O Museu Unicesumar – História de Maringá está aberto o ano todo para visitantes que queiram conhecer detalhes da história de Maringá, desde a época de sua colonização aos dias atuais. Mas é no mês de maio, quando se comemora o aniversário da cidade, que o Museu desenvolve um dos seus projetos que mais chama a atenção, o "História Viva", este ano em sua terceira edição.
Dirigido principalmente para estudantes do Ensino Fundamental, o projeto conta com a participação de atores da Casa da Cultura de Marialva, que interpretam personagens, resgatando os costumes e hábitos dos colonizadores da cidade.
No primeiro ano do projeto, em 2012, pioneiros estiveram presentes contando suas histórias para os visitantes. No segundo ano foram utilizados atores, "e deu tão certo que resolvemos repetir o formato", comenta a diretora do Museu, Loide Caetano.
Durante visitas agendadas, até sexta-feira (9), cerca de 680 estudantes, de nove escolas de Maringá, irão passar pelo Museu e viver essa experiência. Segundo a historiadora Tatiane Caparroz, coordenadora do projeto, a programação do Museu UniCesumar na semana que antecede o aniversário de Maringá está virando tradição e as escolas a cada ano buscam garantir sua participação. "Este ano os agendamentos foram feitos com quase dois meses de antecedência. A cada dia teremos, dentro das atividades com os atores, uma surpresa para cada grupo de visitantes", revela.
O Museu Unicesumar é composto por três unidades que se completam: uma tulha cafeeira, a Casa do Pioneiro e a unidade multidinâmica, onde são utilizadas modernas tecnologias para contar a história da cidade. Nas duas primeiras unidades, os visitantes têm contato com construções dos anos de 1950 e podem conhecer objetos utilizados naquela época tanto no campo quanto na cidade.
Os agendamentos para grupos de estudantes já estão fechados, mas quem quiser conhecer o Museu pode realizar visita das 8h30 às 17h30, de segunda a sexta-feira e das 10h às 16h, aos sábados. Durante a semana, o Museu fecha no horário do almoço, das 12h15 às 14h.