, os estudantes com baixo rendimento inicial fazem uma nova avaliação do mesmo conteúdo. Os estudantes com alto rendimento inicial, não fazem outra avaliação, mas melhoram suas notas de acordo com o desempenho dos alunos ajudados.

A Unicesumar será a primeira instituição de ensino do Brasil a aplicar este método para alunos da Educação a Distância. Segundo a Diretora Pedagógica da EAD, Katia Coelho, o objetivo é trazer aos alunos uma metodologia diferenciada, baseada na cooperação e na troca de conhecimento entre os alunos, onde a participação do estudante é fundamental na aprendizagem. Inicialmente, o método será aplicado aos acadêmicos do curso de Engenharia de Produção.

Para Fragelli, a EAD é um campo muito propício para a aplicação do Trezentos, onde a tecnologia será o diferencial para a promoção dos encontros em grupos. “Creio que a EAD seja um caminho libertador para o método já que há a possibilidade da participação de voluntários por diversas regiões do mundo”, completa o professor.

A eficácia do método é comprovada através do índice de aprovação dos alunos. Fragelli explica que o Trezentos já foi aplicado em muitas turmas, onde a média de notas foi melhorada em torno de 40%, sendo que os alunos ajudados melhoram suas notas em um índice superior a 100%. Além disso, cerca de 90% dos estudantes sentem-se mais tranquilos nas avaliações, considerando que cerca de 67% dos alunos possuem algum tipo de nervosismo e ansiedade em provas.

O Trezentos pode ser aplicado desde a Educação Básica até a pós-graduação, em qualquer área do conhecimento. Pelo menos, 30 Instituições no Brasil estão aplicando de forma coordenada ou isolada, em cursos como Medicina, Direito, Jornalismo, Design, Fisioterapia, Enfermagem, Psicologia, Oceanografia, Engenharia, Física, Matemática, dentre outras. Com sua experiência, Fragelli observa que os estudantes de baixo rendimento não só resgatam o aprendizado, como também, melhoram sua autoestima e seu interesse pela matéria.

Método Trezentos na EAD Unicesumar

Inicialmente, o método Trezentos será aplicado para estudantes do curso de Engenharia da Produção, na disciplina de Cálculo 1 e, posteriormente, estendida a outros cursos.

A proposta é formar grupos de alunos de diferentes cidades, de acordo com a nota final da avaliação. Em cada grupo haverá alunos monitores, escolhidos por obterem melhor desempenho. As equipes serão formadas através do Ambiente Virtual do Aluno (AVA) e, os encontros semanais, realizados por meio de hangout (ferramenta de troca de mansagens). Os alunos terão cerca de 20 dias para estudo, sendo que as metas serão liberadas semanalmente. Após este período, uma nova avaliação será aplicada e uma avaliação quantitativa apontará o desempenho dos estudantes, possibilitando a melhoria das notas dos ajudados e dos ajudantes.

“Por mais que os alunos estejam separados fisicamente, o método é uma forma de os aproximarmos, gerando assim, diversos benefícios, como troca de informações, colaboração, incentivo, motivação, comunicação, amizade e consequentemente, uma melhoria no aprendizado”, explica a coordenadora do curso de Engenharia de Produção, Márcia Pappa.