A ATIVIDADE MAPA NAS DISCIPLINAS DE ESTAGIO SUPERVISIONADO CURRICULAR OBRIGATÓRIO - SERVIÇO SOCIAL |
Relacionar teoria e prática tendo como referência o campo de estágio é um processo singular para a formação acadêmica. Nesse contexto a atividade MAPA foi utilizada como ferramenta didática de mediação permitindo ao aluno a reflexão, apreensão e proposição sobre as demandas vivenciadas. |
A VIDA DO PASSADO |
Acredito ser importante reforçar o papel de outros meios/vias de ensino de nossa instituição, dentre eles, o projeto de ensino, que oportuniza ao nosso discente, aprofundar determinado assunto, contribuindo assim para a sua formação acadêmico-científica. |
A VOZ VERSUS A FARDA: A PRODUÇÃO MUSICAL NO CONTEXTO DA DITADURA CIVIL-MILITAR BRASILEIRA (1964-1985). |
Esta prática é inspiradora na medida em que apresenta uma forma diferenciada de se trabalhar e discutir temas polêmicos em uma aula na modalidade EAD, tornando a discussão mais prazerosa a partir da utilização de recursos diferenciados, que podem ser utilizados pelos alunos em outros momentos e ambiente. |
AÇÃO ENGAJAMENTO #CHAMAAGALERA |
A interação entre aluno e professor deve existir independente da distância, pois, é através da troca de informações e de vivências que o conhecimento é gerado. Assim, acreditamos que a ação desenvolvida inspira a busca pela participação e engajamento para que os alunos se sintam pertencentes ao curso, participando e contribuindo ativamente para o universo do conhecimento. |
ACOMPANHAMENTO DO CONTEÚDO NO MATERIAL DO ALUNO |
É importante manter o aluno interado do que está ocorrendo na aula ao vivo, assim consegue elaborar questionamentos coerente ao assunto. |
ALUNOS/AS EAD CONSTRUINDO CONHECIMENTO |
Os alunos e alunas foram provocados em cada uma das quatro aulas, a se envolverem no processo de aprendizagem por meio da participação em atividades, inclusive as que não eram avaliativas de aprendizagem e conteúdo (sem atribuição de nota). |
AMBIENTE DIFERENCIADO DE AULAS |
As aulas em um ambiente mais descontraído e personalizado aproximam os alunos e trazem uma maior identificação. A linguagem visual e verbal mais descontraída quebram algumas defesas, tornando melhor a assimilação do conteúdo. |
APLICAÇÃO DE METODOLOGIA ÁGIL EM DISCIPLINAS EAD |
As 4 aulas de cada disciplina do EAD podem ser trabalhadas em forma de pequenas entregas de conteúdo relacionado aos assuntos vistos nas aulas. |
AS BELEZAS DO BRASIL |
Diante da importância das categorias de análise do espaço geográfico, o projeto "As Belezas do Brasil, retratando as paisagens brasileiras" proporcionou aos alunos a oportunidade de compartilhar entre si, suas vivências e identidades locais. |
AS COORDENADAS GEOGRÁFICAS NA PALMA DA MÃO |
“Ver” as coordenadas geográficas em uma bolinha de isopor: uma premissa simples, barata e acessível, mas que torna lúdica a Cartografia para os professores do Ensino Básico. Esta prática de ensino mostra como entender os paralelos, os meridianos, a latitude e a longitude de uma maneira diferente. |
ATIVIDADE MAPA DISCIPLINA TÓPICOS ESPECIAIS |
Atividade aplicada de forma prática para mostrar o desempenho do aluno visando a pesquisa de conteúdo da disciplina com apresentação em vídeo (simulando apresentação em sala de aula). |
AULA SESSÃO PIPOCA |
Foi solicitado que os alunos assistissem o filme Walt Disney antes do Mickey. |
AULÃO DE ESTATÍSTICA |
O Aulão de Estatística apresenta a resolução de exercícios com diferentes níveis de complexidade e conteúdo. Demonstra na prática, passo a passo, a resolução de exercícios que envolvem interpretação e cálculo, o que contribui para que o aluno da EAD desmistifique e quebre paradigmas quando o assunto é Ciências Exatas. |
AULAS DE ORIENTAÇÃO DO ESTÁGIO SUPERVISIONADO |
A fim de orientar os alunos do Curso de Graduação em Pedagogia que chegam no Estágio Supervisionado, gravamos aulas. No entanto, estávamos vendo que estas não estavam sendo assistidas tendo em vista o tempo de duração, 50 min. Desta forma, organizamos as aulas em pequenos blocos, por temática, assim, cada vídeo dura no máximo 5 min. |
CANAL DO YOUTUBE - DEVOCIONAIS - EIXO ESPIRITUAL |
Começamos a implementar no canal do YouTube do curso de Teologia, vídeos devocionais e motivacionais feitos pelos professores do curso. Visando acrescentar ao conteúdo um aspecto espiritual, dando suporte ao aluno, bem como, promovendo a divulgação do curso nesta plataforma. |
CARACTERIZAÇÃO E PREPARAÇÃO DE CENÁRIOS PARA AULAS AO VIVO |
O professor utiliza o lúdico e literalmente se veste para as aulas e utiliza metodologias como SUMMAÊ e caracterização do professor com motivos de carnaval, festa junina, capacete e inclusão de placas sinalizadoras em aula para vincular conteúdo e sua materialização. |
