Os artigos sobre leishmaniose em Maringá e zoonoses transmitidas pelo pescado, apresentados pelo professor Gilberto Cezar Pavanelli no Encontro Regional da Economia da Saúde do Nordeste, realizado em João Pessoa (PB) nos dias 11 e 12 de março, foram premiados pela Comissão Científica do evento.
O encontro, que reuniu cerca de 800 professores, pesquisadores e profissionais da área da saúde do Brasil, sendo muitos secretários ou gestores municipais de saúde, serviu para debater os avanços e eficiências nas políticas de saúde para o SUS.
O professor Gilberto Pavanelli, do programa de mestrado em Promoção da Saúde, representou a Unicesumar no evento. Na oportunidade, ele fez convite aos congressistas para participação no I Congresso Brasileiro interdisciplinar em Promoção da Saúde a ser realizado em Maringá, no mês de novembro desse ano. Segundo o professor, muitos mostraram interesse em comparecer.
As pesquisas
Os artigos apresentados pelo professor em João Pessoa foram resultados de trabalhos desenvolvidos por professores e alunos do mestrado em Promoção da Saúde da Unicesumar. A pesquisa sobre Leishimaniose foi realizada no Borba Gato, bairro endêmico do município, e avaliou a situação de idosos que convivem com a doença, transmitida por mosquitos existentes numa área de mata na região. A leishimaniose caracteriza-se por lesões na pele e, segundo a pesquisa, faltam informações sobre prevenção para os moradores daquele bairro.
Já a segunda pesquisa versa sobre a transmissão de parasitas pela ingestão de peixe cru, um hábito que tem crescido de maneira exponencial no país, causando preocupações às autoridades sanitárias, segundo observa o professor Gilberto Pavanelli. O objetivo do trabalho é estimular pesquisas que esclareçam aspectos da epidemiologia dessas patologias, dimensionar o nível de conhecimento dos profissionais da saúde a respeito da patologia e realizar avaliação das atividades antiparasitárias de espécies vegetais.
Os pesquisadores fizeram uma proposição ao Ministério da Pesca e Aquicultura com o objetivo de evitar a manifestação dessas patologias nos sistemas de cultivo praticados no país, além de executar ação de conscientização junto aos profissionais da saúde, esclarecendo sobre os cuidados que se deve ter quando da ingestão de peixe cru.