A INSERÇÃO DA PSIQUIATRIA NO CURRÍCULO MÉDICO COMO FORMA DE COMBATE À PSICOFOBIA |
Diante do aumento da prevalência das doenças mentais e da diminuição dos potenciais fatores protetores, como vínculos familiares, sociais e religiosos, o sofrimento psíquico tem sido um grande desafio à carreira docente. O encaminhamento a um auxílio nem sempre é tão simples, tendo em vista os preconceitos relacionados ao tratamento psicológico ou psiquiátrico. Assim, professores devem inserir temáticas relacionadas à saúde mental na graduação dos cursos, e, assim, o combate à psicofobia poderá se tornar um objetivo inserido no curriculum oculto. Objetiva-se, com isso, a quebra de barreiras para a busca de auxílio profissional. |
A COMPREENSÃO DA SAÚDE COLETIVA A PARTIR DA APRENDIZAGEM SIGNIFICATIVA |
Este relato apresenta a experiência do estágio em saúde coletiva do sexto ano do curso de medicina, onde se buscou aprimorar o processo de ensino-aprendizagem, por meio da vivência dos alunos em uma Unidade Básica de Saúde no município de Sarandi-PR. |
ABRAÇO SOLIDÁRIO |
Esta prática demonstrou aos professores que uma simples ideia, sugerida pelos alunos, pode-se transformar em grandes e inspiradores resultados. |
ANATOMIA LÚDICA - BRINCANDO E APRENDENDO COM JOGOS SOBRE A MORFOLOGIA DO CORPO |
Nesse contato com o lúdico o aluno obtém a satisfação e o sucesso que almeja com mais facilidade, sendo que esta situação demonstra a importância que o jogo interativo passa a ter na vida das pessoas e, por extensão para a sociedade atual, e dessa forma, propõe a utilização de todo esse potencial e esforços para a resolução de problemas reais. |
APRENDA BRINCANDO: USO DE MATERIAIS DIDÁTICOS NA MORFOLOGIA |
O resgate da infância traz o alunato mais próximo do docente tornando a aula mais emotiva e é nesse momento de confiança que o aluno passa a acreditar em seu potencial |
ATIVIDADES PRÁTICAS INTERDISCIPLINARES |
Há uma grande dificuldade por boa parte dos alunos em compreender a existência da interdisciplinariedade dos conteúdos abordados tanto na teoria como na prática. A realização das atividades práticas interdisciplinares visa demonstrar a inter-relação dos conteúdos que, mesmo sendo estudados em separado tanto nas aulas teóricas quanto nas práticas, ocorrem simultaneamente na realidade. |
BEATLES LEARNING |
Utilizar músicas dos Beatles que os alunos se identificam para o aprendizado de conceitos da regulamentação da comunicação britânica. |
CÁPSULA DO TEMPO DA GRADUAÇÃO EM ODONTOLOGIA |
Essa prática pode inspirar muitíssimo os demais professores, uma vez que ela mostrará e fará com que os alunos percebem o quanto evoluíram e cresceram profissionalmente e pessoalmente nos anos de curso. |
CIDADES INVISÍVEIS: ANALISE DO IMAGINÁRIO CORRELACIONADO COM O ESPAÇO URBANO |
Uma prática que estreita a relação entre literatura e sua linguagem com a ciência que tem cidade como seu objeto de estudo. |
COMFORT FOOD |
Na gastronomia, muitas vezes se pensa que cozinhar é uma questão de sofisticação, quando um dos fatores mais importantes é compreender quais são nossas raízes. O intuito dessa prática foi buscar esse tipo de lembrança, de cheiros e paladares que constroem nossa memória gustativa e afetiva, aspectos que tanto representam o ato de comer. |
COMPETIÇÃO DE JULGAMENTO SIMULADO - "MOTO COURT" |
Ser professor é inspirar os alunos a imergirem no universo do conhecimento, a serem protagonistas de seu processo de aprendizagem, a buscarem a excelência nos estudos e a brilharem em sala de aula e fora dela, descobrindo que não há limites para quem se dedica e se esforça ao máximo. |
COMUNICAÇÃO ORGANIZACIONAL NA PRÁTICA: APREENDER, EMPREENDER E COMUNICAR |
Incentivo ao empreendedorismo e integração faculdade-empresa são a base da disciplina Comunicação Organizacional II, que levou os acadêmicos a criarem empresas-piloto e atenderem organizações reais de Maringá e região, conciliando teoria e prática. |