CARACTERIZAÇÃO E SELFIE |
Nas aulas ao vivo da disciplina, o professor Victor Biazon utilizou uma comunicação clara, moderna e interativa, trazendo elementos como dinâmicas, questionamentos (perguntas ENADE), desafio, vídeo com as fotos dos alunos participantes do desafio, e sorteio de brindes em sua didática com os alunos. |
CASES - TALK SHOW DO CURSO DE EMPREENDEDORISMO |
Por meio de um programa em formato de talk show, que está relacionado ao dia a dia dos alunos, buscamos transmitir conhecimento, agregando o conteúdo teórico a prática de mercado de uma maneira descontraída e prática. |
CHAMADA DE AULA |
A chamada criativa para aula, seja ao vivo, extra ou live, engaja o aluno e desperta seu interesse. |
CIDADES INTELIGENTES (SEMANA DE TEOLOGIA) |
Debate proposto na semana de Teologia, que teve por título: “Teologia Pública, conversas teológicas sobre o bem-estar público”, neste debate a conversa foi subordinada ao tema, missio dei, governança e cidades inteligentes. |
COMBATE À VIOLÊNCIA CONTRA A MULHER - EIXO ESPIRITUAL |
A disciplina de Comunicação e Novas Mídias engajamos alunos e alunas do curso de Teologia em todo o Brasil, para discutir formas de combate à violência contra a Mulher dentro de ambientes religiosos. Nessa atividade os acadêmicos puderam conhecer a realidade de pessoas e entidades que atendem mulheres religiosas vítimas de violência doméstica, tendo como resultado a produção de um vídeo. |
COMO LEVAR O ALUNO EAD A COMPREENDER A DISCIPLINA DE CARGOS, SALÁRIOS E BENEFÍCIOS FOCANDO A PRÁTICA ORGANIZACIONAL. |
Partimos da premissa de que a experiência e aplicabilidade da presente temática seria fator preponderante para o aprendizado do aluno à distância, diante disto, partimos para um discurso voltado à prática com profissionais renomados do mercado de trabalho. |
CONHECENDO E SE RECONHECENDO NOS PATRIMÔNIOS CULTURAIS CITADINOS |
Um grande desafio do ensino superior é tornar os conhecimentos científicos mais compreensíveis. A atividade proposta é uma demonstração dessas possibilidades, via o trabalho de campo. |
CONSUMISMO (SEMANA DE TEOLOGIA) |
Debate proposto na semana de Teologia, que teve por título: “Teologia Pública, conversas teológicas sobre o bem-estar público”, neste debate a conversa foi subordinada ao tema: Espiritualidade Cristã, Educação e Consumo Consciente. |
CONTRIBUIÇÕES DA SOCIOLINGUÍSTICA EDUCACIONAL PARA A FORMAÇÃO DE PROFESSORES DE LÍNGUA PORTUGUESA NO ÂMBITO DA EAD |
A variação linguística é uma realidade da linguagem humana. Por essa razão, esta prática objetivou suscitar nos professores e futuros professores a concepção de que a língua não é unívoca, já que recebe influências de natureza diversas, mediante o contexto comunicacional. |
DE PADAWAN A JEDI: O QUE PODEMOS APRENDER COM STAR WARS |
Motivar jovens e adolescentes para ingressar no mercado de trabalho e serem transformados pela Educação. Essa foi a motivação desta ação que, através de linguagem leve e no contexto da Cultura Pop, impactou os participantes. |
DEMONSTRAÇÃO DE AULA PRÁTICA DE PROTEÇÃO CONTRA INCÊNDIOS |
A aula prática na EAD traz o aluno para a realidade profissional que precisarão ensinar seus colaboradores futuramente, já que estes quando formados poderão ministrar cursos relacionados ao assunto. |
DESAFIO CACAU ZAORI |
O desafio do Cacau Zaori é uma forma lúdica de avaliar os conhecimentos espontâneos que os alunos possuem sobre Negociação. É um desafio que estimula habilidades intra e interpessoais, simulando uma mesa de negócios em que informação, poder e tempo são essenciais para fechar um acordo. |
DESAFIO DA SELFIE |
O professor deve possibilitar uma aprendizagem e a busca de inovações no campo educacional. E o incentivo pode ser determinante para que um aluno tenha sucesso em qualquer disciplina, independentemente de idade ou de classe social. |
DESAFIO DE MODELAGEM DE SOFTWARE |
Este desafio tem o propósito de diagnosticar as principais dificuldades referentes ao conteúdo modelagem de software e a aplicação prática deste conteúdo. |
DESAFIO DERIVATIVA |
Esta atividade de Cálculo Diferencial e Integral I foi realizada com estudantes de Engenharias Híbrido em 39 polos da UniCesumar, com o objetivo de desafiá-los a praticar de forma divertida e disruptiva as diversas regras de derivação, essenciais na formação do Engenheiro. Assim, podemos inspirar outros professores a realizar atividades similares para diversos conteúdos, aumentando o engajamento e o aprendizado significativo. O estudante deixa de ser simplesmente aluno e torna-se protagonista do seu próprio conhecimento. https://goo.gl/i2tVVy |
DESAFIO DO EMPREENDEDOR |
