O projeto de extensão "Ser Cidadão", desenvolvido por estudantes de Direito e Serviço Social que atuam no Núcleo de Prática Jurídica do Cesumar, foi apresentado no 3º Seminário dos Cursos de Mestrado do Centro de Estudos Sociais Aplicados (Cesa) da Universidade Estadual de Londrina (UEL).
Os responsáveis pela apresentação foram Annelise Cristine Emidio Sander e André Luís Pangoni, que participaram do projeto em 2011 e hoje já estão formados. Na apresentação do artigo, eles mostraram de que forma ocorreu essa experiência interdisciplinar.
O projeto trata de temas transversais de cidadania como: Prevenção às drogas, Bullying, Violência doméstica, Direito de Defesa do Consumidor, Direito da Família, Direitos Políticos, Direitos da Pessoa Idosa e Direitos e Deveres da Criança e Adolescentes.
Cada um desses temas foi motivo para elaboração de uma cartilha que será levada às escolas públicas de Maringá. O projeto resultou ainda em outros artigos científicos que serão apresentados em eventos no segundo semestre, segundo a professora orientadora Maria Cristina Cunha.
Além da professora Maria Cristina, está envolvido no projeto Ser Cidadão, o professor Carlos Alexandre Moraes, coordenador do curso de Direito, estudantes e coordenação de Artes Visuais.