Projeto Meu Papel no Mundo substitui livro impresso e arrecada o equivalente a 39t de alimentos

A Unicesumar, por meio dos Polos EAD em todo o Brasil, arrecadou no ano de 2019, o equivalente a 39 toneladas de alimentos que serão doados para entidades assistenciais. A ação é uma inciativa do projeto “Meu Papel no Mundo”, que oferece aos alunos da EAD a opção de, a partir do segundo módulo de seus cursos, substituírem o livro impresso pelo digital. O custo referente ao livro impresso é redirecionado para a aquisição de alimento disponíveis para doação a projetos sociais. Desta forma, o estudante pode ter acesso ao mesmo conteúdo, só que na versão digital, e ainda assim contribuir para a preservação do meio ambiente e apoio aos mais necessitados. Caso mude de ideia, o aluno poderá solicitar os livros impressos no módulo seguinte.

Com esta iniciativa, cada aluno economiza papel, energia para a produção e combustível para o transporte do referido material impresso. A valor economizado no processo de produção, distribuição e armazenamento é revertido na aquisição e doação de alimentos a entidades de assistência social localizadas nas cidades onde vivem os estudantes que aderiram ao projeto.

Em Maringá, as 130 cestas básicas arrecadadas pelo polo local foram doadas ao Instituto Sendas que trabalha no acolhimento de imigrantes e refugiados. Para o coordenador do Sendas, o venezuelano Erick Perez, esta doação é muito importante porque os alimentos estão entre os principais pedidos das famílias atendidas. “Tenho certeza que neste ano o Natal dos imigrantes e refugiados atendidos aqui vai ser bem diferente e mais feliz”.

Weslley Matos, diretor de Relações Institucionais, afirma que o projeto “Meu Papel no Mundo” é um exemplo de como boas ideias podem afetar positivamente diversas áreas da sociedade. “Esse projeto tem o potencial de torna-se uma verdadeira ‘corrente do bem’, diz ele.