Conjunto de ações que incentiva os alunos antes e durante a disciplina a realizarem as atividades dentro do prazo, a assistir as aulas ao vivo tendo exemplos práticos. E depoimentos de egressos e praticar os conhecimentos adquiridos na disciplina, estimulando a relação teoria e prática. |
DESAFIO SAR - RESGATE NA CAVERNA |
O desafio “Search and Rescue – Resgate na Caverna” foi criado com o objetivo de transpor os problemas da vida real para modelos matemáticos, aplicando os conhecimentos adquiridos durante o desenvolvimento da disciplina de Geometria Analítica e Álgebra Linear. Queríamos trazer um novo ponto de vista, dando a oportunidade ao aluno de discutir e compartilhar soluções com os colegas. Esta atividade foi selecionada pelo Porvir entre as 3 melhores práticas práticas inovadoras em 2018 e o seu relato está descrito no "Diário de Inovações de 2018", disponível no link: http://porvir.org/baixe-ebook-gratuito-desafio-diario-de-inovacoes-2018/. |
DESENVOLVIMENTO DE UM PLANO DE AULA |
O recurso poderá ser utilizado para o desenvolvimento de qualquer atividade, de qualquer disciplina ou curso e os resultados são promissores, uma vez que o aluno tem acesso ao vídeo no computador ou no celular e o professor pode se expressar de forma direta e objetiva a proposta da atividade que deverá ser desenvolvida pelo aluno. |
DEVOCIONAL - LECTIO DIVINA - EIXO ESPIRITUAL |
A atividade motivou os alunos a desenvolverem sua espiritualidade através do método Lectio Divina. Durante dez dias consecutivos, os acadêmicos seguiram os passos de Leitura, Meditação, Contemplação e Oração de textos bíblicos. |
DIA DE DOAR |
O dia de doar é uma grande campanha para promover a cultura de doação no Brasil e no mundo. O Curso de Gestão das Organizações do Terceiro Setor abraçou esta ideia e promoveu uma ação para mobilizar os alunos da EAD Unicesumar. Em 2018, o dia de doar aconteceu em 27 de novembro. |
DICA DO DIA |
Porque ela tem gerado resultados efetivos de aprendizagem e interação. |
DIREITOS HUMANOS (SEMANA DE TEOLOGIA) |
Debate proposto na semana de Teologia, que teve por título: “Teologia Pública, conversas teológicas sobre o bem-estar público”, neste debate a conversa foi subordinada ao tema: Direitos humanos e Segurança Pública. |
DIREITOS SOCIAIS E PROFISSIONALIZAÇÃO |
Utilização de questionários online por plataforma gratuita para mapear aspectos que os alunos conhecem sobre o conteúdo da disciplina, a fim de enfatizar determinados aspectos e buscar a aproximação e sua atenção por meio de outros que chamem sua atenção ou que façam parte de seu cotidiano. |
E-BOOK (PDF) INTERATIVO PARA OS ALUNOS DO PRIMEIRO ANO DO CURSO DE ADMINISTRAÇÃO, PROCESSOS GERENCIAIS E EMPREENDEDORISMO |
A aprendizagem e o mundo digital devem caminhar juntos! Hoje o processo de ensino-aprendizagem pode ser percebido de forma diferente, a partir disso, o e-book (PDF) foi criado no sentido de facilitar a aprendizagem do nosso aluno e deixá-la mais próxima do seu jeito de explorar o mundo, tornando-a mais interativa, visualmente atrativa e motivadora. |
ECOLOGIA - EIXO ESPIRITUAL |
Na disciplina de Teologia e Pós Modernidade, implementamos no fórum a discussão sobre ideias que podem ser implementadas visando à promoção de uma igreja sustentável. Tivemos vários alunos comentando sobre ações simples, que podem ser implementadas nas igrejas, que ajudam a promover o cuidado com o meio ambiente. |
ECONOMIA PARA PROVAS E CONCURSOS |
Prepara os alunos para a realização de provas de concursos sem que eles tenham custos adicionais. Busca aproximar alunos da IES à resolução de questões de provas de concursos com conteúdo específico de Economia. Em conformidade à missão e a visão da instituição, o projeto visa promover o ensino de qualidade, assim como oferecer ferramentas para o aprimoramento do Ensino a Distância (EAD). |
EMPATIA NAS AULAS EAD AO VIVO |
Caros professores, estou realizando os meus primeiros passos no universo da docência e principalmente, no ensino EAD, tenho percebido na prática que quando trazemos o conhecimento com ânimo e paixão gera um engajamento maior de nossos alunos. |
ENCANTAR PARA RETER |
Além de possibilitar o uso de criatividade, esta ação garante dinamicidade à aula. Prender a atenção do aluno em uma aula gravada é o que todos nós professores desejamos. |
ESTÁGIO SUPERVISIONADO II - ANOS INICIAIS |
A Educação Básica vem passando por diversas reformulações e adequações trazidas pela Base Nacional Comum Curricular, tendo em vista as avaliações em larga escala como a Provinha Brasil e ANA. Neste contexto, as professoras da disciplina de Estágio Supervisionado - 2ª Licenciatura do curso de Pedagogia EAD Unicesumar, de forma conjunta buscaram informações pertinentes para apresentarem aos alunos do curso ações pedagógicas referentes a estas mudanças para melhor vivenciar em seu campo de estágio, tanto em suas observações, quanto em sua regência onde levou a prática de forma inovadora ao trabalhar os conteúdos do programa curricular. |
