A operação de limpeza do rio Ivaí, realizada sábado pelo pelotão da Polícia Ambiental de Maringá e o curso de Ciências Biológicas da Unicesumar, resultou em aproximadamente 800 quilos de lixo recolhidos.
A coleta foi realizada no trecho entre os municípios de Ivatuba e Floresta e envolveu cerca de 60 voluntários entre policiais, estudantes, professores e população ribeirinha. Dez barcos foram utilizados no trabalho, que teve o apoio ainda das prefeituras dos dois municípios.
Segundo o tenente Luiz André Moreira, que organizou o grupo, entre os resíduos, foi encontrada grande quantidade de garrafas e sacolas plásticas, latinhas de cerveja e refrigerante. Ele informou ainda que a Polícia Ambiental conseguiu fazer a apreensão de materiais que estavam sendo utilizados por pescadores para levantar um rancho em uma área de preservação permanente.
O tenente Moreira considerou a operação bastante positiva principalmente por ter envolvido estudantes universitários, "que vão ser professores e pesquisadores no futuro e vão ajudar a conscientizar as pessoas sobre a necessidade de preservação dos recursos naturais".
Para a coordenadora do curso de Ciências Biológicas, Alessandra Oliveira, o trabalho trouxe uma experiência a muito interessante para os alunos. "Foram cinco horas de trabalho e todos participaram com muita vontade e satisfação", disse ela.
Distribuição de mudas
Entre as atividades desenvolvidas pelo curso durante a Semana do Meio Ambiente, houve também a distribuição de mudas de espécies nativas no campus e no centro da cidade. Mais de duas mil mudas de árvores como cedro, gurucaia e aroeira foram distribuídas, além de folhetos explicativos e saquinhos de lixo para utilização nos carros.