O Financiamento Estudantil é um recurso que possibilita a inclusão de centenas de milhares de estudantes brasileiros hoje ao ensino superior. Administrado desde 2010 pelo Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE), o FIES (Fundo de Financiamento do Estudante do Ensino Superior) passou a ser bem mais flexível, mas ainda assim há estudantes com dificuldades de acessar o crédito por falta de fiador.
Essa situação foi contornada pelo Governo ao criar o FGEDUC (Fundo de Garantia de Operações de Crédito Educativo), que permite a contratação do FIES, independente de apresentação de fiador, para alunos de renda baixa. Podem ter acesso ao benefício os alunos matriculados em cursos de licenciatura, bolsistas parciais do Prouni e aqueles que possuam renda familiar per capita (por pessoa) até um salário mínimo e meio, o que hoje corresponde a R$ 1.086,00.
Pensando em ampliar a possibilidade de estudo aos jovens, a Unicesumar fez adesão ao FGEDUC em fevereiro deste ano, passando a beneficiar um número ainda maior de estudantes. Ao recorrer ao Fundo, o estudante deverá, no momento da inscrição, optar por essa modalidade.
Ketlyin Otilia Rodrigues é uma dos 55 estudantes da Unicesumar atualmente beneficiados pelo Fundo. Aluna do segundo ano de Pedagogia, ela diz que seria difícil estar numa instituição privada se não tivesse tido essa possibilidade de financiamento. "Eu tenho bolsa de 50% do Prouni e precisava complementar o restante da mensalidade. Recorri ao FIES e o FGEDUC me ajudou. Eu não teria conseguido arrumar um fiador", esclarece a estudante.
A opção ao FGEDUC deve ser feita pelo aluno que se enquadra nos critérios do programa no momento da sua inscrição no FIES. Independente do agente financeiro escolhido (Caixa Econômica Federal ou Banco do Brasil), os estudantes aptos poderão fazer a opção pelo Fundo.