A visita à unidade da UniCesumar foi o primeiro compromisso do ministro da Educação Milton Ribeiro em sua passagem por Ponta Grossa (PR) nesta quinta-feira (4/11). Ele e a comitiva foram recebidos pelo reitor Wilson de Matos Silva. Na pauta, a possibilidade de remanejamento de vagas de Medicina do campus de Maringá para Ponta Grossa.
O ministro veio acompanhado pela deputada federal Aline Sleutjes (PSL) e da prefeita Elizabeth Schmidt (PSD), pelo presidente do Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE), Garighan Amarante e de outras autoridades.
Em Maringá, a UniCesumar tem 298 vagas para o curso de Medicina. De acordo com o documento, a instituição solicita a transferência de 48 e a criação de outras 12, um total de 60 vagas para Ponta Grossa. “A Medicina atende aquelas pessoas doentes e ainda promove um grande serviço para a comunidade”, disse o reitor. “A regional de saúde da cidade atende mais de um milhão de habitantes. Há uma carência na região. A demanda é alta e a carência por médicos é muita”, ressaltou.
O pedido – protocolado no Ministério da Educação – também atende a uma antiga reinvindicação da prefeita Elizabeth Schmidt . “Se o curso for aprovado, ele terá um impacto maravilhoso para todo o município, com criação de mais residências médicas. Por enquanto é um sonho, mas a gente torce”.
EDUCAÇÃO BÁSICA
O reitor fez um discurso também lembrando a importância do ensino básico para a educação brasileira. “A carência no ensino básico no Brasil é muito alta e o ministro tem feito um belo trabalho nesse sentido dentro do Ministério da Educação. A educação precisa disso. Todos tem direito à escola. Lembro que um país só cresce quando o povo tem acesso a uma escola de qualidade, em tempo integral. O aluno tem que se converter ao conhecimento. Os países que deram certo foram aqueles que incentivaram a criação das escolas em tempo integral como transformadoras da sociedade”.
O ministro, em seu discurso, também falou da educação básica. Lembrou que teve formação em escola pública e que agora o seu principal foco é a alfabetização e os cursos de profissionalização. “Temos que cuidar da alfabetização. Isso foi desprezado nos últimos anos. A crianças tem que aprender a ler, e ler para aprender”, exemplificou.
No final do discurso, o ministro disse que admira muito a importância das universidades privadas, responsáveis por 76 por cento da educação.
Na sequência, as autoridades foram conhecer o campus de Ponta Grossa e seguiram para um almoço reservado.
Pela UniCesumar, além do reitor, também estiveram no evento, o diretor de relações institucionais Weslley Kendrick de Matos Silva, o diretor da unidade Marcos Athayde e coordenadores de cursos.
A UNIDADE DE PONTA GROSSA
O Campus da UniCesumar Ponta Grossa tem 7.498 alunos no total, distribuídos nas modalidades presencial e EAD. Está instalada num espaço de 15 mil m2 de área construída e 70 mil m2 de área total. Conta com mais de 80 salas de aula equipadas e climatizadas, estacionamento interno, biblioteca, câmeras de segurança em todo o campus e 15 laboratórios para aulas práticas. A unidade tem ainda um auditório com 508 lugares que pode também ser usado pela comunidade para palestras, workshops, mesas redondas e demais eventos alinhados com a educação.
O campus tem ainda restaurante-escola, quadras esportivas, campo de futebol, pista de atletismo e cantina.
Atualmente são 39 cursos de graduação autorizados pelo MEC na unidade de Ponta Grossa, entre eles administração, agronomia, análise e desenvolvimento de sistemas, ciências biológicas, ciências contábeis, direito, educação física, engenharia civil, engenharia de produção, engenharia de software, engenharia mecânica, fisioterapia, gestão de recursos humanos, medicina veterinária, moda, nutrição, pedagogia, processos gerenciais, psicologia, publicidade e propaganda, arquitetura e urbanismo, biomedicina, direito, enfermagem, estética e cosmética, farmácia, gastronomia, odontologia e psicologia.
UniCesumar Ponta Grossa
Rua Desembargador Westphalen, n° 60
Fone: 0800 604 4422 / (42) 3700 2250