Com a participação de aproximadamente quatrocentos estudantes e professores de Agronomia, Agronegócio e Engenharia Ambiental, foi aberta ontem a 4ª Semana de Agrárias do Cesumar (SEAC), que tem como tema central "Agricultura de baixa emissão de carbono".
Estava presente na abertura o diretor do Centro de Ciências Agrárias e Tecnológicas, Valdecir Bertoncello, além do coordenador de Agronomia e Agronegócio, Edison Schimidt e o palestrante da noite, professor Anibal de Morais, da Universidade Federal do Paraná.
Logo após apresentação cultural com a Orquestra Raiz Sertaneja, de Marialva, teve início a programação da Semana. O professor Anibal de Morais abordou a integração lavoura pastagem, que é hoje a melhor alternativa, segundo ele, para diminuir a emissão de carbono na agricultura.
Morais apresentou aos participantes o programa ABC, criado para difundir uma nova agricultura, que reduza o aquecimento global e a liberação de gás carbônico na atmosfera e que estabelece metas e ações até 2020.
A integração entre lavoura e pastagem é uma das ações propostas pelo programa. Especialista nesse assunto, o professor Anibal Morais explicou a forma como pode ser feita essa integração e quais as vantagens para o meio ambiente e o agricultor.
Assim como esta primeira palestra, todas as outras inseridas na programação estão dentro da proposta governamental de uma agricultura com baixa emissão de carbono. Entre os temas a serem tratados estão aproveitamento de resíduos orgânicos na agricultura, plantio direto, fertilizantes biológicos, certificação de produtos orgânicos e sistema de manejo conservacionista do solo.
A última palestra será sexta-feira, às 21 horas, no auditório Dona Etelvina, com o representante do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento, Luiz Antônio Rodrigues de Souza, que virá falar sobre "Agricultura e Sustentabilidade".