ESTOICISMO – O HOMEM ROMANO DIANTE DOS DESEJOS E DAS PAIXÕES |
Diante da atual resistência entre os estudos históricos e filosóficos, o presente projeto busca retomar a importância dos estudos acerca da Antiguidade, para demonstrar como esses pensamentos permanecem ditando comportamentos. |
ESTRATÉGIAS PARA INTRODUÇÃO DE APRENDIZAGEM BASEADA EM PROBLEMA (ABP) NO ENSINO DE ENGENHARIA DO MODELO HÍBRIDO |
Universidades renomadas de vários países encontraram na Aprendizagem Baseada em Problema (ABP) uma das melhores maneiras de desenvolverem em seus alunos habilidades profissionais unindo a teoria e técnica nas disciplinas. A partir dessa metodologia, os alunos dos cursos híbridos de Engenharia da UniCesumar foram capazes de analisar um estudo de caso com senso crítico e, etapa por etapa, entender, analisar, pesquisar e definir as melhores alternativas para solucionar um problema recorrente nas maiores organizações. |
EXPERIÊNCIAS NO ENSINO DE GEOGRAFIA NA EDUCAÇÃO BÁSICA |
Por atuar em um curso de Licenciatura, a melhor maneira de inspirar nossos alunos é contar experiências vividas, destacando tanto os aspectos positivos quanto adversos. |
EXPLICAÇÃO DAS ATIVIDADES ATRAVÉS DO CAMTASIA, RECADOS FINAIS ATRAVÉS DE VÍDEO |
Sou professora mediadora e converso muito com meus alunos através de mensagens de texto. Porém, sinto a necessidade de estar próxima deles e gostaria que eles tivessem o mesmo sentimento de proximidade, de que não estão sozinhos e que possam contar comigo nessa jornada. |
FERRAMENTAS EAD |
Destacar ferramentas que aproximam o aluno EAD da teoria com a prática, tendo uma visão holística de todos conceitos que o capacita para novas possibilidades podendo melhorar o espaço ao seu redor. |
FORMAÇÃO DO TERRITÓRIO BRASILEIRO |
A inspiração está do fato de que a participação de um especialista no formato de entrevista de área diferente em sua aula contribui para que o aluno possa ver diferentes vertentes de um mesmo assunto, contribuindo assim para a futura formação desse profissional. |
HUMANIZAR PARA FIDELIZAR |
Efetuamos no curso de Teologia sistemáticas ligações para acadêmicos que se apresentam desmotivadas. Ouvimos pacientemente e orientamos a persistirem em busca do seu sonho. A resposta deles é quase unânime: "Como pode uma instituição tão grande se preocupar comigo? Pensava que eram robôs que me respondiam as mensagens." Esta prática humaniza as relações professor-aluno e fideliza os discentes para continuar conosco. |
II MOSTRA SENIOR EDUCAÇÃO E LONGEVIDADE |
A aprendizagem prática possibilitou ao aluno o estudo teórico-prático sobre o envelhecimento populacional, atingindo seu objetivo para dar visibilidade ao número de pessoas acima dos 60 anos que cresceu 50% nos últimos 10 anos, chegando a 26 milhões, e deverá chegar aos 38 milhões em 2027, segundo projeção do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). |
INCENTIVANDO A LEITURA |
Ao longo da disciplina foram realizados sorteios de livros para os alunos que participassem das aulas ao vivo, com comentários e questionamentos. |
INCLUSÃO NO MERCADO DE TRABALHO: RELAÇÃO DA PRÁTICA PEDAGÓGICA E TRANSFORMAÇÃO DA CONCEPÇÃO SOCIAL DO DEFICIENTE |
A prática oportuniza discutir a importância de uma prática pedagógica que vai além do ambiente acadêmico, desenvolvendo profissionais da educação cientes de seu compromisso para a construção de uma sociedade menos excludente. |
INOVAÇÃO E ABORDAGEM PRÁTICA: UTILIZAÇÃO DE UMA IMPRESSORA 3D DURANTE A AULA AO VIVO DO CURSO DE ENGENHARIA DE PRODUÇÃO EAD |
No Ensino a Distância, precisamos inovar a cada dia para tornar as aulas mais atrativas e com uma abordagem mais prática da vida profissional do engenheiro. Para isso, a presença de profissionais da área, bem como a utilização de recursos inovadores, como neste caso, a impressora 3D, tornam-se fundamentais. |
INOVAÇÃO TECNOLÓGICA |
No Ensino a Distância, precisamos inovar a cada dia para tornar as aulas mais atrativas e com uma abordagem mais prática da vida profissional do engenheiro. Para isso, a presença de profissionais da área, bem como a utilização de recursos inovadores, como neste caso, a impressora 3D, tornam-se fundamentais. |
LABORATÓRIOS VIRTUAIS |
Os laboratórios virtuais foram criados para trazer a prática para nosso aluno EAD, para isso explicou-se cada um dos equipamentos, informando o nome do equipamento, para que serve e como se usa, desta forma nossos alunos caso tenham duvidas dos equipamentos o laboratório virtual traz um complemento rápido e seguro. |
