Nos próximos dias 4 e 5 de outubro, quinta e sexta-feira da semana que vem, será realizado o 2º Seminário de Promoção da Saúde, um evento interdisciplinar promovido pelo Mestrado em Promoção da Saúde do Cesumar, que tem como tema Saúde & Tecnologia.
O seminário visa reunir profissionais e estudantes de diferentes campos, tanto da saúde como da educação, por exemplo, para debater questões relacionadas entre si quando se pensa na promoção da saúde.
Dentro desta perspectiva, consta da programação palestras que envolvem temas específicos da saúde, como o uso das novas tecnologias no diagnóstico de doenças e na educação. Um dos temas que chamam a atenção é a "Medicalização na Escola", que será abordado pela professora doutora em Sociologia e Política da Unicamp, Cecília Azevedo Lima Collares, Maria Aparecida Moysés e Rubens Wajnsztejn.
Como explica a professora Mirian Ueda Yamaguchi, uma das coordenadoras do seminário, este tema foi incluído porque existe uma preocupação com o uso exagerado do medicamento "ritalina", nos dias de hoje, para tratar casos de déficit de atenção. "Até que ponto o diagnóstico desse problema está sendo bem feito e o medicamento é o único meio de tratamento? Queremos debater essa questão com educadores, médicos e psicólogos", esclarece.
Um tema novo ainda no Brasil que terá espaço no evento são as "Tecnologias Assistivas". O termo é utilizado para identificar todo o arsenal de recursos e serviços que contribuem para proporcionar ou ampliar habilidades funcionais de pessoas com deficiência, visando sua autonomia, independência, qualidade de vida e inclusão social. Quem vai falar sobre o tema é o pesquisador Antônio Simão, brasileiro que vive na Suíça.
Para outras informações e inscrições acesse o site do seminário: www.cesumar.br/2012/saudeetecnologia. A taxa para profissionais é de R$ 80 e para alunos de R$ 30.