Retornam primeiros intercambistas do Ciência sem Fronteiras


Os dois primeiros estudantes do Cesumar a participarem do programa federal Ciência sem Fronteiras, retornaram ao País depois de estudarem um ano  em universidades norte-americanas. Na tarde de ontem (30), os alunos foram recebidos pelo reitor do Centro Universitário, Wilson de Matos Silva e pela diretora de pesquisa, Ludhiana Bertoncello, para partilhar as experiências adquiridas durante o intercâmbio.

Lenon Mendes Pereira, formando do curso de Engenharia Mecatrônica, esteve na Hofstra University, em Hempstead, próximo a Nova Iorque, e Luiz Américo Alves Filho, aluno do quarto ano de Arquitetura e Urbanismo, estudou em Auburn University, no estado do Alabama. Ambos descreveram como foi "sensacional" a oportunidade de estudar em outro país e conhecer novas culturas. Ìertamente foi uma experiência muito importante e que será um diferencial em trainees no começo da minha carreira", afirmou Lenon.

Durante os 12 meses de intercâmbio, os alunos dedicaram-se aos estudos e à produção de pesquisas, com bolsas de estudo do governo federal. Íe segunda a sexta-feira o meu tempo era apenas dedicado aos estudos, ficava na biblioteca por todo o dia", contou Luiz, ao afirmar que o ritmo de estudos foi bastante puxado. "Um dos diferenciais das universidades americanas é que lá o aluno estuda muito mais em casa do que em sala de aula."

Agora, de volta ao Brasil, Lenon Pereira aguarda a aprovação para um mestrado em tecnologias energéticas e nucleáveis. Já Luiz Alves, tem uma carta de recomendação feita pela multinacional - que tem sedes no Brasil - em que trabalhou durante as férias de verão americana.

Para a diretora de pesquisa do Cesumar, Ludhiana Bertoncello, após uma experiência de intercâmbio educacional os futuros profissionais já se diferenciaram dos demais estudantes brasileiros e terão facilidade ao tentar ingressar em programas de educação continuada.

Outros cinco estudantes do Cesumar continuam a estudar em universidades do exterior. Nos próximos dias será divulgada a seleção dos novos jovens que participarão do programa em 2013. O Ciência sem Fronteiras funciona como um intercâmbio de estudos no exterior financiado pelo Governo brasileiro.

Últimas notícias

Categorias