LIVE - EXPLICAÇÃO DA ATIVIDADE MAPA |
O melhor aluno costuma ser o que tira 10. Contudo, dificilmente o melhor professor é aquele que segue à risca os capítulos do livro e fica a aula inteira focado na matéria. O professor deve possibilitar uma aprendizagem e a busca de inovações no campo educacional. É por esse motivo que utilizamos recursos tecnológicos como uma Live no YouTube, algo fora da rotina, mas que deu incentivo para os alunos realizarem a atividade. |
LIVES DE APROFUNDAMENTO DE CONTEÚDOS |
A prática pode inspirar outros professores, pois nem sempre os alunos compreendem um conteúdo importante, que poderá ser abordado em uma atividade de auto estudo ou prova. E por isso, as lives servem como um incentivo ao processo de aprofundamento de um conteúdo que pode ser considerado como denso, de maneira a reforçar o tema e ainda auxiliar o aluno em seu processo de aprendizagem. |
MARKETING PARA PROFISSIONAIS DA ÁREA DE DESIGN |
Os Designers precisam de elementos de marketing para geração de vantagens na criação do seu perfil profissional e a preparação de cenários com elementos diversos auxilia na materialização do conteúdo, gera engajamento e aprendizagem. Os inspira e transborda. |
MENINAS DIGITAIS |
Nosso projeto incentiva meninas a cursarem graduação na área de TI, oferecendo atividades extracurriculares, fomentando a pesquisa e extensão, promovendo estratégias para aumentar a participação no mercado de TI no Brasil e tornar a tecnologia uma carreira atraente. |
METODOLOGIAS INOVADORAS PARA O TRATAMENTO DE ÁGUA E EFLUENTES: EXPERIMENTAÇÃO E PRÁTICAS NAS AULAS AO VIVO DO ENSINO A DISTÂNCIA |
A experimentação e a imersão dos discentes em práticas relevantes a sua futura atuação profissional são de extrema importância, sobretudo no Ensino à Distância. Portanto, a realização de experimentos e práticas imersivas nas aulas ao vivo possibilitam aos acadêmicos noções básicas de práticas requeridas pelo mercado de trabalho. |
MICRO-HISTÓRIA E MACRO-HISTÓRIA |
A ideia do projeto é dar aplicabilidade a certos conceitos da metodologia historiográfica – a saber, as ideias de “Micro-História” e “Macro-História” –, aproximando os alunos daquilo que eles estudam e fortalecendo o desenvolvimento de uma consciência histórica. |
MISSÕES - MINORIAS - EIXO ESPIRITUAL |
Na disciplina de Missões e Evangelização os alunos e alunas foram incentivados a pesquisar sobre os segmentos que são menos evangelizados no Brasil. A pesquisa teve como base a Associação de Missões Transculturais Brasileira (AMTB), tendo como proposta realizar uma ação de evangelização com um dos 8 segmentos apresentados pela AMTB. |
O ENSINO DE HISTÓRIA E A CULTURA AFRO-BRASILEIRA E AFRICANA |
A prática utilizada é interessante porque apresenta uma série de possibilidades didáticas para serem trabalhadas com os alunos (tanto na modalidade EAD, como possibilidades no Ensino Presencial). Além disso, o tema da aula pode ser explorado por professores de diferentes disciplinas, sempre pensando nas possibilidades de trabalho dentro desta temática. Nesta prática temos a apresentação da Lei, as fragilidades dos materiais didáticos e as diferentes formas de discussão do tema da aula. |
O ESTUDO DA DENSIDADE E MISCIBILIDADE DE FLUIDOS: APRENDENDO QUÍMICA DE MANEIRA PRÁTICA |
O estudo de Química à distância pode se tornar mais atrativo, dinâmico e eficiente quando abordado de uma maneira mais prática e visual, trazendo elementos conhecidos a realidade do aluno. Para isso, buscou-se demonstrar o conteúdo realizando experimentos durante a aula ao vivo. |
O PROCESSO EVOLUTIVO DO DESENHO DA CRIANÇA |
Essa prática pode inspirar professores a trabalhar a prática em sala de aula, uma vez que, somente a teoria não garante a formação sólida dos nossos acadêmicos. Ao mesmo tempo que os alunos conheciam o processo evolutivo do desenho na teoria, a comprovação veio com as crianças desenhando ao vivo. |
O RACIOCÍNIO LÓGICO COMO FERRAMENTA COTIDIANA |
Com esse projeto visamos aprimorar o raciocínio lógico geral de nossos alunos e mostrar a eles como o raciocínio lógico está em nosso dia-a-dia e é importante de ser trabalhado e desenvolvido. Buscamos também incentivar nossos alunos, futuros professores, a levarem esse conteúdo para a sala de aula e fazerem esse tipo de desenvolvimento com seus próprios alunos. |
O.P.A. - OPORTUNIDADE DE PARTICIPAR ATIVAMENTE |
Apresenta a utilização de uma tecnologia simples (Drive) para criação de momentos interativos por meio de questões objetivas, que gera o gráfico da participação em tempo real, permitindo dinamizar e corrigir desvios no entendimento, caso os resultados se apresentem muito fora do esperado. |
ONDE VOCÊ ESTÁ E O QUE ISSO SIGNIFICA |
