Em coletiva de imprensa nesta segunda-feira à
tarde, o reitor Wilson de Matos Silva, o vice-reitor Wilson Filho e o
presidente da mantenedora, professor Cláudio Ferdinandi, explicaram sobre a
nova fase que a instituição está passando e os motivos porque mudou sua marca
para Unicesumar.
O reitor lembrou que em 23
anos de história a instituição se consolidou e se tornou reconhecida pela
qualidade e credibilidade e, por isso, dá agora um novo passo rumo à
continuidade de sua expansão, deixando de ser uma marca apenas regional para
avançar ainda mais por todo o Brasil.
A nova marca parte da proposta de universalidade,
uma vez que a instituição chega em 2013 com 50 mil alunos, atingindo grande
parte do território nacional por meio do ensino presencial e à distância. Hoje
a UniCesumar está presente em doze estados, com o funcionamento de 58 polos de
EAD (Educação à Distância), e também recebe alunos estrangeiros de 13 países.
"Diante de pesquisas
realizadas, apontando os atributos da marca (qualidade, credibilidade, responsabilidade,
comprometimento e modernidade) e o reconhecimento da instituição no Estado, tomamos
a decisão de transformar a sigla Cesumar
– que remete a Centro Universitário de Maringá - em nome próprio e acrescentar
o prefixo "Uni", que remete à autonomia universitária que um centro
universitário possui, facilitando o
reconhecimento da população quanto ao segmento e à organização acadêmica que a
instituição está inserida", explicou Wilson Matos.
Segundo a resolução Nº 7,
de 28 de novembro de 2008, do Conselho Nacional de Educação, que dispõe sobre a
utilização de denominações e siglas por Instituições de Educação Superior, a
sigla "Uni" é de uso exclusivo de instituições de Educação Superior detentoras
da prerrogativa legal de autonomia universitária, entre elas universidades e
centros universitários.
O vice-reitor Wilson
Filho explicou sobre o sentido da nova marca, mas enfatizou que a missão da
UniCesumar continua a mesma, que é "promover
a educação de qualidade nas diferentes áreas do conhecimento, formando profissionais
cidadãos que contribuam para o desenvolvimento de uma sociedade justa e
solidária".
Novos investimentos
Os investimentos para os próximos
anos anunciados pelos reitor Wilson de Matos Silva e o vice-reitor Wilson Filho
juntamente com o lançamento da nova marca preveem a ampliação da estrutura
física do campus e também a expansão do número de polos de educação à
distância. A instituição projeta chegar a 150 polos de EAD em 2015 e 120 mil
alunos em 2016 no ensino presencial e a distância.
Como suporte para este crescimento,
a UniCesumar, uma das maiores empregadoras de Maringá, com 1.800 funcionários
atualmente, deu início este ano à construção de um prédio administrativo de
nove pavimentos e 9 mil metros quadrados de área construída. O investimento chega a R$ 18 milhões,
gerando cerca de 200 empregos diretos e indiretos.
Também estão projetados abertura
de novos campi em Curitiba, Ponta Grossa, Londrina, Guarapuava e Arapongas com
investimentos que deverão chegar a mais de R$ 40 milhões nos próximos anos.
Ponta Grossa é a primeira cidade a ser beneficiada. Já está adiantado na cidade
o processo de abertura dos cursos de Administração,
Ciências Contábeis, Gestão de Recursos Humanos, Processos Gerenciais e Análise
e Desenvolvimento de Sistemas.
Além disso, a instituição criou
este ano o ICETI – Instituto Cesumar de Ciência, Tecnologia e Inovação e também
conta com três novos programas de mestrado para aprovação na Capes (Coodenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior): Ciências
Aplicadas à Saúde, Gestão do Conhecimento nas Organizações e Tecnologias
Limpas.
A nova marca
A marca UniCesumar
é formada por um símbolo e um logotipo que representam toda transformação e
evolução que a instituição alcançou nas áreas do conhecimento, tornando-se
referência regional e nacional por sua qualidade e compromisso na formação de
profissionais.
O elemento central da marca é uma
modernização da logo anterior, que representa a letra "C" de Cesumar juntamente
com a esfera tridimensional característica.
Como a proposta é retratar uma
evolução, tanto da logo quanto da instituição, um novo arco é colocado ao redor
do conjunto central, representando agora a letra "U" de autonomia
universitária.
O logotipo é escrito em tom de
cinza nas letras iniciais "Uni" e, no restante, Cesumar, em tom azul. As letras
U e C em caixa alta remetem aos elementos que a representam na marca.