CONSTRUÇÃO DE PROTÓTIPOS DE INTERFACE BASEADOS EM APRENDIZAGEM BASEADA EM PROBLEMAS |
Apresentar problemas reais para os discentes, incentivando a busca por soluções baseando-se na Aprendizagem Baseada em Problemas ( em inglês, Problem Based Learning - PBL) |
CONSULTORIA EXTREMA |
Os alunos se empolgam e envolvem pela exigência “profissional e não acadêmica”. É atividade dinâmica e criativa que faz aprender, estimulando o docente em razão do alcance dos objetivos de aprendizagem de forma otimizada, maximizando resultados. |
COZINHA DO DIA-A-DIA PARA ESTRANGEIRAS REFUGIADAS |
A prática foi uma forma de estreitar o relacionamento entre alunos e a comunidade, mostrando que existem formas de comunicação que vão muito além de falar a mesma língua. |
COZINHANDO COM AS PANC - GASTRONOMIA BRASILEIRA CONTEMPORÂNEA |
Esta prática é capaz de promover a aproximação do acadêmico entre as tendências do mercado de trabalho e o conteúdo aplicado durante as aulas teóricas e práticas, identificando e compreendendo aspectos culturais, socioeconômicos e acima de tudo respeitando o desenvolvimento das atividades em suas respectivas áreas de atuação. |
DA DEFICIÊNCIA A EFICIÊNCIA: O PARADESPORTO EM SALA DE AULA |
A teoria é fundamental, a base de tudo, mas a realidade que nossos alunos encontram ao sair da graduação não é nada fácil. A ideia de trazer pessoas com as mais diferentes deficiências é mostrar na realidade, o que representa ter uma deficiência e como cada um que está estudando e se preparando para ser um excelente profissional deverá lidar no momento que se deparar com esse público em seus respectivos locais de trabalho. |
DESAFIANDO A METODOLOGIA ATIVA: SERIA POSSÍVEL UMA AULA DUPLAMENTE INVERTIDA? |
Diante das mudanças dos alunos que ora entram na graduação, as metodologias ativas são formas possíveis de tornar o estudante um sujeito de seu próprio aprendizado, trazendo como consequências aprendizados significativos. Demonstraremos uma experiência na qual o professor planejou atividades de forma a “inverter” a aula para alunos do 5º ano, e, estes, “inverteram” a aula para alunos do 3º ano. |
DIREITO PENAL PARTE GERAL - CRIMES QUE TRANSFORMAM A LEGISLAÇÃO. |
Essa prática é importante para que os alunos entendam como surge as leis, porque a lei sempre esta mudando, o aluno fica curioso e desenvolve a pesquisa. A aula passa a ser mais dinâmica, pois o aluno realiza a pesquisa e traz o material para a sala de aula para discutir sobre o assunto, tornando esse aluno muito mais participativo e efetivo em sala. |
DRAMATIZAÇÃO EM SAÚDE: SENSIBILIZAÇÃO PARA A IMPORTÂNCIA DO TRABALHO EM EQUIPE NA PROMOÇÃO DA SAÚDE DAS FAMÍLIAS |
A dramatização de um caso clínico e social de uma família envolvendo a participação de todos os cursos da área da saúde favoreceu a sensibilização dos alunos e professores quanto à importância do trabalho coletivo entre profissionais da saúde, demonstrando de forma interativa e participativa que a soma dos conhecimentos e habilidades de cada profissão é capaz de promover a saúde de indivíduos e famílias, tal como recomendado pela Organização Mundial da Saúde. Tal projeto impulsiona o educador na busca de métodos de ensino inovadores. |
EXECUÇÃO PENAL - VISITA AOS ESTABELECIMENTOS PRISIONAIS |
É fundamental fazer o aluno ver com os proprios olhos aquilo que é falado em sala de aula. A teoria passa a ser vivenciada, deixa de ser teoria. O aluno deixa a graduação conhecendo o sistema prisional. |
FAÇA POR ELES O QUE GOSTARIA QUE TIVESSEM FEITO POR VOCÊ - O SEGREDO DO SUCESSO |
Muito mais do que a teoria a sua experiência pode dar aos mais jovens e recém formados a certeza de que o futuro na profissão que escolheram vai ser um sucesso se você professor tiver sido um vencedor na profissão que escolheu. |
GALERIA ARQURB |
A proposta visa premiar os alunos autores dos melhores projetos de arquitetura e urbanismo através da exposição dos exercícios realizados. A exposição é permanente sendo renovada a cada bimestre. |
GAME ESTRATÉGICO |