Apresentar ao aluno ingressante como o contexto acadêmico e as peculiaridades da modalidade a distância contribui e elucida este novo momento para o aluno. Tal ação explana direitos e deveres do aluno nesta nova jornada, o que por inúmeras vezes contribui para que o aluno não se sinta perdido no novo contexto. |
OPORTUNIZAR A INTERAÇÃO ENTRE AUTORES DE RENOME NO AMBIENTE DE AULAS AO VIVO |
Trazer convidados de Expressão para dentro do cenário de produção de livros importantes para a área. |
OS “POR QUÊS” DA HISTÓRIA: ONTEM E HOJE |
Em uma época em que a superficialidade é tão presente na sociedade, a História se faz cada vez mais necessária. Com base nisso, creio que meu aluno precisa internalizar que a História é viva, uma vez que expressa os resultados das ações humanas. Meu papel enquanto professora, é demonstrar ao meu aluno que o seu conhecimento é valioso, mas que, enquanto professor de História ele precisa se abrir a novos conhecimentos, novas opiniões, para deste modo se tornar uma pessoa melhor, um professor(a) melhor. |
OS MÚLTIPLOS OLHARES DE CLIO: COMO O USO DE IMAGENS PODE INSPIRAR OUTROS PROFESSORES? |
Em todos os lugares e a todo o momento somos bombardeados com conteúdos imagéticos. Por isso, o professor deve manter um olhar crítico em relação às imagens e, consequentemente, envolver o aluno nesse exercício de análise imagética. |
OS PRINCIPAIS GÊNEROS DO CONTEXTO EMPRESARIAL |
Porque o projeto está alinhado aos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável da ONU, pois trabalha competências comunicativas, contribuindo para a redução da desigualdade em relação à escrita polida e com o objetivo Paz e Justiça e instituições eficazes, uma vez que a comunicação assertiva evita mal-entendido e aproxima pessoas/instituições. Além disso, com a aplicação desse projeto online executamos a proposta institucional em formar profissionais com qualidade e que possam atuar em sociedade de forma justa e solidária. |
PALESTRA E DEBATE SOBRE AUTISMO |
Um novo relatório do Centro de Controle e Prevenção de Doenças (CD), dos Estados Unidos, mostrou um aumento de 15% no número de crianças que fazem parte do Transtorno do Espectro Autista (TEA) em relação aos dois anos anteriores. Isso significa 1 caso para cada 59 crianças (estimativas de 2014, divulgadas agora) contra 1 em cada 68 (estimativas de 2012, divulgadas em 2016). Ao estimularmos o debate sobre o tema entre instituições, profissionais da área, pais de autistas, alunos da IES e comunidade, trocamos conhecimento e geramos novas ações, que podem ser benéficas na área de pesquisa, nos atendimentos clínicos, mas principalmente na melhora de qualidade de vida dos autistas. |
PAPO EMPREENDEDOR |
O Papo Empreendedor tem como foco discutir temas relacionados a educação empreendedora. |
PÍLULAS DE CONHECIMENTO PARA LEGISLAÇÃO |
A quebra de paradigmas, proporcionando ao aluno o conhecimento e a experiência de profissionais de diferentes áreas, possibilitando assim uma visão prática do conteúdo trabalhado. |
PÍLULAS DE CONHECIMENTO PARA SEGURANÇA |
Complementação e atualização do aluno com os conteúdos e acontecimentos cotidianos, possibilitando que o mesmo tenha uma formação mais completa sobre a disciplina trabalhada. |
PILULAS DE CONHECIMENTO (WEBSÉRIE + VÍDEOS EXTRAS) |
Para discutir assuntos pertinentes ao curso, nas disciplinas ministradas o professor grava alguns vídeos extras para a sala do café e para exibição nas aulas ao vivo. |
PLANTAÇÃO DE IGREJAS - EIXO ESPIRITUAL |
A disciplina de Modelos de Plantação de Igrejas tem por objetivo ensinar aos alunos e alunas os princípios básicos de plantio de Igrejas, proporcionando o conhecimento teórico, prático e espiritual. Mostrando que a Igreja é o corpo de Cristo além das estruturas físicas que compõem a Igreja. |
PRA NÃO DIZER QUE NÃO FALEI DE SAMBA : NOEL ROSA, O CRONISTA DO BRASIL DA DÉCADA DE 30. |
Esta prática pode inspirar os professores da modalidade EAD a utilizarem mais os recursos disponíveis para promover a interação e discussão, tanto com alunos, quanto com convidados e colaboradores, mostrando que a distância não é um obstáculo para aulas diferentes, inovadoras e enriquecedoras. |
PRÁTICAS INCLUSIVAS NA GEOGRAFIA |
A ideia de se trabalhar com Práticas Inclusivas na Geografia tem grande importância, pois a Geografia tem um papel singular na formação do conhecimento acerca do mundo, sendo o papel do professor fundamental nesse processo, que precisa ser inclusivo. |
PREGAÇÃO E PRÁTICAS MINISTERIAIS |
A disciplina de Pregação e Práticas Ministeriais proporciona aos alunos(as) o conhecimento da teoria e prática, promovendo conciliar as duas áreas. Tendo por objetivo mostrar aos alunos(as) a importância de estudar e preparar um sermão de qualidade para apresentar para a Igreja. |
