Músculos da face: Metodologias ativas auxiliam na aprendizagem dos alunos de Odontologia

Acadêmicos da UniCesumar de Curitiba tiveram uma aula diferenciada na semana passada.

Aliar educação com inovação e criatividade é uma ótima maneira de garantir o aprendizado aprofundado aos alunos. Pensando nisso, os professores Frederico Deliberador e Tuanny Lima, por meio das disciplinas de Anatomia de Cabeça e Pescoço e Anestesiologia, desenvolveram uma atividade diferenciada com os acadêmicos do segundo ano de Odontologia da UniCesumar de Curitiba. Os estudantes fizeram uma análise dos músculos da face, utilizando tintas e demais materiais, desenhando a localidade de cada músculo estudado.

A professora Tuanny explica que o uso de metodologias ativas transforma o estudante em sujeito da aprendizagem. “É uma forma dos alunos fazerem a análise dos músculos que estão em ação, durante os movimentos de expressão facial, saindo de uma aula expositiva, para a importância da anatomia em nosso cotidiano clínico, como um simples piscar de olhos. Essa atividade uniu a teoria à prática, despertando a curiosidade e o interesse dos alunos”.

Segundo o coordenador de Odontologia do campus de Curitiba, Fabiano Mello, atualmente, com os avanços da tecnologia e da medicina, busca-se um constante aperfeiçoamento dos processos educativos. “Unir a educação à criatividade e modernização em sala de aula é uma forma de atingir uma geração de estudantes que está cada vez mais informada e em contato com tecnologias. A aula prática constitui um importante recurso metodológico facilitador do processo de ensino-aprendizagem”.