Os alunos são divididos em agências, que, ao longo do bimestre, desenvolvem trabalhos sobre os temas ministrados. As agências são divididos em grupos, e, a apresentação se dá de forma competitiva, agência contra agência e o melhor ganha 3 pontos na tabela de seu grupo. Ao final da fase de grupos, os dois melhores vão para uma semifinal, e depois final. A melhor agência ganha um troféu e um jantar, patrocinado pelo professor. A competitividade é trabalhada aqui, principalmente a necessidade do trabalho e responsabilidade dos membros da agência terão com os demais, e que, o sucesso de dará pela dedicação de todos e sua parte neste todo. |
GEODÉSICA DE BUCKMINSTER FULLER |
A prática de executar uma estrutura em tamanho real inspirada em Buckminster Fuller em conjunto com os alunos é leva a uma nova percepção espacial e de sistemas estruturais não convencionais. |
GESTÃO DA INOVAÇÃO - PRATICANDO O MODELO SIMPLIFICADO DO PROCESSO DE INOVAÇÃO COM A CONFECÇÃO DE UM FOGUETE MOVIDO A ÁGUA |
Esta atividade permite a vivencia prática de um conceito teórico (no caso, o modelo simplificado do processo de inovação) em sua plenitude. A riqueza dessa atividade se dá na possibilidade da aplicação em diversas áreas do conhecimento, tanto no ensino superior quanto ensino fundamental 2 e médio. |
HISTÓRIA DA ARQUITETURA DE CURITIBA |
Nas atividades acadêmicas busco motivá-los através de minhas experiências, profissionais ou pessoais (como viagens, projetos, etc), costumo incitá-los a expandir horizontes, interagir com o mundo e descobrir que, para a criatividade e persistência, não existem barreiras. |
HUMANIZAÇÃO E A PRÁTICA PROFISSIONAL NA SAÚDE |
A Política Nacional de Humanização (PNH -2003) tem o propósito auxiliar a efetivação dos princípios do SUS no cotidiano das práticas de saúde e incentivar a produção da autonomia e da corresponsabilidade sobre o cuidado em saúde. A utilização de tecnologias leves na produção do ato de cuidar e da assistência são essenciais para a prática profissional. |
I MOSTRA DE FÍSICA APLICADA ÀS ENGENHARIAS |
Por meio da prática desenvolvida, os acadêmicos assumiram papel mais ativo em sua formação enquanto o professor assume papel de mediador durante o processo. A prática repercutiu despertando notório engajamento dos estudantes do curso de engenharia de produção devido ao caráter prático adotado nas aulas de Física II. |
IDEIAS CRUZADAS |
Revisar um conteúdo antes das atividades avaliativas do bimestre pode ser mais agradável com gameficação e prêmios para os alunos. |
IDENTIFICAÇÃO DE PANCS |
A prática faz com que o aluno olhe para ao seu redor, saindo do ambiente virtual e olhando o que tem a sua volta. |
II JORNADA DE INFORMÁTICA EM CURITIBA - CICLO DE INOVAÇÃO TECNOLÓGICA EM CURITIBA – “ADSATHON” |
O Ciclo de inovação tecnológica em Curitiba – “ADSathon” é uma atividade educacional que visa promover e desenvolver ideias relacionadas a ciência, tecnologia e inovação. Para isso, foi criado o desafio para os alunos do curso de análise e desenvolvimento de sistemas da Faculdade Cesumar de Curitiba, onde em duas noites de aulas serão integradas disciplinas para incentivar os alunos a desenvolver o espírito empreendedor e inovação. |
INCENTIVANDO OS ALUNOS A APRENDER ZOOLOGIA |
Esta prática pode ser utilizada por diversos professores e disciplinas para incentivar e estimular os alunos a irem além do conhecimento adquirido em sala. |
INTERAÇÃO ON-LINE PROFESSOR VS. ALUNO E YOUTUBE COMO FERRAMENTA CHAVE |
Estamos diante de uma nova geração de estudantes cada vez mais atraída pela Internet e pelos canais dos youtubers. Como educadores, temos de aproveitar as possibilidades que eles trazem para tornar nossas aulas atrativas. Através das vídeo-aulas os alunos ficam mais motivados, permitindo ao expectador ter uma prévia da aula e assim potencializa o aprendizado. |
INTERDISCIPLINARIDADE E SAÚDE: NOVAS POSSIBILIDADES DE CUIDADO |
