Semana de Artes Visuais e Pedagogia discute a inclusão na educação

A semana acadêmica dos cursos de Artes Visuais e Pedagogia da Unicesumar começou na noite de ontem (15) no auditório Dona Etelvina. Na abertura foram discutidos temas como a importância da profissão do professor na sociedade e na construção da educação e, também, a inclusão educacional.

Segundo a coordenadora do evento, Michelle Brambilla, a união dos dois cursos na mesma semana colabora para que duas áreas diferentes promovam reflexões sobre a educação. "As palestras reúnem conhecimentos na área da licenciatura e da formação profissional, servindo como uma grande troca de experiência. Além disso, queremos sensibilizar os alunos para questões importantes que eles encontrarão nas salas de aula ao saírem da faculdade", afirma.

Para o reitor Wilson de Matos Silva, grandes áreas do conhecimento estão reunidas no mesmo evento. "Nós, da instituição, lapidamos o talento que vocês já têm. Vocês tiram até som de pedra, e essa criatividade no exercício da função é fundamental. Aqui temos alunos de música, artes e educação, um conjunto necessário para a vida e para a construção de uma sociedade muito melhor. Aqui é só uma passagem, mas vocês levarão esse conhecimento para sempre", diz.

O professor João Luiz Gasparin, referência em educação no Brasil, fez o uso da palavra para dar significado ao que ele pensa sobre a profissão. "Ser docente envolve características fundamentais como competência, capricho e entusiasmo, ainda que também haja outros aspectos críticos no meio do caminho. Cabe-nos melhorar a educação das nossas crianças e jovens e temos que fazer da melhor maneira possível", diz.

Gasparin acrescenta que a educação é um processo coletivo. "O professor é a figura de um gigante que coloca os alunos nos ombros para olharem além. E esses alunos conseguem ter uma visão muito mais ampla do que o próprio gigante, olhando por cima. É uma maneira de transmitir um conhecimento que transforma o futuro, mas sem ser o grande detentor de tudo. É dividi-lo para ajudar os alunos a caminharem", afirma.

Inclusão

A primeira palestra da semana, ministrada pela psicóloga Fabiana Lopes, com o tema "Jamais diga nunca, um jeito de viver...", abordou a questão da inclusão na educação. Juntamente com a filha, Susane Lopes Hasuda, que sofreu paralisia cerebral no nascimento, ela mostra como pessoas com deficiência não são incapazes. "A Susane é bailarina, pinta, escreveu um livro. Tem muitas dependências e precisa de ajuda, mas possui uma rotina normal. Os professores precisam tratá-la como qualquer outro aluno e não ficar com medo", reforça.

A psicóloga acrescenta que a questão da inclusão precisa ser mais discutida. "Não é um tabu. Precisa ser falada, ser apresentada como algo normal. Os professores vão, eventualmente, se deparar com um caso assim e precisam entender que não há diferenciações. Por isso estamos aqui, hoje, para contar como foi a experiência da Susane na escola, com muito mais dificuldades do que sucessos, mas também de muito orgulho e conquistas", afirma.

A semana acadêmica de Artes Visuais e Pedagogia acontece até quarta-feira (16) com inúmeras oficinas, como a de escultura, caricatura, literatura infantil, fotografia, modelagem, montagem de eventos, linguagem musical e discussão sobre sexualidade e gênero. O artista plástico londrinense David Wang irá ensinar técnicas de desenho a carvão em um workshop na última noite do evento, contando sobre experiências nacionais e internacionais na área de artes visuais.