PRÊMIO MELHOR PERGUNTA DA AULA |
Incentivar o aluno EAD a participar das aulas ao vivo, movendo o mesmo a assistir a aula, fazendo uma reflexão para que assim desenvolva capacidade de questionamento e pensamento crítico. |
PREVENÇÃO DE ACIDENTES AUTOMOBILÍSTICOS |
Conscientizar e reforçar que os cuidados com no trânsito é responsabilidade de todos nós, e esses cuidados devem ser tomados não pelo “medo da penalização - multas", e sim pela valorização da nossa vida e a do outro. A propagação das leis de trânsito, atrelada ao respeito, e assim, esse trabalho, buscou somar com as ações da campanha: “Década Mundial de Ações Para a Segurança do Trânsito – 2011/2020”. |
PRODUÇÃO DE REVISTA |
A atividade “Produção de Uma Revista” tem a finalidade de trabalhar diferentes habilidades individuais, tanto do aspecto comportamental quanto técnico, trabalhar senso colaborativo e desenvolver visão sistêmica e processual. Ainda fortalecer e consolidar todo o conteúdo trabalhado por meio da construção de uma revista pelos alunos. |
PROVAS E CONCURSO |
Provas e concurso foi criado com nome bem sugestivo para despertar nos alunos do curso de Gestão Pública o interesse em assistirem palestras no período entre módulos. |
REDES SOCIAIS: INSTRUMENTO DE APROXIMAÇÃO E DESENVOLVIMENTO DA APRENDIZAGEM |
A EAD, embora seja positiva, diminui a aproximação entre docente e discente, elemento importante para o desenvolvimento cognitivo e emocional. Assim, o projeto mostrou que o uso das redes sociais pode criar um vínculo positivo que estimula a aprendizagem e interesse nos estudos. |
RETRATO LÚDICO DA POLÍTICA PÚBLICA ATRAVÉS DO TEMPO |
Em cada uma das 4 aulas EAD da disciplina de Seminários Temáticos em Saúde, Educação e Habitação, trabalhamos em recortes históricos (até 1930; 1930 -1960; 1960 -1980 e 1980 em diante) e cada período foi exemplificado pelo contexto social, com a caracterização do professor formador. |
SHARK TANK – NEGOCIANDO COM TUBARÕES |
Empatia, persuasão, criatividade e comunicação: competências essenciais para fechar uma negociação ganha-ganha. Valendo-se de metodologias ativas, a aplicação da dinâmica Shark Tank foi a ferramenta utilizada para colocar os alunos dos cursos híbridos de Engenharia frente à uma mesa de investidores que decidiram, a partir das apresentações dos alunos, em quais empreendedores eles gostariam de investir. Unindo a teoria à pratica, os alunos de Comunicação Empresarial e Negociação foram capazes de ir além de conceitos, engajando-se e desenvolvendo características primordiais a realidade do mundo dos negócios. |
STARTUP GARAGE - COGNITIVA LABS |
Minha prática pode inspirar outros professores a aproveitarem todas as oportunidades para criarem novas ideias ou incentivarem os alunos a lançarem suas ideias em projetos existentes na instituição e em outros eventos e/ou oportunidades relevantes. |
SUA ATIVIDADE TEM DESTINO CERTO |
O resultado de uma atividade pode ser escolhida para fazer parte do blog da UniCesumar. Tal possibilidade estimula os alunos a participarem da atividade e darem seu melhor para que tenham a chance de ver sua criação postada em um blog top. |
SUGESTÃO DE ROTINA DE ESTUDOS COM FOCO NO ALUNO |
O foco do processo de ensino-aprendizagem deve ser o aluno. E é perceptível que os alunos estão cada vez mais atarefados, ansiosos e com dificuldades de organização e para acessar todos os materiais disponíveis da disciplina. Esta prática pode ajudar os professores na orientação dos alunos para a organização dos estudos, sugerindo uma rotina de estudos pré-montada mas que o aluno pode editar conforme sua necessidade. |
TEORIA VERSUS PRÁTICA: A APLICAÇÃO DOS CONCEITOS TEÓRICOS NA VIDA PROFISSIONAL DO ESTUDANTE DE ENGENHARIA |
O aluno sente-se mais motivado a estudar quando ele compreende e relaciona os conceitos teóricos com sua aplicação prática. Mediante isso, foi lançado um desafio para que os alunos enviassem pequenos vídeos fazendo a relação entre o conteúdo aprendido em aula com sua vida profissional. |
TUTORIAL EXPLICATIVO - PLANO DE AULA |
Buscando orientar nossos alunos que estão realizando o estágio em turmas do Ensino Fundamental II e do Ensino Médio, gravei um tutorial explicando passo a passo a elaboração do Plano de Aula. Esta atividade representa parte fundamental do planejamento da regência que deve ser realizada pelos acadêmicos. O vídeo apresenta de forma clara e resumida os principais elementos da atividade sanando possíveis dúvidas dos alunos. |
USO DAS FERRAMENTAS TECNOLÓGICAS NA EFETIVAÇÃO DA CIDADANIA |
