Unicesumar
Unicesumar

RECOMENDE:

FAQ

O ProUni (Programa Universidade para Todos) é um programa que concede bolsas de estudo integrais e parciais em cursos de graduação e sequenciais de formação específica em instituições privadas de educação superior. Ele é voltado para quem finalizou o ensino médio na rede pública ou particular na condição de bolsista integral.

  •  Candidato que fez o ENEM 2020 e/ou ENEM 2021 com nota superior a 450 pontos e não tenha zerado na redação;
  • Candidato não portador de diploma de curso superior;
  • Candidato não matriculado em instituição pública de ensino superior;
  • Renda familiar de até um salário mínimo e meio por pessoa do grupo familiar;
  • Seja pessoa com deficiência, que apresente laudo comprobatório de até 6 (seis) meses;
  • Tenha cursado o ensino médio parcialmente em escola da rede pública e parcialmente em instituição privada, na condição de bolsista integral da respectiva instituição;
  • Tenha cursado o ensino médio completo em instituição privada, na condição de bolsista integral da respectiva instituição;
  • Tenha cursado o ensino médio completo em instituição privada, sem a condição de bolsista integral da respectiva instituição;
  • Tenha cursado o ensino médio completo em escola da rede pública;
  • Seja professor da rede pública de ensino básico, em efetivo exercício do Magistério, integrando o quadro permanente da instituição, e estar concorrendo à vaga em curso de licenciatura, Normal superior ou Pedagogia. Neste caso, a renda familiar por pessoa não é considerada.

A partir do 2° processo seletivo de 2022 candidatos que estudaram o ensino médio na rede privada sem possuírem bolsa integral poderão concorrer a bolsa PROUNI. No entanto, os candidatos nesta situação serão classificados posteriormente aos candidatos que estudaram inteiramente na rede pública ou na rede privada com a condição de bolsista integral. É importante ressaltar que se o candidato declarar equivocadamente aonde estudou o ensino médio ele será desclassificado do processo seletivo

Sim, desde que o candidato esteja matriculado em uma instituição privada de ensino superior.

Sim, desde que o candidato preencha os requisitos exigidos pelo programa ProUni. Este candidato deverá ter realizado o ENEM 2020 e/ou ENEM 2021 para poder se candidatar nas chamadas regulares (1ª chamada, 2ª chamada e lista de espera) e deverá comprovar a renda exigida para os candidatos que concorrem às bolsas integrais (100%)

Para a 1ª chamada, 2ª chamada e lista de espera, poderão concorrer apenas os candidatos que fizeram o ENEM 2020 e/ou ENEM 2021. No entanto, caso as vagas ofertadas não sejam preenchidas nas chamadas citadas acima, serão abertas as vagas remanescentes, e poderão concorrer a estas vagas os candidatos que fizeram o ENEM a partir de 2010.

Fase Remanescentes calendário à ser divulgado pelo Ministério da Educação (MEC)

O processo seletivo do ProUni será constituído de 2 (duas) chamadas sucessivas. Caso as vagas não sejam preenchidas nestas duas chamadas, os candidatos que ainda não foram pré-selecionados e possuem interesse em continuar no processo de seleção deverão manifestar interesse em participar da lista de espera ProUni através do site http://prouniportal.mec.gov.br/.

As vagas remanescentes ProUni são vagas que não foram preenchidas no processo padrão do programa - 1ª chamada, 2ª chamada e lista de espera (seja por falta de candidatos, por desistência ou não aprovação), na qual podem se candidatar pessoas que se encaixam nos requisitos do programa e tenham feito o ENEM a partir de 2010.

Fase Remanescentes calendário à ser divulgado pelo Ministério da Educação (MEC)

O processo ProUni é dividido em 2 etapas:

1ª Etapa - Inscrição para o processo seletivo

As inscrições para o processo seletivo do Programa Universidade para Todos – ProUni serão efetuadas exclusivamente pela internet, por meio da página do ProUni no endereço eletrônico http://prouniportal.mec.gov.br/, conforme o calendário do processo seletivo vigente.

