O casamento por si só já é algo que deixa as pessoas animadas e ansiosas. No entanto, uma das partes mais emocionantes para as noivas é a prova do vestido. Foi assim para algumas das dez noivas do Casamento Coletivo da UniCesumar, que será promovido pelo Cejusc (Centro Judiciário de Solução de Conflitos e Cidadania) Extensão UniCesumar no dia 8 de novembro deste ano.
Para a confecção dos vestidos, o Cejusc recrutou os acadêmicos do 6º semestre do curso de Moda Presencial. Segundo a coordenadora do curso, Ana Paula Furlan, a atividade foi encaixada no projeto “Noivas Sustentáveis”, da disciplina de Moda e Design Sustentável. Os alunos foram divididos em duplas ou trios, e cada um ficou responsável pela confecção de um vestido. A ideia é que as peças possam ser reaproveitadas em outros casamentos comunitários.
O convite para participar do projeto veio após um desfile promovido pelos alunos na UniCesumar. “A professora Andrea Lago, do curso de Direito, assistiu a um de nossos desfiles e ficou encantada com a forma como os alunos conseguem produzir vestidos de noiva lindos com reaproveitamentos”, contou Ana Paula.
De acordo com a coordenadora, além de praticar uma ação diferenciada, a atividade traz uma novidade: essa é a primeira vez na história da disciplina de Moda e Design Sustentável que os alunos fazem vestidos sob medida. “Hoje, nesse primeiro encontro, as noivas estão definindo como elas querem o vestido e os alunos estão conferindo as medidas delas. É como se cada uma tivesse seu próprio designer”, comemorou.
Uma das noivas que ganhou um designer – dois, na verdade – foi Camila Fernanda Pelário (28). Ela e o noivo, Tarcis Natanael (27), se conheceram em uma vigília e, depois de um tempo, perceberam que havia ali mais do que uma amizade. A ideia de se casarem veio depois que Camila viu o anúncio do Casamento Coletivo da UniCesumar. “Eu tinha o sonho de casar, só que estava bem adormecido. Mas quando a gente se conheceu e vimos que era isso que queríamos, esse sonho ficou mais forte.”
Para ela, participar desse projeto é uma oportunidade única. “É um presente ter tanto empenho e tantos colaboradores ajudando. Eu sou muito grata”, contou ela, ainda usando o esboço do vestido que a deixou com os olhos brilhando.
Mas não foram só os olhos dela que brilharam. Os designers, Jaine Brandão e Luan Apolinário, também ficaram comovidos. “Dá um pouquinho de trabalho, mas ver a pessoa emocionada com o resultado é muito bom”, disse Jaine. “A gente vê que ela ficou muito contente. Nossa ideia é fazer o que for possível para deixar o sonho dela melhor ainda”, completou Luan.
De acordo com a professora Andrea Lago, responsável pelo projeto, a ideia é desenvolver uma ação multidisciplinar, com cada curso atuando em uma área relacionada ao casamento. “Por exemplo, o pessoal do Direito vai trabalhar no formato da família, a habilitação do casamento, as situações de sucessão, enquanto os alunos de Moda vão contribuir com os vestidos das noivas. Já os acadêmicos da Psicologia vão trabalhar as habilidades socioemocionais para a resolução de possíveis conflitos”, explicou.
O próximo passo da jornada até o grande dia é uma série de três encontros com o NAI, o Núcleo de Apoio Integral da UniCesumar. No primeiro encontro, os casais vão fazer um curso dentro da perspectiva espiritual. No segundo, eles terão uma palestra sobre as habilidades socioemocionais, e por último o curso de Serviço Social vai apresentar aos noivos as políticas públicas em relação ao casamento. No total, os dez casais vão ter mais oito encontros com cada parte do projeto até o dia 8 de novembro, quando selarão o matrimônio na Capela da UniCesumar.