Unicesumar
Unicesumar

Museu

RECOMENDE:

Apresentação

Museu Unicesumar

MODERNAS TECNOLOGIAS PARA REVIVER A HISTÓRIA DE MARINGÁ.

O Centro Universitário de Maringá entende a importância e a necessidade de se investir em projetos culturais, tornando-se, assim, agente promotor de educação para a sociedade. O Museu Unicesumar, inaugurado em outubro de 2011, foi criado para contar e conservar a história de Maringá e de seus pioneiros. Trata-se de um museu multidinâmico que reúne a história, aliada à tecnologia, para relatar o desenvolvimento da cidade desde o seu surgimento até os dias atuais, a partir de quatro unidades que se complementam.

Casa do Pioneiro

A Casa do Pioneiro, construída originalmente em 1953, preserva as construções e hábitos dos colonizadores. Está decorada com móveis da época e agrega também mais de 180 peças antigas doadas por pioneiros. Há aparelhos de rádio, telefone, máquinas de costura, ferro de passar roupa, louças e peças de roupas, entre outros. Pertenceu à família do pioneiro Shozo Arai e localizava-se na rua Guarani, no Maringá Velho, onde teve início a colonização da cidade. Foi restaurada e transferida para o campus da Unicesumar, onde se mantém preservada e aberta à visitação da comunidade.

Tulha Cafeeira

A Tulha da Cafeeira Santo Antônio é um marco da cafeicultura no passado. A edificação em madeira peroba é do ano de 1949 e foi construída na avenida Mauá, uma das mais tradicionais da cidade. Esteve sob o domínio da Companhia Melhoramentos do Norte do Paraná de 1965 a 1980, quando esta encerrou suas atividades. Foi transferida para a Unicesumar para preservação da história do café na cidade e possui no seu interior objetos, painéis fotográficos e cenários que relembram o ciclo da cafeicultura.

Espaço do Automóvel

O Centro Universitário de Maringá – Unicesumar, nesses espaços de visitação, pretende a valorização da memória de toda uma comunidade. O Museu Unicesumar é multidinâmico, pois criado para relembrar a história de Maringá e de seus pioneiros, reúne um contexto do passado que, somado à tecnologia, conta o desenvolvimento da cidade. Nessa unidade específica, O Espaço do Automóvel, expõe exemplares de carros utilizados nas décadas de 50, 60 e 70, cuidadosamente preservados. Dessa forma, o visitante poderá visualizar, mais de perto, a vida cotidiana no início da cidade.