2ª Realizar - cadastro na instituição e entregar a documentação comprobatória

  • Realizar cadastro na instituição

*Os candidatos pré-selecionados nas vagas do ENSINO A DISTÂNCIA (EAD)

O cadastro na instituição poderá ser feito no Polo de Apoio Presencial ou por um consultor do Call Center via telefone (0800 600 6360).

*Os candidatos pré-selecionados nas vagas do ENSINO PRESENCIAL

Deve realizar a inscrição no link https://venhaparaunicesumar.com.br/graduacao ou por um consultor comercial via telefone (44) 99139-9006.

  • Entregar a documentação comprobatória

*Para os candidatos pré-selecionados nas vagas do ENSINO A DISTÂNCIA (EAD)

Após ter sua inscrição realizada o candidato poderá apresentar a documentação no Polo de Apoio Presencial no qual foi convocado. Também podem ser enviadas as documentações através do link https://app.unicesumar.edu.br/ead/forms/documentos-prouni/.

*Os candidatos pré-selecionados nas vagas do ENSINO PRESENCIAL

Receberão um link particular para o envio de suas documentações no e-mail cadastrado em sua inscrição.

Todas as bolsas concedidas pela Unicesumar são integrais (100%)

São oferecidas bolsas apenas para cursos de graduação.

  • O ProUni (Programa Universidade para Todos) é um programa que concede bolsas de estudo integrais e parciais em cursos de graduação e sequenciais de formação específica em instituições privadas de educação superior. Ele é voltado para quem finalizou o ensino médio na rede pública ou particular.
  • O Promube (Programa Municipal de Bolsas de Estudos) é um programa que concede tanto bolsas parciais como integrais em instituições privadas para alunos de baixa renda residentes em Maringá a mais de 2 anos. Sua inscrição ocorre até 2 vezes ao ano, ficando a critério da Instituição de Ensino a definição das datas de liberação do edital.
  • O Fies (Fundo de Financiamento Estudantil) é um programa do Ministério da Educação que financia cursos superiores não gratuitos e com avaliação positiva no Sistema Nacional de Avaliação da Educação Superior (Sinaes).
  • SisProuni é o sistema utilizado no ProUni. Nele estão armazenadas todas as informações e dados sobre as instituições participantes e estudantes bolsistas cadastrados no Programa de Universidade para Todos (ProUni).

Se o aluno possuir Fies ou parcelamento inteligente (PAI), ele deverá apresentar o pedido de ENCERRAMENTO no ato da concessão da bolsa ProUni.

O candidato pode aguardar, mas ele será reprovado por não comparecimento no processo seletivo. Se a bolsa desejada sobrar para o período de vagas remanescentes este candidato poderá se candidatar no site do ProUni para esta vaga.
Lembrando que para as vagas remanescentes poderão se candidatar pessoas que fizeram ENEM a partir 2010 e não apenas os que fizeram o ENEM 2020 e/ou ENEM 2021.

Fase Remanescentes calendário à ser divulgado pelo Ministério da Educação (MEC).

Este candidato deverá apresentar uma declaração com reconhecimento de firma em cartório pelo dono da casa e um comprovante de endereço em nome do candidato. Este comprovante de endereço, caso a casa estiver em nome de uma pessoa que não seja familiar, pode ser qualquer correspondência em nome do candidato (boletos de cartão de crédito, boletos de loja, etc.).

Não, o candidato deverá optar por um dos dois benefícios. Para que seja concedida a bolsa ProUni ao candidato, este deverá cancelar ou encerrar sua matrícula na instituição pública.

Caso tenha tido bolsa PROUNI concedida em processo seletivo na primeira chamada, segunda chamada ou lista de espera, o aluno só poderá solicitar mudança de curso ou unidade após um semestre.