NASA Space Apps releva equipes vencedoras; 1º e 2º lugar seguem para competição global

Maratona de empreendedorismo e inovação foi sediada pela UniCesumar e ocorreu virtualmente entre os dias 2 e 4 de outubro

O fim de semana dos dias 2 a 4 de outubro foi dedicado a um evento importante, que já faz parte do calendário da UniCesumar: o hackathon NASA Space Apps Challenge, que neste ano ocorreu de maneira on-line pela primeira vez. Durante a maratona, os participantes das cidades de Maringá, Londrina e Ponta Grossa se dedicaram a criar soluções disruptivas e empreendedoras por meio da inovação. Para auxiliar nesse processo, foi definido o tema “Take Action”, com a proposta de que é possível ser a solução para os desafios do mundo.

Ao final da maratona, foram definidos os três times vencedores. Desses, os projetos das duas primeiras equipes colocadas serão encaminhados para a NASA, que fará a seleção dos vencedores a nível mundial. As equipes campeãs da etapa global terão a oportunidade de conhecerem as instalações da NASA, nos EUA, além de terem os projetos divulgados no site do evento.

“A sensação é sensacional, de dever cumprido”, comemora o coordenador dos cursos de TI da Instituição, Marcello Bonfim. “Realizar o evento de forma 100% virtual foi um grande desafio, mas com colaboração e trabalho em equipe conseguimos superar os obstáculos e entregar um evento de qualidade. Certamente os participantes foram impactados positivamente pelo evento. Quanto aos vencedores, tenho certeza absoluta que esses projetos nos representarão muito bem na etapa mundial. Estamos na torcida!”

MARINGÁ

Em Maringá, os grandes vencedores foram os membros da equipe “Lovers of the Galaxy”. Eles criaram a proposta do aplicativo "Set a Light", que foca no aprendizado sobre satélites para crianças por meio de uma abordagem educativa e prática. “Diante da crescente utilização dos satélites na tecnologia, é muito importante tornar o conhecimento sobre este assunto mais acessível e interessante para a população”, explicam no projeto.

“A ideia de ir para a NASA é sensacional. Todos nós, da área de tecnologia, temos a NASA como uma referência em inovação. Só de pensar nessa possibilidade já é incrível”, diz Everton Carniato, membro da equipe vencedora e estudante do curso de Engenharia de Software.

Em segundo lugar ficou a equipe “CesuFire”, que criou o projeto de um aplicativo para a visualização de focos de incêndio no Brasil e no mundo, bem como a identificação do risco de queimadas. O pódio foi fechado pelo time “Team Vulcano”, com um aplicativo que coleta informações dos satélites da NASA e também informa sobre focos de incêndio.

LONDRINA

A equipe que conquistou o primeiro lugar na maratona realizada em Londrina foi a “Visionaries.PR”, que criou um sistema de confirmação de consultas e exames chamado CRA (Confirmação Rápida de Agendamentos). Além de organizar o cronograma de médicos e pacientes, a aplicação também tem o objetivo de reduzir o prejuízo financeiro causado no SUS.

De acordo com um dos membros da equipe, Edemilson Dutra, foi uma surpresa terminar o hackathon em primeiro lugar. “Nós estamos muito felizes por termos conseguido o primeiro lugar. Isso é uma honra pra gente. Nosso objetivo era criar uma aplicação que realmente gerasse uma economia nos gastos públicos.”

O segundo e o terceiro lugar ficaram, respectivamente, com as equipes Hello World e Bio Book.

PONTA GROSSA

Já em Ponta Grossa, os vencedores do primeiro lugar foram os membros da 1v5, que criaram uma plataforma web focada em informações e histórias envolvendo a NASA e os eventos que participa. As informações são apresentadas para públicos variados, de crianças a pessoas que com grande envolvimento com a área de tecnologia.

“O diferencial é que todos os dados estarão em um lugar e de uma forma simples interativo com níveis de informação para todos os tipos de pessoas. Levando informação, conhecimento e curiosidades a todos”, descreveu a equipe no ato de inscrição do projeto.

As equipes a conquistarem o segundo e o terceiro lugar foram a “Earth Control to NASA's Thinkers” (2º), que desenvolveram um quiz para determinar cenários e consequências de pessoa para pessoa visando a empatia, justiça e igualdade, e “Orion Constellation” (3º), que propõe o estudo e a compreensão do espaço para despertar a curiosidade e a busca pelo conhecimento nas pessoas.