Nesta quinta-feira (27), mais de 1.200 alunos do 1º ao 5º ano do Ensino Fundamental de 22 escolas municipais de Maringá participaram de mais uma etapa do projeto "Fazendo Arte com Sabor", que é promovido pela Cocamar em parceria com o Cesumar. Na programação, estavam brincadeiras e atividades artísticas, que aconteceram na associação da cooperativa agroindustrial, com orientação de estudantes do curso de artes visuais do Cesumar.
O projeto "Fazendo Arte com Sabor" estimula que estudantes de escolas municipais coletem embalagens cartonadas em suas comunidades. Depois de recolhidos, os materiais são destinados para a reciclagem. Em 2012, foram mais de 1,4 milhão de embalagens arrecadadas, 40% a mais que no ano passado.
A professora da escola Silvino Dias, Adriana Sanches, destacou que toda a experiência educativa que ocorra fora do ambiente escolar é muito válida para os estudantes. "Mas essas atividades superaram as expectativas e o aprendizado será muito rico", ressaltou.
A turma de alunos da professora Kátia Aparecida Casaroto, do 5º ano da escola Airton Plaisan, arrecadou mais de 7 mil embalagens cartonadas durante quatro meses. "Valeu a pena fazer essa arrecadação, os alunos estavam mobilizados e aprenderam que materiais como essas embalagens podem ser aproveitados de maneira artística para produzir brinquedos, por exemplo", disse.
Gustavo Pardo, da escola Odete Ribaroli, tem só oito anos e disse que já aprendeu quais materiais podem ser reciclados. "Lá em casa todo mundo já sabe e não joga fora o que dá para ser aproveitado", contou Gustavo.
A coordenadora de Artes Visuais do Cesumar, Deborah Kemmer, explica que oficinas com essas formam pessoas criativas, inovadoras e com pensamento crítico quanto à sustentabilidade e o destino correto para os materiais recicláveis. "É em projetos como esse que se forma uma juventude consciente quanto as suas responsabilidades com o meio ambiente", afirma Deborah.
Ontem (27), as oficinas de artes, atividades recreativas e a trilha ecológica foram dirigidas por mais de 100 estudantes e professores de Artes Visuais e Engenharia Ambiental do Cesumar. O projeto encerra em dezembro, quando as produções artísticas feitas pelos alunos das escolas municipais estarão em exposição nas dependências do Cesumar.