Durante a disciplina de Relações Interpessoais, ministrada para os cursos de saúde, os alunos foram desafiados a propor um projeto interdisciplinar que envolvesse sua profissão e mais 4 diferentes áreas no mínimo, a fim de pensar o cuidado em saúde de maneira ampla e integralizada. |
JOGOS PEDAGÓGICOS |
Desafios são estimulantes, por isso o uso de jogos interativos, faz com que até mesmo as aulas teóricas sejam empolgantes e interessantes. |
JÚRI SIMULADO - PRÁTICA PENAL |
O contato dos alunos com processos reais findos, de casos que já ocorreram e que já tiveram uma decisão a respeito, instigam os alunos a se aprofundarem no estudo do Direito, sobretudo porque podem mudar decisões (ainda que apenas na simulação), aumentando o interesse pela disciplina exatamente porque vislumbra a aplicabilidade dos conteúdos ministrados em sala de aula. além disso, desperta nos alunos o interesse por carreiras jurídicas que, ainda não tivesse aflorado seu interesse, tampouco sua dedicação. |
JÚRI SIMULADO DO CASO DOS EXPLORADORES DE CAVERNA |
A atividade foi desenvolvida para alunos dos primeiros anos do curso de Direito, com vistas a fomentar o interesse dos mesmos por disciplinas dos cursos que ainda não foram observadas pelos alunos, para que despertasse o interesse dos mesmos quanto às novas etapas que o curso lhes proporcionaria, mantendo os alunos interessados pelo curso, criando maiores expectativas em relação às novas etapas, mantendo o interesse dos mesmos. |
LAYOUT NA PRÁTICA |
Para mudar a forma das aulas teóricas da disciplina de administração da Produção, realizei um concurso de maquetes com os alunos, onde os mesmos teriam de aplicar toda a teoria sobre layout, na forma de uma linha de produção, representada fisicamente por maquetes. O resultado foi aulas bem mais dinâmicas e alunos bem mais motivados. |
LEVANTAMENTO TOPOGRÁFICO, FERRAMENTAS PARA UM LEVANTAMENTO PRELIMINAR. |
A prática visa demostrar que alguns trabalhos de campo, podem ser desnecessários e que com as ferramentas e tecnologias disponíveis hoje em dia, trabalhos como levantamento topográfico, podem ser feitos de maneira precisa em alguns minutos. A busca pelo professor por ferramentas atuais é fundamental para despertar inspiração e interesse dos alunos. |
MASTERCHEFE NUTRIÇÃO |
Ela estimula a integração entre disciplinas o espírito empreendedor do aluno. |
MINHOCÃO - UMA VIAGEM NA MENTE DO PORTADOR DE ALZHEIMER |
“Minhocão” foi um túnel de quase 50 metros de comprimento que impressionou a todos os visitantes, não somente pela arquitetura que resgatou a infância, mas como cada curso retratou a doença de Alzheimer em todas as suas etapas. |
O ADMINISTRADOR DO FUTURO: UM SOLUCIONADOR DE CONFLITOS |
Um dos maiores pilares de fixação de conteúdo sempre foi unir teoria à prática. Quando realizamos isso introduzindo a metodologia ativa, transformamos o aluno em um compartilhador de conhecimento e fazemos dele um novo pesquisador, permitindo que ele deixe o polo passivo de ensino para dividir junto com o professor o polo ativo. Ao sentir-se parte de algo, do projeto de seu próprio ensino e de seus colegas, o aluno compreende ainda a importância do trabalho em equipe e da visão do outro. Feito isso, o professor colherá os frutos de seu ato quando ver em seus alunos verdadeiros divulgadores do conteúdo acadêmico. |
OFICINAS DE PARENTALIDADE - DA AÇÃO À EDUCAÇÃO PARA UMA PRÁTICA HUMANIZADORA. |
A oficinas propostas como prática educativa a ser realizada na disciplina de "Clínicas de Direito" (2º Semestre do Curso de Direito), se fez através de ações educativas dos docentes junto dos discentes perante a comunidade de Maringá em que foram realizados oficinas de pais e filhos (crianças e adolescentes) mediante ‘rodas de conversa para identificação de conflitos’, para que as práticas educativas realizadas promovessem a educação humanizadora e a pacificação social. Foram trabalhadas estas famílias em uma abordagem educativa política, social e cidadã. |
ORIENTAÇÃO E PREVENÇÃO DO CÂNCER DE MAMA |