A atividade possibilitou ao aluno utilizar ferramentas tecnológicas para construção, apreensão de conceitos, exercício de comunicação relacionados ao conhecimento, direitos e cidadania, partilhando esses com colegas e público em geral. Conectando-se entre si e conhecendo parte da realidade do outro. |
USO DE METODOLOGIAS ATIVAS NO PROCESSO DE ORIENTAÇÃO E DEFESA DE TCC NO CURSO DE SERVIÇO SOCIAL EAD |
O formato de apresentação pelo uso da metodologia ativa através da ferramenta Skype, possibilitou o desenvolvimento de habilidades e competências inerentes ao perfil profissional do egresso, desde proatividade, criatividade, saber comunicar-se e sintetizar, pesquisador, desenvoltura diante da câmera. |
USO DO APLICATIVO SOCRATIVE STUDENT EM AULAS AO VIVO EAD |
Este projeto visa demonstrar aos colegas professores como fazer uso de aplicativo em sala de aula, a fim de obter maior interesse e atenção dos alunos, via metodologia ativa. Além disso, tal proposta ajuda na participação do aluno, uma vez que exige que o aluno compareça as aulas para realização da atividade. |
UTILIZAÇÃO DO SOCRATIVE STUDENT EM AULAS AO VIVO EAD |
A prática proposta pode contribuir para uma melhoria na particiapção dos alunos no "chat", aulas ao vivo, fórum e sala do café do ambiente virtual, uma vez que força os alunos, através da gamificação, a participarem e assistirem as aulas ao vivo EAD. |
VÍDEO EXPLICATIVO DO MAPA (MATERIAL DE AVALIAÇÃO PRÁTICA DE APRENDIZAGEM) – DISCIPLINA ESTATÍSTICA |
O Vídeo Explicativo do MAPA proposto na disciplina Estatística explica a resolução algébrica e no Excel de um exercício semelhante ao proposto na atividade, a partir da Pedagogia da Dúvida, em que a Prof.ª Renata desafia a professora mediadora a gravar um vídeo resolvendo a atividade. A provocação da dúvida devolve ao acadêmico a condição de sujeito ativo da aprendizagem. |
VISITA TÉCNICA |
Essa ação teve o objetivo de aproximar teoria/conceitos com a prática do dia-a-dia, facilitando assim o entendimento do aluno sobre a temática desenvolvida, dentro de um ambiente descontraído, trazendo para uma perspectiva informal e prática. |
VIVÊNCIA PEDAGÓGICA NO CAMPO DE ESTÁGIO SUPERVISIONADO |
A prática apresentada pode inspirar professores e alunos, pois se acredita ser uma ação fundamental para que alunos portadores de diplomas de cursos de licenciaturas ao estudar na EAD UniCesumar, no curso de Pedagogia, poderá tranquilizar-se quanto ao estágio curricular partindo de relatos vivenciados por alunos que já concluíram a disciplina aos alunos ingressos no curso poderão verificar a possibilidade de desenvolver as atividades propostas no estágio. |
VOCÊ CONHECE O MUSEU UNICESUMAR? |
A UniCesumar e a coordenação me forneceram toda uma equipe e estrutura para realizar o projeto. A instituição está pronta para receber nossas ideias que aprimorem o processo de ensino e aprendizagem dos alunos com os diversos recursos tecnológicos disponíveis. |
VOLTA À ÁGORA NA PÓLIS GREGA - CIÊNCIA POLÍTICA |
Aula da disciplina de Ciência Política, do curso de administração, realizada na praça do conhecimento, com a proposta de retomar os debates sobre a política, às praças, conformado a Ciência Política. |
WEB SÉRIES LEGISLAÇÃO TRABALHISTA |
Aproximar o aluno da prática por meio de temáticas significativas e pontuais dentro da disciplina, tirando dúvidas, trazendo curiosidades e imagens do campus da UniCesumar. |
WEBINAR SOBRE SUICÍDIO |
Através da ferramenta Webinar, propomos aos alunos e comunidade uma reflexão sobre a importância do debate sobre o tema do suicídio e a relação desta pauta atual com a teologia, tendo recorde de participação na plataforma Webinar de um curso com mais de 13350 visualizações. |
WEBINAR: BRAIL 360º - ELEIÇÕES 2018 |
Por ocasião das Eleições de 2018 promovemos um evento com transmissão nacional, com a participação de todos os coordenadores de cursos EAD, que dentro de suas áreas do conhecimento e curso (saúde, educação, tecnologia, indústria etc) apresentaram uma análise da conjuntural nacional. Concatenando as ideias e objetivando aspectos da cidadania e do voto consciente, participou do evento a procuradora do Estado e presidente do Observatório Social de Maringá, Giuliana Lenza. |
WORKSHOP COMPORTAMENTO EMPREENDEDOR I |
O Workshop Perfil Empreendedor demonstra que é possível aprender a empreender. Os alunos que participam do Workshop conhece a realidade de empreendedores já consagrados e será sensibilizado a entender o seu papel no contexto atual do empreendedorismo com inúmeras possibilidades para quem tem uma educação empreendedora. |
WORKSHOP COMPORTAMENTO EMPREENDEDOR II |
Foi elaborado um Workshop online sobre o comportamento empreendedor, com o objetivo de estimular o empreendedorismo utilizando cases de sucesso e uma entrevista inspiradora com o Prof. Reitor Wilson de Matos Silva. |