Um dos grandes problemas apontados hoje para a expansão das obras de infraestrutura no país é a falta de mão de obra qualificada na construção civil. Segundo estimativas do Conselho Federal de Engenharia, Arquitetura e Agronomia (Confea), o Brasil tem um déficit de 20 mil engenheiros por ano, problema que está sendo agravado pela demanda por estes profissionais decorrentes das obras do PAC, do programa Minha Casa, Minha Vida, do pré sal e dos Jogos Olímpicos 2016.
Não só nos canteiros de obras faltam profissionais bem preparados como na parte de gerência dos projetos. Entendendo a necessidade desse mercado, a Unicesumar está oferecendo um curso de MBA específico para gerenciamento e execução de obras, voltado a engenheiros, arquitetos e profissionais de áreas correlatas. Trata-se do primeiro MBA para este campo de trabalho oferecido na região.
Segundo o coordenador do curso, professor Judson Ricardo Ribeiro, a falta de mão-de-obra nos ramos da engenharia e arquitetura, representa um risco eminente de não conseguirmos fazer frente à demanda de crescimento do País. "A indústria da construção civil ocupa um papel de destaque na economia brasileira, respondendo por uma fração significativa do PIB (Produto Interno Bruto) e com perspectivas de crescimento. Emprega atualmente mais de 4 milhões de trabalhadores, mas precisamos melhorar a qualificação para termos uma maior eficiência em nossas obras", disse ele.
De acordo com o professor, a especialização dos profissionais nos vários ramos da construção civil tem colaborado para a compartimentação da construção civil, dificultando aos técnicos o entendimento mais amplo do funcionamento "complexo" de uma obra. "Em geral, os engenheiros que se especializam em projeto de fundações não dominam o comportamento das alvenarias; os que lidam com estruturas desconhecem detalhes do desempenho das impermeabilizações; os arquitetos têm dificuldades em entender a logística envolvida na construção e assim por diante. Tal constatação e o fato de que muitas patologias surgem exatamente nas interfaces entre os distintos elementos da construção, aliado à preocupação contínua e crescente com a racionalização de recursos, são motivações importantes para o desenvolvimento do MBA em Gerenciamento e Execução de Obras na Unicesumar", salientou Ribeiro.
O curso tem por objetivo qualificar profissionais para planejar empreendimentos e fazer o controle de obras, envolvendo aspectos da inovação, cuidados com o meio ambiente e segurança dos trabalhadores, gestão de contratos, qualidade dos serviços e patologias na construção, com a compreensão dos aspectos legais, dos conceitos de relações interpessoais e comunicação entre as equipes.
A aula inaugural do curso, neste sábado de manhã, será ministrada pelo professor doutor Renato Dutra. Ele vai falar aos alunos sobre gerenciamento de projetos e apresentará parte da metodologia MOC, desenvolvida pela Universidade de Harvard, com a qual a Unicesumar possui uma parceria para estudos de pós-graduação.