Através desse projeto é possível despertar nas pessoas o sentimento de solidariedade e a responsabilidade de sermos sujeitos atuantes no sentido do bem. Assim, podermos ajudar as mulheres em tratamento do câncer de mama de uma forma singela e pontual levantando a autoestima e promovendo a qualidade de vida. |
PLANEJAMENTO DE PROGRAMAS EDUCATIVOS EM EDUCAÇÃO ALIMENTAR E NUTRICIONAL: APRENDENDO PARA MUDAR A REALIDADE |
Educar através de pilares de educação transformadora, onde através de metodologias participativas utilizamos conceitos e elementos centrais abordados em sala de aula. Com estes projetos colocamos o aluno em contato direto com a profissão. |
PRÁTICA EM CONSULTORIA |
Prática em Sala de Aula! Trazer a Empresa para dentro da Sala de Aula! |
PRÁTICAS DE INSTRUMENTAÇÃO DE AVALIAÇÃO OCUPACIONAL |
O uso de dinâmicas trazendo a realidade em paralelo a teoria. Metodologias ativas fazem os alunos interagirem mais e melhor. |
PRÁTICAS EM DINÂMICAS DE GRUPO |
Essa prática é inovadora e se baseia nos princípios das metodologias ativas, pois os alunos têm a oportunidade de vivenciar em sala de aula os passos necessários para a elaboração e aplicação de uma Dinâmica de Grupo nos demais colegas de sala. |
PRODUÇÃO DE BROTOS EM UTENSÍLIOS SUSTENTÁVEIS |
A atividade desperta a consciência ambiental e social. |
PROGRAMA PLANTAS DO PAISAGISMO |
O projeto foi pensado em integrar as pesquisas tradicionais de paisagismo de maneira interativa, ou seja, nossos alunos puderam através do programa acompanhar as pesquisas dos outros grupos e trocar informações aumentando seu portfólio de plantas, além disto o programa fez com que essas pesquisas fossem compartilhadas automaticamente com a comunidade o que foi muito positivo. |
PROJETO BOM NEGÓCIO - INOVAÇÃO E EMPREENDEDORISMO |
O objetivo deste projeto é levar aos empreendedores instalados da cidade conhecimentos práticos aplicáveis ao dia a dia das empresas, de forma a melhorar a competitividade e criar melhores condições para desenvolvimento dos empreendimentos |
PROJETO CIDADE HUMANA |
Projeto cidade humana foi inspirado nos conceitos de Jan Ghel, urbanista e autor do livro Cidade para Pessoas, onde em sala de aula, visando um projeto de intervenção urbana, foram colocadas em prática ideias para tornar os espaços urbanos mais atrativos para as pessoas. |
PROJETO PANCS |
Unir um trabalho da disciplina com a parte social, doação, faz com que os alunos se dediquem mais na execução das tarefas e cria um vínculo com a sociedade |
PROJETOS SOCIAIS: OPORTUNIDADE PARA VIVENCIA DA CIDADANIA |
Os projetos sociais são desenvolvidos pelos alunos. O professor neste contexto é o mediador das ações que eles se propõem a desenvolver. |
RELACIOCINE |
Projeto desenvolvido com o objetivo de transformar o conteúdo da disciplina de Relações Interpessoais em uma experiência de cinema, com roteiros produzido pelos próprios alunos. |
TEORIA DO DIREITO - HISTORIA DO DIREITO |
Na pratica em sala de aula, a utilização de metodologias alternativas faz com que os alunos participem mais e se envolvam melhor com a matéria. O aluno deixa de ser apenas ouvinte, um sujeito passivo e passa a ser uma aluno ativo, onde coloca e ação toda sua criatividade. |
THREE-MINUTE-TALKS |
As Three-Minute-Talks são um tipo de competição que se espalhou ao redor de todo o mundo e se tornou um modo popular de disseminação de conhecimento científico de modo acessível a todos. |
VIVENCIANDO O FUTURO PROFISSIONAL |
Relatos reais da vivência do aluno após formação acadêmica, compreendendo funções e processos após formação, auxilia na compreensão dos objetivos das disciplinas, além de contribuir para a desmistificação da execução de suas futuras profissões. |
VIVENDO A PRÁTICA INTEGRATIVA COMPLEMENTAR |
As Práticas Integrativas Complementares vendo sendo implantadas na saúde há muitos anos, porém sua indicação por profissionais de saúde ainda está cercada de preconceitos e mitos, mesmo com sua evidência científica comprovada. |