O Instituto GRPCOM lançou ontem em Maringá o projeto "Serviços e Cidadania", já consolidado na capital do Estado e em Londrina e agora estendido para outras regionais do interior. O projeto tem como proposta contribuir com a profissionalização da gestão, sustentabilidade e desenvolvimento das ONGs paranaenses, por meio de parcerias com empresas e outras instituições.
A Unicesumar foi a primeira instituição a aliar-se ao Instituto na região de Maringá. A parceria foi para a produção de um vídeo que atendeu ao Centro Cultural Jhamayca, uma ONG que atua no conjunto Santa Felicidade e ajuda jovens e famílias carentes na superação da pobreza e discriminação. O vídeo teve produção da TV Unicesumar.
Ontem, durante o lançamento do projeto, com a participação de organizações do terceiro setor, instituições de ensino superior, agências de publicidade, OAB, Sebrae e Sincontábil, o gerente de Marketing e Comunicação da Unicesumar, Luciano de Melo, pode falar aos presentes sobre esta experiência.
Segundo Kaísa Abeche, coordenadora regional do Instituto GRPCOM, a Unicesumar foi "exemplo" para outras empresas. "O Instituto GRPCOM acredita que grandes parcerias podem mudar a história, por isso criou o canal Serviços e Cidadania, que contribui com a sustentabilidade das organizações do terceiro setor. É um projeto que já é sucesso em Curitiba e Londrina, e agora chega às regionais de cobertura das emissoras da RPC TV em todo o Paraná", comentou a executiva.
O projeto visa fazer intermediação entre ONGs e empresas que possam ajudá-las gratuitamente nas áreas de gestão e comunicação. Para participar, tanto ONGs quanto empresas precisam se cadastrar no site do Instituto (www.institutogrpcom.org.br) para solicitar ou oferecer serviços.
De acordo com Kaísa, a expectativa maior é que as universidades possam contribuir com o projeto, já que possuem projetos de extensão e podem utilizar essas ações para o desenvolvimento da prática estudantil. "No entanto, empresas de todas as áreas são convidadas a contribuir", esclareceu.